Meu benefício do INSS não foi depositado na conta. Saiba o que fazer

O  pagamento do INSS pode não cair na conta devido a erros no sistema ou uma possível suspensão do benefício.

Por vezes, segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são pegos de surpresa, à medida que vão sacar os seus benefícios, todavia, neste momento nada encontram para retirar. 

Diante disso, as explicações para o benefício do INSS não ter sido depositado na conta, são das mais diversas. Desde um erro no sistema do instituto ou do banco responsável, até um possível cancelamento do benefício. 

Antes de pensar no pior o cenário, confira a data de pagamento do seu benefício. Neste sentido, o Governo Federal já disponibilizou um cronograma completo para o pagamento a aposentados e pensionistas do INSS. 

Contudo, também é possível saber a situação do seu benefício (Ativo, suspenso ou cancelado), através do aplicativo ou site Meu INSS. Desta maneira, se sua aposentadoria, pensão ou auxílio ainda estiver ativa, pode ser que seja um erro do sistema. Neste cenário recomenda-se entrar em contato com o instituto através da Central de Atendimento ligando 135. 

Posto isto, confira no decorrer do artigo, as devidas datas para o pagamento do INSS, como realizar a consulta do benefício, bem como a solicitação do depósito não recebido ao órgão. 

Calendário de pagamentos do INSS

Previamente, cabe destacar que o governo separou os assistidos do instituto em dois grupos. Sendo assim, foram estabelecidos dois calendários, um para quem recebe o correspondente a um salário mínimo e outro para indivíduos cujo valor do benefício supera o piso nacional. Confira: 

Cronograma para quem recebe um salário mínimo (R$ 1.100 em 2021)

N.º final do NISData de pagamento
124 de setembro
227 de setembro
328 de setembro
429 de setembro
530 de setembro
61.º de outubro 
74 de outubro 
85 de outubro 
96 de outubro 
07 de outubro 

Cronograma para quem recebe mais de um salário mínimo

N.º final do NISData de pagamento
1 e 61.º de outubro
2 e 74 de outubro
3 e 85 de outubro
4 e 96 de outubro
5 e 0 7 de outubro

Como consultar o benefício pelo Meu INSS

Caso já tenha passado a data de pagamento estabelecida pelo órgão e o dinheiro ainda não foi depositado, é possível conferir a situação do seu benefício ligando 135, ou através da plataforma do Meu INSS. Este segundo pode ser feito da seguinte maneira: 

  1. Acesse o app ou site “Meu INSS” com seu usuário e senha (caso ainda não tenha, realize o cadastro);
  2. No menu, selecione a opção “Meus Benefícios”;
  3. Feito isso, será possível conferir a situação do referido benefício (ativo ou não)
  4. Escolha o requerimento enviado ao INSS.

Ademais, também é possível consultar e emitir o extrato de pagamento do INSS. Para isto, basta seguir o passo a passo abaixo: 

  1. Acesse a plataforma “Meu INSS”; 
  2. Vá em “Do que você precisa?”;
  3. Digite na barra de pesquisa ”Extrato de Pagamento de Benefício”;
  4. Busque o ícone de lápis e clique nele;
  5. Escolha os meses para o extrato e baixe o PDF (Caso queira emitir). 

Vale ressaltar que caso você tenha passado no pente fino do INSS, e seu benefício foi cancelado ou está sob análise, haverá uma notificação prévia por correio, sobre a revisão ou erro no benefício

Como solicitar o pagamento não recebido

Mediante o esclarecimento do não depósito do benefício, é possível solicitar o devido pagamento também pela plataforma do Meu INSS. Veja como isto é feito:

  1. Acesse o aplicativo ou site “Meu INSS”; 
  2. Selecione a opção “Agendamentos e Solicitações”;
  3. Vá em “Novo Requerimento”;
  4. Digite na barra de pesquisa “Solicitar pagamento de benefício não recebido”
  5. Informe seus dados pessoais, ou atualize estes, se necessário; 
  6. Feito isso, basta clicar em “Avançar”.

Ps: O sistema informará o prazo que o INSS tem para lhe enviar uma resposta. É possível acompanhar seu requerimento clicando na opção “Atendimentos/ Solicitações”

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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