Home Chamadas MEI: Está precisando de crédito? Aprenda a fazer seu cartão BNDES

MEI: Está precisando de crédito? Aprenda a fazer seu cartão BNDES

Um dos benefícios de sair da informalidade e se cadastrar como microempreendedor individual (MEI) é a possibilidade de conseguir linhas especiais de crédito especiais para pessoas jurídicas, junto a instituições financeiras de todo o país.

Uma opção de financiamento para seu negócio é o cartão BNDES MEI – uma das linhas de crédito mais procuradas por empreendedores, já que possui condições bastante atrativa.

Neste artigo, você vai aprender o que é, como solicitar e quais as principais vantagens do cartão BNDES MEI para sem empreendimento.

O que é o cartão BNDES MEI?

O cartão BNDES MEI é uma linha de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social que ajuda o empreendedor a impulsionar o seu negócio.

A solução só pode ser solicitada por pessoas jurídicas registradas com CNPJ, respeitando seus limites anuais de faturamento, sendo vetado o uso para fins pessoais.

Os pré-requisitos para solicitar o cartão BNDES são:

  • Ter sede no Brasil;
  • Estar com a documentação MEI em dia;
  • Possuir certidões negativas.

Quais os benefícios do cartão BNDES MEI?

O cartão BNDES tem uma série de benefícios para MEIs: crédito rotativo pré-aprovado; financiamento automático em até 48 vezes; prestações fixas e iguais e taxa de juros mais atrativa.

É um importante capital de giro para o microempreendedor, que poderá ampliar a infraestrutura, por meio do financiamento de equipamentos, insumos, material de escritório, computadores e até veículos, entre outras coisas.

É importante ressaltar que o MEI pode revender os produtos financiados com o cartão BNDES, entretanto, só pode usar o crédito para comprar itens novos.

Quais bancos emitem o cartão BNDES?

Atualmente, o cartão BNDES MEI está disponível com as bandeiras Mastercard e Visa e é emitido pelas instituições financeiras listadas a seguir:

  • Banco do Brasil;
  • Banco do Nordeste;
  • Banestes;
  • Banrisul;
  • Bradesco;
  • BRDE;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Sicoob.

Quem define onde o cartão BNDES MEI será emitido é o próprio empresário, que pode ir até à instituição onde já possui conta corrente, ou optar por um novo banco.

É possível solicitar financiamento de até R$ 2 milhões por instituições, mas esse valor está sujeito à análise e vai depender da situação do empreendedor solicitante.

Saiba como fazer a gestão contábil em pequenas empresas.

Como solicitar o cartão BNDES MEI?

O cartão para o MEI deve ser solicitado no site do BNDES, seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o site do cartão BNDES;
  2. Clique em “Solicite seu Cartão BNDES”;
  3. Escolha o banco de sua preferência;
  4. Preencha as informações solicitadas e envie para o banco emissor, conforme orientações indicadas na página.

Como o MEI pode usar o cartão BNDES para fazer compras?

O cartão BNDES MEI pode ser utilizado para a compra de cerca de 140 mil itens, como materiais de construção; insumos para a fabricação de móveis; componentes tecnológicos; e qualificação profissional.

As compras devem ser feitas diretamente no site do BNDES ou de maneira indireta, quando o fornecedor registra a compra no portal, depois que a transação é concluída.

Como saber se é hora de solicitar um financiamento para o negócio?

Antes de solicitar um financiamento, avalie todas as condições financeiras da empresa. Estude os balanços e verifique se realmente há essa necessidade.

Compare taxas, prazos, o custo final do financiamento e os resultados que serão garantidos por meio da linha de crédito.

Para facilitar sua vida, conte com o apoio de uma empresa contábil, que vai cuidar dos números econômicos e ainda deixar suas obrigações sempre em dia.

Tudo que é necessário para assessorar MEIs

Se você quer assessorar MEIs e não sabe por onde começar, ou se você está iniciando sua carreira contábil e quer saber por onde começar, nós podemos ajudar! Conheça o MEI para Contabilidade um treinamento completo onde você vai aprender passo a passo tudo que um Estudante, Recém Formado, Contador Iniciante ou até um Contador com experiência em outras áreas precisa saber para se tornar um especialista em MEIs e prestar serviços para esses profissionais a um preço acessível. Para saber mais clique aqui e transforme sua carreira profissional!

Conteúdo original PROFAP