Melhore o ambiente de trabalho com a escolha certa de cores

Compartilhe
PUBLICIDADE

Quando pensamos em um ambiente de trabalho ideal, normalmente pensamos na disposição das mesas, cadeiras confortáveis, um pote de fácil acesso com objetos do uso cotidiano entre outras coisas que possam facilitar o serviço, no entanto, raramente damos importância a escolha de cores do ambiente de forma cautelosa, para que elas possam ajudar na produtividade dos colaboradores.

“As cores? Ajudando na produtividade no trabalho?”, sim, isso mesmo, já existem diversas pesquisas que comprovam que as cores atuam diretamente em nossa vida, nos ajudando a estudar, aumentando nossa criatividade ou até mesmo nos colaborando para nosso descanso em casa. Sabendo disso, seria contraprodutivo não levar a escolha das cores em consideração para o escritório, por exemplo.

A escolha das cores certas pode ser capaz de influenciar o colaborador de diversas formas, elas conseguem obter o domínio das suas emoções e então te colocam em um estado mais propício para o trabalho, elas podem fazer com que um colaborador fique mais seguro e também mais produtivo.

Qual cor devo escolher para o ambiente de trabalho?

Esta pergunta não tem uma resposta simples e objetiva, ela depende do trabalho e do que você quer passar para seus colaboradores, uma mesma empresa pode precisar de mais de um ambiente de trabalho e cada um com uma cor dependendo da ocupação executado na área. A exemplo disso podemos citar as cores quentes, que nos dão a sensação de que o tempo está passando mais rápido, enquanto as frias podem fazer o inverso, nos dando a sensação de que o tempo está passando mais devagar.

Para escolhermos quais cores são interessantes para apoiar nossas atividades no trabalho, vamos primeiro descobrir os efeitos de todas elas para podermos escolher com segurança. Confira!

Os efeitos de cada cor

Azul

O azul utilizado em duas paredes ou em um móvel como uma mesa consegue reduzir os níveis de estresse, característica que a torna recomendada para ambientes que o trabalho seja “inerente” ao serviço como em uma central de reclamações de uma grande empresa.

A cor tranquiliza o ambiente e ainda ajuda na conservação da memória do trabalho, esta cor traz grandes benefícios para o ambiente de trabalho, sendo importante apenas que o tom do azul utilizado não seja escuro demais.

Amarelo

O amarelo pode deixar o ambiente repleto de energia, ele aumenta a produtividade dos colaboradores, ele traz a concentração, porém esta cor deve ser usada com cuidado, o excesso da cor amarela no ambiente o torna um local cansativo e também irá fazer os colaboradores mais irritados.

Verde

O verde agrada os olhos, nos aconchega, ter o verde em tons claros no escritório nos proporciona calma e tranquilidade no trabalho, que nos sintamos bem-vindos, queridos naquele ambiente, não apenas isso, como auxilia a concentração e o foco nas atividades do trabalho. Os cuidados relativos a essa cor ficam apenas no fato de que não se deve utilizar o verde-escuro em ambientes de trabalho, pois ela tem o potencial de causar tristeza.

Branco

O uso do branco traz ao mesmo tempo, benefícios e malefícios, o branco pode ser facilmente associado a limpeza e também a calma, ele ainda cria uma sensação de local amplo e iluminado, vale ainda mencionar que o branco pode estimular a criatividade.

Até agora foram citadas apenas a parte boa do branco, mas veja então o motivo de um escritório o mais branco possível não ser o padrão. A calma gerada em um ambiente todo branco chega a ser tanta que é desmotivadora e monótona, assim com o passar do tempo ela tira a vontade e a produtividade dos funcionários.

Para utilizar um escritório onde todas as paredes são brancas é preciso usar os móveis para balancear a equação, eles necessariamente deverão ser coloridos para trazer harmonia ao espaço, gerar novos estímulos.

Roxo ou Violeta

O roxo ou o violeta são boas escolhas para o escritório, o poder dessa cor influencia em nossa respiração, faz com que o nosso coração bata de forma mais calma, esse processo gera calma, e ele também colabora para o aumento de criatividade do funcionário.

Essa cor é outra das que merece cuidado, pois se utilizado demais ela traz o efeito totalmente contrário ao desejado, então nesse caso a melhor opção é utilizar em apenas uma parede ou pontualmente pelos objetos espalhados pelo escritório, outra opção também é reservar um pouco da decoração para ele.

Vermelho

O vermelho é uma cor de sentimentos fortes, todos conhecem sua associação ao amor, raiva e ao fogo, elemento de poder, então a cor também nos refere a ideia de poder. No escritório ele estimula a atividade cerebral, traz alegria para o espaço, no entanto, ele é a cor associada a raiva então deve se ter muito cuidado com ele, pois pode criar colaboradores irritados.

Rosa

O sucesso do rosa no ambiente de trabalho é muito associado ao tom utilizado, associado ao conforto o rosa em tons claros é algo agradável, não nos traz cansaço, mas sua contraparte mais escura e viva é cansativa.

É importante lembrar que o rosa é uma cor altamente associada à sedução, fator que faz com que tantas clínicas de estética optem pela cor. Análise a muito bem o ambiente de trabalho e também o tipo de empresa antes de escolher o rosa no escritório

Laranja

Esta cor é altamente recomendada para ambientes de trabalho que queiram estimular a criatividade e a comunicação, fato que a fez uma famosa escolha para corporações e coworking, espaços divididos por várias empresas e até mesmo por freelancers, esse espaço comumente estimula a cooperação.

O laranja também deve ser utilizado com cautela, pois seu excesso pode gerar desânimo e, além disso, a tristeza.

Cores neutras 

Nas cores neutras temos cores de grande importância a exemplo do marrom, preto, cinza e o bege, a importância das cores neutras não está diretamente nelas mesmas, mas na sua utilização em conjunto a outras colorações.

O bege e o cinza em tons claros não trazem benefícios, porém seu uso junto a cores mais vivas visando as amenizar pode ser de grande valor evitando os malefícios do exagero delas.

O preto e o cinza-escuro tem a capacidade de trazer interesse ao ambiente com tudo se amplamente utilizados podem causar melancolia e um sentimento de tristeza para quem utiliza o ambiente. 

A cor marrom cria um ambiente aconchegante e confortável, todavia pode gerar um ambiente de trabalho demasiado escuro.

Agora que já sabe o que cada cor faz e também como as suavizar, coloque este conhecimento em prática, é hora de uma mudança no seu ambiente de trabalho!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação