MEI pode ter atendimento profissional sem custos para regularizar suas dívidas

Legalize sua situação antes do fim do prazo

O prazo para a regularização de débitos do MEI (microempreendedor individual) termina amanhã dia 31, o que pode preocupar muitos MEIs, porém caso você esteja na situação de inadimplência com seus tributos e deseja uma ajuda profissional totalmente gratuita precisa conhecer os NAF.

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) são um programa da Receita Federal para garantir cidadania fiscal, o programa tem parcerias com instituições de ensino superior o que traz aos núcleos um conhecimento técnico unido à prática contábil. Os NAF atendem pessoas físicas de baixa renda, organizações da sociedade civil e MEIs, proporcionando atendimento contábil e fiscal de forma gratuita.

Segundo a Receita Federal, apenas dentro de nosso país existe mais de 300 núcleos formalizados e também mais de 200 outros núcleos em outros onze países da América Latina inspirados nos moldes brasileiros. É importante ressaltar que o atendimento em alguns NAF está sendo feito de forma remota devido à pandemia da Covid-19. Para conferir a lista de NAF que estão atendendo remotamente e seus contatos, clique aqui.

Foi atualizada a lista com os contatos dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal do Rio de Janeiro, confira:

Rio de Janeiro
NAFTelefone e-mail 
NAF Unisuam Bonsucessopolen@unisuam.edu.br
NAF UniSãoJosé RealengoWhatsApp  (21) 99632-5153emenezes@saojose.br
NAF Estácio Nova AméricaWhatsApp (21) 98131-1785naf_novaamerica@estacio.br
NAF Estácio Campo Grandenaf.cg@estacio.br
NAF Estácio QueimadosWhatsApp  (21) 98316-9569
NAF Estácio MadureiraWhatsApp (21) 99634-6298
NAF Estácio Tom Jobimnaf.tomjobim@estacio.br
NAF IBMR Barranafibmr@gmail.com
Niterói 
NAF UnilasalleWhatsApp  (21) 97144-5639
Macaé:
NAF UFF MacaéWhatsApp (21) 98688-9000e-mail: naf.macae@gmail.com

Regularização das dívidas do MEI

Com o fim do prazo, no dia 31 agosto, os microempreendedores individuais com débitos de 2016 ou com dívidas há mais tempo serão inscritos na Dívida Ativa da União. Porém, devido à pandemia e as desavenças trazidas por ela, o MEI com apenas dívidas recentes ou aquele que tenha efetuado o parcelamento do débito esse ano (mesmo que não tenha conseguido arcar) não será atingidos. 

É possível regularizar essa situação, veja o que fazer:

  • O MEI com dívidas deve pode acessar de forma digital o Portal do Simples Nacional ou e-CAC para parcelar a dívida.
  • Caso o débito seja inscrito na dívida ativa o parcelamento precisa ser feito na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional

Os empreendedores podem verificar sua situação e descobrir se estão com algum débito por meio do Simples Nacional é preciso ter o certificado digital ou código de acesso em mãos. Ao entrar no site use a opção “Consulta Extrato/Pendências” em seguida clique em “Consulta Pendências no Simei”. É importante lembrar que apenas débitos que juntos ao principal, multa, encargos e outros juros que ultrapassem mil reais são inscritos na dívida ativa.

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Comentários estão fechados.