Melhores aplicativos para quem é MEI

Confiram dicas de aplicativos para otimizar seu tempo e facilitar o gerenciamento e o marketing de sua empresa

0

Devido a pandemia que vivenciamos, uma transformação digital foi acelerada devido a necessidade de trabalharmos longe dos escritórios tradicionais. 

Para um microempreendedor, não foi diferente. Saber usar ferramentas, como aplicativos para celular, é essencial para facilitar e otimizar o fluxo de trabalho de um empresário. 

Separamos 6 aplicativos que irão ajudar no gerenciamento de uma empresa MEI, com apps que ajudam no gerenciamento da empresa, além do marketing e vendas, confira:

MEI oficial

Como sugere o nome, esse aplicativo é desenvolvido pelo Governo brasileiro. 

Ele não é um primor em design nem na quantidade de funções, mas cumpre os propósitos básicos para que foi feito: consultar os dados cadastrais da empresa, consultar o SIMEI e gerar o boleto do DAS.

Esse último é o imposto obrigatório que todo MEI precisa pagar mensalmente. 

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado tanto para Android, na Google Play; como para o iOS, na App Store.

MEI fácil

O MEI fácil tem as funções básicas do oficial do governo, porém, faz de maneira melhorada e ainda conta com diversas outras funções. 

A parte do DAS, além de gerar o boleto, também é possível gerar somente o código de barras para ser copiado para apps de bancos.

Também é possível consultar todo o histórico e compartilhar boletos não pagos ou pagos; seja por email, WhatsApp ou outros apps. 

Ele também permite fazer o DASN, a declaração anual do MEI, de maneira simplificada e emitindo comprovante. 

Como o app é do banco Neon, ele traz algumas funções exclusivas para clientes. Incluem emissão de boleto de cobranças, máquina de cartão sem custo e outras coisas. 

A parte ruim, é que o MEI fácil só possui versão para Android, por enquanto. Clique aqui para baixar.

Qipu

O Qipu também faz o que os anteriores fazem, porém ele integra no aplicativo ferramentas para ajudar as finanças da empresa e também pessoal, de maneira separada. 

Ao invés de complicadas planilhas de orçamento, o Qipu é uma excelente plataforma onde você pode lançar todos seus gastos e ganhos.

Feito isso, ele gera relatórios e gráficos financeiros de todas essas informações, facilitando o controle financeiro de uma forma mais objetiva e organizada. 

Ele ainda conta com funções interessantes como a possibilidade de você escanear comprovantes de despesas gastas com sua empresa MEI; gerar o DAS e emitir notas fiscais eletrônicas de serviço, mantendo a empresa regularizada junto à Receita Federal. 

A maioria dessas funções são gratuitas.

Pagando um pequeno valor mensal, você terá mais funções e até uma consultoria financeira e empresarial 24 horas por dia. 

Ele está disponível para Android e iOS. Além disso, há um portal ainda mais completo ao acessar através de um PC, usando a mesma conta do celular.

Google Drive

A quantidade de documentos gerados por uma empresa é enorme, embora dependa muito do ramo de atividade. 

Planilhas de controle, slides de apresentação para clientes, fotos de produtos, arquivos de textos, etc., são alguns exemplos.

Ao invés de carregar para cima e para baixo um notebook, ou no caso de você esquecer, ter tudo isso no celular é o mais prático possível. 

O Google Drive é um serviço de armazenamento nas nuvens gratuito que você pode salvar todos esses documentos.

No celular, ao acessar esses dados, automaticamente o aplicativo Google Docs irá abrir arquivos de texto (Word), planilhas (Excel) e apresentações (Power Point) onde você precisar consultar ou apresentar esses dados. 

Está disponível tanto para Android como para iOS e você pode acessar os mesmos dados em qualquer computador.

WhatsApp Business

Sim, o WhatsApp é uma das melhores ferramentas para um empreendedor. Nesse caso, ainda indicamos a versão Business que, conforme indica o nome, é especial para empresas. 

O WhatsApp Business vai além do bate-papo. Com ele é possível empresários criarem catálogos de produtos, enviarem mensagens de respostas automáticas, etiquetar conversas e até estipular horário de funcionamento da empresa. 

Porém, fica um alerta. Existem atualmente vários aplicativos modificados que usam o código do WhatsApp, como o GBWhatsApp, por exemplo. 

Como estamos falando de uma empresa, todo cuidado é pouco. Mesmo que prometam maneiras de baixar o WhasApp GB atualizado contra invasões, tenha em mente que ao instalar esses tipos de aplicativos, você não tem nenhuma garantia que seja de fato algum app rastreando seus dados. 

Além disso, somente o WhatsApp original (normal ou o Business) estão nas lojas oficiais, tanto para Android como para iPhone. Versão modificadas são proibidas nessas lojas.

LinkedIn

Muitos especialistas indicam que o sucesso profissional de uma empresa é proporcional à capacidade de um empresário fazer networking. 

A tecnologia atual proporciona maneiras de fazer isso através da internet e o LinkedIn é uma das melhores ferramentas para isso. Trata-se de uma rede social exclusiva para uso profissional com mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo.

O empresário MEI poderá encontrar informações de profissionais de sua área de atuação; buscando parcerias, fornecedores e também clientes. 

Além disso, é um excelente lugar para o empresário conhecer concorrentes, para conseguir referências no mercado e saber como anda o cenário do seu nicho de mercado. Com essas informações valiosas, ele poderá encontrar soluções para presentes e futuros desafios na empresa. 

Conclusão 

Como qualquer profissão, o sucesso de um empresário depende, em muito, das ferramentas que ele usa. 

Utilizar a tecnologia como ferramenta de trabalho, não só otimiza o gerenciamento da empresa, mas também ela está pronta para o futuro, onde cada vez mais a tecnologia estará presente.

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática.

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. 

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!