Atualmente, o Google é o principal serviço de busca mais usado para todo e qualquer tipo de pesquisa. Essa ferramenta é referência para quem precisa de alguma informação comercial como endereço, horário de funcionamento, telefone, website e outras informações.

A divulgação dessas informações comerciais, por parte dos empreendedores, são imprescindíveis para conquistar novos clientes e consolidar a identidade da empresa no mercado.

Pensando nisso, preparamos este post para te ajudar na divulgação da sua empresa no online e garantir uma melhor visibilidade para o seu negócio. Além disso, você vai aprender a usar o Google Meu Negócio, ferramenta responsável para o registro das informações comerciais.

Confira abaixo os tópicos:

Por que divulgar sua empresa no online?

A importância do marketing de busca

O que é Google My Business (Meu Negócio)

Vantagens de usar o Google Meu Negócio

Criar site no Google Meu Negócio

Como colocar sua empresa no Google Maps

Como adicionar meu endereço no Google Maps?

Como adicionar foto da minha empresa no Google Maps?

Dicas para vender melhor no online

Por que divulgar sua empresa no online?

Pequenas e médias empresas prejudicam a atração de clientes por falta da utilização da internet para a divulgação do seu negócio. Isso quem afirma é o Rodrigo Rodrigues, diretor de customer solutions da Google para a América Latina.

Mesmo com o aumento no número de pessoas que buscam informações comerciais na internet, grande parte das micro e pequenas empresas não utilizam o ambiente virtual para suas divulgações.

As publicidades tradicionais ainda são as mais procuradas por esses empreendedores. Isso dificulta a visibilidade da empresa em diferentes meios de comunicação e, automaticamente, no crescimento do negócio.

O fato das empresas não estarem nas pesquisas dos sites de buscas e aplicativos, até mesmo em não terem um website ou rede social, traz impactos negativos em relação à visibilidade do negócio. Por isso, invista no online e aumente a atração de consumidores.

A importância do marketing de busca

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O marketing de busca é mais uma opção de divulgação de uma empresa no Google. Ele é o canal de maior conversão digital, seja pela captação de leads – pessoas que interagiram com a sua marca de forma virtual – ou a venda de produtos e serviços, no caso de e-commerce.

O principal objetivo do marketing de busca é conseguir a maior exposição possível nos rankings dos sites de buscas por meio da otimização do site, bem como plataformas de divulgação. 

Além de estar listado nas páginas de resposta do Google, você precisa ter uma posição de relevância nestas, pensando que a maioria nem passa da primeira página.

Para isso, é preciso levar em conta palavras-chave, experiência do usuário, construção de links e relevância do conteúdo. 

O que é Google My Business (Meu Negócio)

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O Google My Business, ou Google Meu Negócio, é uma ferramenta gratuita e prática que possibilita empresas e organizações a gerenciarem suas informações comerciais no Google, tanto na página do Google quanto na busca do Google e, também, no Google Maps.

Pensando na facilidade da tecnologia para realizar a busca de informações, é importante que você esteja sempre nos resultados de busca dos clientes, por meio dessas ferramentas.

Você pode fazer isso a partir da extração de estatísticas disponibilizadas pela ferramenta para monitorar diferentes comportamentos como visibilidade, audiência e publicações.

Dessa forma, você pode focar nas suas estratégias de venda, pensando na melhora da visibilidade da sua empresa nos sites de buscas e também na web como um todo. 

Vantagens de usar o Google Meu Negócio

Gerenciar suas informações

Você pode gerenciar as informações do seu negócio no Google, assim as pessoas podem visualizar no momento da pesquisa.

Coloque as principais informações que os clientes gostariam de saber ao pesquisar sua empresa como endereço, horário de funcionamento, contato, site etc.

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Relacionamento com os clientes

Outra vantagem de se utilizar o Google Meu Negócio é a aproximação com os seus clientes. Fique atento aos comentários que estão fazendo sobre o seu negócio, responda, poste fotos para divulgar o que você faz e muito mais.

De acordo com o Google, empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas.

Ampliar a presença no online

Como já foi dito, o Google é a maior ferramenta de busca e o canal onde todos recorrem para todos os tipos de informação. Ao colocar o seu negócio nessa ferramenta você consegue acompanhar o desempenho das pesquisas da sua empresa.

Criar site no Google Meu Negócio

Assim que você coloca suas informações no Google, a plataforma automaticamente utiliza elas para criar um site. Esse site é gratuito e você ainda pode incluir fotos, vídeos e tema. 

O site sempre será otimizado quando você adicionar esses itens, podendo ser exibido em computadores, notebooks e dispositivos móveis.

Para criar o site é muito fácil. Basta entrar na sua conta do Google Meu Negócio, clique no menu e procure por site. Pronto! Nessa página você poderá alterar e otimizar seu site quando quiser. 

Como colocar sua empresa no Google Maps

Por mais que você conheça o endereço e como chegar no local, às vezes acaba optando por acessar o Google Maps para saber como está o trânsito ou apenas para se sentir mais seguro com relação ao trajeto.

O Google Maps pode ser acessado tanto em sua plataforma web quanto na versão para mobile, garantindo maior praticidade no uso da ferramenta.

Você pode cadastrar o seu negócio na plataforma de forma gratuita, fazendo com que o aplicativo aponte o melhor caminho para chegar até o local e outros benefícios.

Além de facilitar a rota dos clientes até o seu estabelecimento, o Google Maps pode sugerir seu negócio aos usuários que pesquisarem algo relacionado ao seu segmento.

Como adicionar meu endereço no Google Maps?

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Como dito anteriormente, muitas pessoas recorrem ao Google para buscar informações comerciais das empresas como endereço, telefone, website etc.

Para que você adicione essas informações no buscador, antes de tudo, é preciso que você entre com uma conta Google, pode ser tanto nova quanto uma já existente. Essa conta permitirá alterar todo e qualquer tipo de informação do negócio.

Já com a conta Google, você pode acessar o site do Google Meu Negócio e seguir as instruções da plataforma, incluindo os dados da sua empresa como nome, endereço, contato, se você quer adicionar um local que os clientes podem visitar e muito mais. 

Depois de incluir todas as informações na plataforma, o Google finaliza o cadastro enviando uma correspondência para o endereço com um código de cadastro para verificar se os dados apresentados são verdadeiros.

Assim que você receber a carta, o local passa a ser oficializado pelo Google.

Como adicionar foto da minha empresa no Google Maps?

Se você possui uma empresa que já foi verificada no Google Meu Negócio, aprenda então como adicionar fotos do seu negócio na plataforma.

Lembrando que você pode colocar qualquer tipo de foto seja foto de capa, logotipo e fotos adicionais. Antes de adicionar as fotos, é preciso que você verifique se a foto está em formato PNG ou JPG. 

Em relação ao tamanho, o recomendado é que tenha entre 10 KB e 5 MB. A resolução recomendada é de 720 px de altura e largura.

Outra dica muito importante é sobre a qualidade da imagem. Lembre-se de tirar uma foto nítida e em um lugar bem iluminado. Não mascare a imagem com a utilização de filtros e photoshop.

Dicas para vender melhor no online

Invista em SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em bom português, Otimização para Mecanismos de Busca. Ou seja, diferente do que muitos pensam, a divulgação no online não é só realizar um cadastro aqui, incluir umas fotos ali, pois na verdade, vai muito além disso.

O investimento em SEO vai te permitir ter um site bem posicionado nos buscadores, automaticamente, aumentando sua visibilidade na web e gerando retorno.

Entenda o seu público

É sempre muito importante saber quem é o seu público antes de tudo. Informações como faixa etária, localização etc. fica muito mais fácil de oferecer uma melhor experiência para o consumidor e conseguir fidelizá-los.

Esteja acessível

Procure estar sempre atento aos comentários que os seus clientes fazem sobre a sua empresa e não demore muito para dar um retorno. A acessibilidade ao público vai além de resolver problemas sempre que houver, mas sim interagir e fazer ser lembrado pelas pessoas.

Utilize imagens

Para uma maior fixação da sua marca, utilize elementos visuais, pois estes são mais marcantes do que qualquer outro conteúdo. O cérebro identifica a área mais rapidamente do que se estivesse em contato com um texto muito longo.

Contudo, sempre trabalhe com todas as possibilidades. Não descarte 100% o uso de textos, pois estudos já comprovaram de que o uso do texto com a imagem é muito mais eficaz do que apenas o uso de elementos visuais.

DICA EXTRA: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio

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Fonte: VHSYS

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