Segundo o balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias em Minas Gerais expandiu 23% em número de redes no primeiro trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo o patamar de 568 marcas em operação em todo o estado.

As operações de franchising em Minas faturaram R$3,1 bilhões, o que representa um crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em número de unidades, o mercado mineiro expandiu 13%, com 7365 operações.

Para Danyelle Van Straten, diretora regional da ABF Minas, “o mercado mineiro de franquias refletiu a maturidade do setor no Brasil, ao manter-se em crescimento, mesmo enfrentando a mais longa recessão já ocorrida no país. Por acompanhar de perto o franchising em Minas Gerais, vejo que franqueadores e franqueados fizeram sua lição de casa, melhorando a eficiência das operações e estão melhor preparados para o novo ciclo de desenvolvimento que está se iniciando. Podemos dizer que estamos numa curva ascendente de desenvolvimento”, afirma a executiva.

A maioria das unidades no Estado atua nos mercados de Alimentação (23,4%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (20,4%) e Serviços Educacionais (16,1%), o que demonstra que Minas está alinhado com o mercado nacional.

Minas Gerais é o terceiro estado da nação em número de redes e unidades de franquias em operação. Nas primeiras colocações em ambos os rankings estão São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Trimestral e anualmente a ABF pesquisa e divulga o desempenho do setor de franquias no Brasil. Os números da ABF balizam o mercado e são utilizados pelo próprio setor, além de instituições financeiras e órgãos governamentais.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.