Mercosul e a União Europeia: O que esperar desse acordo

Handshake Business Men Concept

As relações entre o Brasil e diversos outros países estão sendo aprimoradas, especialmente com os Estados Unidos e União Europeia, com destaque para alguns países com os quais temos mais facilidade em negociações. E esse processo está acontecendo mais rápido do que as pessoas imaginam.

Muitos escritórios jurídicos, tanto no Brasil como em países da União Europeia, estão começando a se relacionar. Em outros vídeos no meu canal no YouTube, falei sobre o escritório em Santos, litoral de São Paulo, que é a base que eu planejei há mais de seis meses, para estreitar relações comerciais e negociações internacionais.

Atualmente, muitos brasileiros e europeus estão fechando contratos, com destaque para Portugal, Espanha e França. Para aqueles que não estão prestando atenção nesse mercado, é importante começar a entender e procurar meios para se inserir.

A primeira recomendação que eu tenho para quem não conhece o mercado desses países é peguem um avião e vão até lá. É importante procurar por bons profissionais que entendem e que possam ajudar a se conectar com pessoas de outros lugares, para auxiliar tanto na área jurídica quanto na parte estrutural que todo negócio necessita. É preciso ter uma base no assunto para estar preparado quando o acordo for realmente efetivado.

Atualmente existem seis propostas de negociação da nova legislação regulamentadora. Pessoalmente, tive acesso a duas delas e, no meu julgamento, achei algumas muito boas, a outra já não gostei tanto por ser desvantajosa para o Brasil. A pior parte é que, em algumas áreas, as ideias foram apresentadas por brasileiros para uma certa associação de classe, o que acaba expondo todos nós a uma certa fragilidade, como se fosse um favor que a UE faz ao aceitar os nossos produtos por lá, parecia praticamente escambo. Então eu realmente não gostei da segunda mas a primeira achei excelente.

Muitas negociações vão acontecer e precisam estar validadas para os dois lados. Com a preparação certa, é muito mais fácil sair na frente e, nesse caso, com certeza esse mercado vai se abrir ainda mais para aqueles que procurarem as informações de forma correta. Então esse é o momento de se preparar a sua empresa e começar a semear essa possibilidade. Acredito que até o final de 2020 essa questão deve estar mais afirmada e o mercado mais aquecido para essas transações, pelo menos para quem correu atrás.

Vou trazer mais novidades sobre a nossa base em Santos-SP, que foi feita especialmente com essa finalidade e também sobre os nossos novos eventos no Brasil, que vão acontecer a partir da segunda quinzena de outubro. Muitos órgãos de classe tem nos ajudado a estruturar isso e eu agradeço imensamente a OAB, que procura ajudar advogados brasileiros para que tenham acesso a comunidade internacional. Será uma grande escola para todos nós.

*Daniel Toledo é Advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em direito internacional e consultor de negócios, sócio fundador da Loyalty Miami.