Se você é MEI comerciante de produtos e agora precisa emitir NFe – Nota fiscal eletrônica
então fique tranquilo(a) que já está no lugar certo!

Segundo a lei complementar 128/2008 que regulamenta o MEI não há obrigatoriedade de emissão de nota fiscal quando se vende para pessoa física porém quando se vende para órgãos do governo ou para algumas empresas aí sim é necessário emitir sua NFe, até porque alguns de seus clientes irão exigí-la e você não paga mais impostos pra emitir suas notas, mantém-se a contribuição mensal então sem mais delongas vamos ao passo a passo abaixo.

O que fazer para emitir nota fiscal

Você já possui então seu CNPJ, portanto já tem seu MEI formalizado para operações de venda de produto, ou seja: bens e mercadorias, podendo ser para compra ou venda, de remessa, de retorno, devolução, exportação, importação etc.

Prontinho então?
O próximo passo é adquirir um certificado digital, esse item é obrigatório porque é ele que assina a sua nota digitalmente, dessa forma ela tem validade jurídica e claro, validade perante o fisco comprovando a autenticidade das notas que você emitir.

Converse com seu contador e diga que precisa de um certificado digital que ele irá te indicar uma unidade certificadora credenciada para você adquirir seu certificado.

O próximo passo (e estamos quase acabando) para emitir notas de produto ou consumidor é realizar seu credenciamento na secretaria da fazenda do seu estado pode ficar despreocupado(a) geralmente o credenciamento é simples mas como pode variar a forma de fazer de um local para o outro, novamente recomendamos você pedir uma orientação de seu contador para se credenciar.

Ufa! E o último passo e o então definitivo para você MEI emitir NFe é utilizar um emissor de nota fiscal eletrônica e pronto!

O ideal é que você utilize um emissor de NFe gratuito, assim já consideramos uma redução de custos imediata para seu negócio e é aí que entra o FreeNFe, que é um emissor de NFe/NFCe grátis que você já pode baixar e instalar para emitir suas notas fiscais.

Além de ter uma interface bem fácil de usar, você também irá conseguir emitir suas notas em minutos, faça o download agora mesmo!

E se porventura você esteja se perguntando se é apenas um teste grátis a resposta é: Não. Como o nome já diz, o FreeNFe é gratuito pra ajudar você MEI a começar a emitir suas notas fiscais o quanto antes, é mais praticidade pra você vender e mais segurança e confiabilidade para seu cliente comprar.

Emitir NFe é somente por obrigatoriedade?

Lembre-se que a NFe não é meramente um documento fiscal mas ela serve para dar mais credibilidade para seu negócio perante o cliente, uma garantia de procedência do produto que você está entregando, uma confiabilidade a mais diante do mercado que você atende. Isso é até um diferencial competitivo entre você e seus concorrentes.

Portanto recomendamos que como uma boa prática comercial, que você emita NFe para seu cliente, até ele se sentirá mais seguro em continuar comprando com você.

Como baixar meu emissor de nota gratuito?

Vou deixar um botão logo abaixo para você baixar o emissor é bem rápido, depois siga o passo a passo bem simples para instalar o FreeNFe e já fique pronto(a)! Se você já concluiu todos os passos anteriores, estando autorizado(a) a emitir NFe e tiver seu certificado digital em mãos basta anexá-lo no sistema e já pode começar a emitir suas notas, se precisar de ajuda pode chamar nosso time de suporte que vamos te orientar, combinado?

Um abraço!

Agora você MEI já pode fazer o download do seu emissor gratuito.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Fonte: FreeNFe