Melhore sua pontualidade com estas 6 dicas simples

Muitas pessoas parecem que sofrem da Síndrome do Coelho da Alice: aquele que está sempre atrasado, passando correndo falando “já é tarde! Já é tarde”. Muitas delas se programam horas antes do horário de partida, mas mesmo assim conseguem se atrasar.

Quem não conhece alguém assim? Um amigo que nunca chega nos encontros na hora, um colega de trabalho que sempre atrapalha a reunião ao chegar depois que ela começou, um familiar que sempre sai correndo de casa porque está atrasado para uma consulta médica?

E você, também é assim? É o tipo de pessoa que sempre chega atrasado tanto em eventos pessoais quanto profissionais? Saiba que isso é extremamente problemático, principalmente no ambiente de trabalho.

Os riscos de não ser pontual

Muitas pessoas acham que encrencar com a pontualidade é coisa de quem é exigente demais, mas na verdade não é bem assim. Como no exemplo que demos acima: se você chega atrasado sempre para uma reunião, sua chegada pode causar a interrupção da concentração de outros membros. Sem contar que decisões importantes que dependeriam do seu voto foram decididas sem você. Claro que imprevistos acontecem, mas isto não pode se tornar corriqueiro.

Imprevistos podem acontecer — a falta de aviso não

Se o seu atraso é devido a algum imprevisto, tenha a cortesia de avisar a quem está te esperando que ocorreu algum problema. Muitas vezes não é preciso entrar em detalhes, mas ter o respeito de avisar que não irá chegar no horário marcado é essencial, principalmente no ambiente profissional.

Assim, caso seus colegas de equipe estejam esperando por você para uma reunião, por exemplo, podem começá-la pelos pontos em que sua participação não seja essencial, ao invés de perder 30, 40 minutos apenas esperando você chegar. É uma questão de consideração e respeito pelos seus colegas.

Dicas para ser pontual

Então, você é um portador da Síndrome de Coelho da Alice? Então vamos te ajudar com 7 dicas para ser mais pontual.

1. Mude sua postura

O início dessa síndrome começa com a postura no primeiro atraso. “15 minutinhos não são um problema, é um atraso normal”. Não, não é normal. É um erro e como tal deve ser encarado assim. Alguns chegam até mesmo a fazer piadas com o atraso. Isso faz com que você não seja visto como um profissional sério. E a partir do momento que você encara isso como erro, irá realmente correr atrás para consertar.

2. Seja realista

Não adianta você achar que é possível falar ao telefone, tomar café da manhã e checar e-mails ao mesmo tempo e que isso fará com que você seja mais rápido. Não adianta achar que é possível agendar três reuniões para a parte da manhã se cada uma delas demora mais de duas horas. Conte sempre com alguns minutos a mais em cada atividade, para ter certeza de que uma não irá influenciar na seguinte. Seja consciente sobre suas atividades.

3. Saiba dizer “não”

Muitas vezes o atraso vem daquele “encaixe” em alguma atividade que você tem medo de dizer “não” para quem pediu. Um dos principais motivos para atraso são pessoas que querem fazer diversas tarefas ao mesmo tempo. Por isso, não tente encaixar achando que você pode correr com uma atividade para dar conta de outra.

4. Defina prioridades

O que deve ser feito primeiro? O que pode ficar para outra hora? Analise o que no seu dia é importante ser feito agora. É o primeiro passo. Outro ponto é o que veremos em seguida.

5. Faça listas e elimine o que não é necessário no momento

Anote o que é prioridade e o que não é, mas deve ser feito. Uma boa dica é fazer 4 categorizações distintas com o que é: Prioridade e Urgente; Prioridade e Não Urgente; Não Prioridade e Urgente e Não Prioridade e Não Urgente. Sempre olhe essa lista para definir a ordem de tarefas do seu dia.

Sabe este último tópico da lista? “Não Prioridades e Não Urgente”? Muitas vezes ali são encontradas tarefas desnecessárias ou que não precisam ser feitas ao longo dos próximos dias. Por exemplo comprar algum item que não é necessário no momento. Deixe-o para um dia mais tranquilo, que não tenha outras atividades que sejam prioridade.

6. Trabalhe a procrastinação

Um problema muito comum em quem atrasa é a procrastinação. É tirar aqueles minutinhos para “relaxar” e só começar as tarefas necessárias perto do deadline. Isso é perigoso. Por exemplo, enviar um e-mail importante: se a internet falhar, ou se a energia cair, você poderá ficar na mão e atrasar o envio. Por isso se eduque para não procrastinar.

Então, gostou das dicas? Você é um portador da Síndrome do Coelho da Alice? Já passou por algum momento constrangedor por isso? Conte para a gente!

Fonte: Blog Sage One

 

[useful_banner_manager banners=1 count=1]

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Anúncios
1