MEI: Score de Crédito, veja o motivo porque não consegue financiar ou conseguir algum produto


Frequentemente pessoas tem seu crédito negado, muitas vezes mesmo estando com o nome limpo. Bem, isso ocorre porque além de estar com o nome limpo, para que uma empresa, crediário ou financeira conceda crédito são avaliados um conjunto de fatores, mais conhecido como pontuação de SCORE.

Vale lembrar que não são os órgãos de proteção ao crédito que negam o crédito a pessoa. Eles apenas utilizam alguns critérios de avaliação que geram uma pontuação, que ao ser fornecido para as empresas, elas decidem se concedem ou não crédito para o seu cliente.

Score é um recurso utilizado em diversos países pelo mundo todo e ele ajuda com que as empresas diminuam seu risco de inadimplência, ou seja, é como um cálculo que irá apontar se a pessoa é ou não um “bom pagador” de acordo com seu histórico de compras.

As informações são coletadas por instituições como SPC, SERASA Experian e SCPC Boa Vista com a finalidade de realizar um cálculo de estatística, que leva em consideração muitos fatores.

Essas informações são obtidas legalmente e fornecidas somente para algumas empresas.

Score só pode ser utilizadas com o propósito de análise de crédito, portanto seu uso é bem restrito e de díficil acesso, ou seja, não é qualquer pessoa que pode chegar e facilmente consultar seu próprio Score. Além do mais, essas informações são fornecidas confidencialmente para as empresas que as utilizam.

Listaremos aqui alguns fatores que podem contribuir para esse cálculo de pontuação:

Seu histórico de compras e pagamentos dos últimos 5 anos: mesmo estando com o nome limpo, será verificado quantas vezes o seu nome entrou e saiu dos órgãos de proteção ao crédito (como SPC, SCPC Boa Vista, Serasa) , se você costuma pagar com atraso suas dívidas ou se você tem um bom histórico como pagador.

Seu histórico de passagens anteriores: sempre que você tenta realizar um empréstimo, um crediário, fazer um cartão de crédito e etc., seu nome é consultado. Algumas empresas registram essas consultam nas bases que utilizam, o que passam a ser chamadas “Consultas anteriores” ou “Passagens anteriores”. Na sua pontuação de Score, esse excesso de passagens podem prejudicar, pois a base pode entender que você está tentando realizar muitas compras com intenção de sujar seu nome ou até mesmo adquirindo mais dívidas do que possa pagar futuramente. Essas passagens saem das bases em 90 dias, porém como o Score pode trazer informações de até 5 anos atrás, esteja atento á isso. Só tente realizar um crediário, compra, empréstimo e etc. caso esteja realmente interessado, não tente por tentar, pois isso irá te prejudicar quando você realmente tiver necessidade.

Mudanças de endereço frequentes: por mais irrelevante que pareça, quando você realiza cadastro nas lojas, bancos, financeiras, cartões de crédito, crediários e etc., seus dados ficam armazenados no banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito que estiverem associados á essas instituições. No momento em que o SPC, SCPC Boa Vista e a SERASA Experian vão confrontar suas informações para calcular seu Score e risco de inadimplência, levarão em consideração que o dado que você apresenta é diferente do que eles tem lá armazenado. Isso pode reduzir sua pontuação.

Alteração de números telefônicos para contato: Esse é outro dado que também é confrontado com dados informados por você anteriormente. Os números de contato informados devem ser sempre que possível os mesmos, afinal, a pessoa que está sempre trocando seu contato passa a impressão de que não quer ser achada, e isso não é bom para o seu SCORE.

Frequentes trocas de empregos ou variações de faixas salariais: Isso pode ser entendido que você é uma pessoa instável financeiramente e que sua renda pode oscilar a qualquer momento, abrindo espaço para insegurança na concessão de crédito.

Renda fixa mensal: por vezes o objeto de aquisição tem um valor maior do que o poder aquisitivo do comprador. Logo, na estatística de pontuação do Score vai ser entendido que você está tentando adquirir algo do qual talvez possa não ter como pagar futuramente. Isso aumenta consideravelmente seu risco de inadimplência.

Além do Score, existe também o Cadastro Positivo. Ele não é parte do Score, mas ao autorizá-lo você pode ter o crédito negado por empresas associados a esse serviço. Portanto, é preciso verificar o quão vantajoso é para o cliente aderir ou não á esse cadastro.

Vale lembrar que essas informações são coletadas de forma lícita, pois ao realizar uma transação você assina o contrato onde está estabelecido que seus dados podem ser armazenados para essa finalidade e que o não pagamento de suas dívidas poderá acarretar em restrições ou pendências nos órgãos de proteção ao crédito.

Please follow and like us:
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.