MEI: Vale a pena ter um carro no seu negócio?

0

Uma das maiores dificuldades do MEI é como saber se vale a pena ter um carro no seu negócio.

Essa indecisão é justificada porque o mercado sofreu bastante variações nos últimos meses, principalmente em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus. 

Pensando nisso, vamos listar diversas orientações que ajudam nesse processo, destacando como elas funcionam e quais são os impactos para o empreendimento. 

Faça uma pesquisa de mercado 

Uma pesquisa de mercado é essencial para o sucesso de uma empresa.

Ela ajuda a entender como está o cenário atual e quais são as possibilidades mais indicadas para o seu negócio. 

Por meio de questionários, o MEI consegue entender quais são os problemas, desafios e oportunidades da área. 

Na prática, a pesquisa de mercado é um diagnóstico inicial que conduzirá o profissional a tomar decisões estratégicas para a sua empresa, visando quais são os produtos e serviços que devem ser adicionados em seu portfólio. 

Essa ferramenta traz diversos benefícios para a sua empresa.

Dentre os mais comuns, encontram-se: identifica se vale a pena vender carros usados no seu negócio, detecta novos tipos de oportunidades e ajuda o empreendedor a conhecer o seu cliente. 

Existem alguns recursos que podem ajudá-lo a fazer uma pesquisa de mercado mais assertiva.

Os mais conhecidos são: Google Alerts, Google Trends, Google Keyword Planner e SEMRush.

O lado positivo é que essas ferramentas não são complicadas. Com o passar do tempo será possível lidar com as tecnologias de forma prática e eficiente. 

Construa a persona 

Outra dica interessante é construir a persona do seu negócio. Trata-se de uma representação fictícia do consumidor ideal de uma empresa.

Ela é feita com base em informações reais sobre o comportamento e detalhes demográficos dos clientes. E vai muito além disso.

Você conhece mais informações sobre as suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e desejos.

Para se ter uma ideia, conseguirá entender se o cliente está disposto a adquirir um carro novo ou não. Provavelmente, será mais fácil tomar as decisões para o seu negócio. 

O melhor jeito de descobrir a persona da sua empresa é fazendo pesquisas com os seus clientes.

Eles são as melhores pessoas para ajudá-los nesse desafio. 

Monitore as pesquisas de mercado 

Monitorar as pesquisas de mercado é outra forma interessante de descobrir se vale a pena ter um carro no seu negócio.

Elas ajudam a entender se eles estão valorizados ou se estão ignorados pelos clientes atuais. 

De acordo com a FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o resultado das vendas de carros usados aumentou em dezembro de 2020.

O acréscimo foi de 13,18% se comparado com o mês do outro ano. O relatório levou em conta todos os segmentos automotivos. 

Na pesquisa, foram avaliados carros, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros automóveis. 

Aqui, separamos as melhores dicas para você descobrir se vale a pena ter um automóvel em seu negócio.

No entanto, lembre-se de implementar essas orientações de acordo com a realidade da empresa. Dessa forma, tomará a melhor decisão. 

Agora que você já entendeu como saber se vale a pena ter um carro no seu negócio, siga-nos nas redes sociais e conheça outros detalhes que impactam em seu empreendimento

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática.

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. 

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!