MEI no IR 2021: O microempreendedor precisa declarar?

0

O MEI com cadastro ativo em 2020 deverá fazer a Declaração do IR. Diante disso confira como realizar o processo.

Antes de tudo, é bom estar ciente que todo MEI que teve rendimentos tributáveis superiores a R $28.569,70 precisa declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) este ano. Caso esse valor não seja atingido, não é necessário realizar a declaração.

Cabe salientar que por muitos atenderem como pessoa física e jurídica, é preciso estar atento para não confundir a declaração do imposto na condição de pessoa jurídica (IRPJ) com o IRPF MEI, é importante que elas sejam tratadas separadamente.

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

IRPF MEI

Na declaração IRPF MEI, o cidadão deve informar que detém uma pessoa jurídica na categoria de MEI, e assim. Além disso, é necessário prestar contas de qualquer rendimento que se teve além das atividades como empreendedor. 

A declaração pode ser feita no site da Receita ou por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda” disponível rm todos os aparelhos celulares. 

Para declarar é necessário passar as seguintes informações.

  • CNPJ e os caracteres alfa numéricos
  • O faturamento total da empresa em 2020
  • O valor das receitas relativas às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual. (No caso do MEI não ser apenas um prestador de serviços)
  • Informar se o MEI teve algum empregado em 2020

Importante: Lembrando que a declaração anual do MEI (DASN SIMEI), não substitui a declaração do imposto de renda da pessoa física.

Conteúdo por Lucas Machado