MEI: Quais as vantagens do boleto registrado para sua empresa?

0

Não é novidade que, desde 2018, o boleto registrado passou a ser obrigatório. A medida foi determinada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABRAN), órgão regulador. Com a mudança, todas as empresas que já aceitavam boleto como forma de pagamento tiveram que se adaptar.

Neste artigo, você vai entender o que é boleto registrado, como ele funciona e quais são as vantagens de oferecê-lo em sua empresa. Leia até o fim!

Afinal, o que é boleto registrado?

Diferentemente do boleto simples, o boleto registrado possuem informações, como CPF ou CNPJ do pagador e do emissor, endereço e valor da transação, informações lavradas junto ao banco.

De uma forma mais direta a diferença entre o boleto registrado  e o boleto simples é que enquanto o primeiro é registrado na instituição bancária o outro não contém nenhum tipo de identificação, o que impossibilita o seu rastreamento.

O rastreamento garante mais segurança, segurança tanto para a empresa quanto para o próprio consumidor.

Como o boleto registrado funciona?

O boleto registrado não tem segredo. Na hora de emitir o documento devem ser informados dados de identificação, que serão processados e ficarão armazenados no sistema do banco.

Assim que for emitido, o boleto deve ser pago pelo consumidor. Em caso de inadimplência, o boleto pode ser protestado em cartório. Mas, é importante dizer que o protesto não acontece de forma automática. O interessado precisa encaminhar a solicitação para o cartório de registro de protestos da sua cidade.

Quais são as vantagens de utilizar o boleto registrado como método de pagamento?

Como já foi dito acima, todos os envolvidos se beneficiam com a emissão do boleto registrado.  Com o registro, a empresa consegue ter informações concretas de quem pagou e ver quando o pagamento aconteceu.

Também é possível evitar pagamentos em duplicidade e, no caso de inadimplência, haverá a possibilidade de protestar o documento em cartório.

Já para o consumidor, as vantagens estão na opção de rastreamento do pagamento, reduzindo assim o risco de fraudes, e ainda a comodidade de poder pagar o boleto vencido em qualquer instituição bancária.

Se você é dono de um e-commerce ou uma empresa que usa métodos de pagamento online, é importante incluir entre eles o boleto, já que isso permite alcançar mais clientes.

Que tal emitir boleto registrado a partir de R$ 1,98 e pagar somente na compensação? A iugu, maior e mais completa plataforma de pagamento online, oferece esse e outros benefícios aos seus clientes.

Clique aqui e sabia mais!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.