Site icon Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

INSS: Meu benefício foi suspenso por falta de prova de vida, o que fazer?

A prova de vida voltou a ser obrigatória para que os segurados do Instituto de Seguro Social (INSS), possam continuar recebendo seus benefícios normalmente. Esse procedimento é utilizado para evitar fraudes contra a Previdência Social ou pagamentos indevidos.

Desta forma, aproximadamente 12 milhões de pessoas precisam fazer este procedimento entre junho e dezembro, conforme as datas determinadas no calendário oficial do instituto. Mas aqueles que não renovarem seus cadastros serão excluídos da folha orçamentária do INSS, portanto, terão seus benefícios suspensos ou até mesmo cancelados. Então, se você ainda não fez a comprovação de vida, veja neste artigo o que fazer caso seja surpreendido com a suspensão do seu benefício. 

Prova de vida

A comprovação da prova de vida deve ser feita presencialmente na agência onde o segurado recebe seu benefício. Mas para facilitar a efetivação da prova de vida durante a pandemia, o INSS disponibilizou alguns meios alternativos para quem precisa fazer esse procedimento. Dentre eles estão os seguintes:

Foto original do Fotógrafo: Henry da Silva Milleo

Benefício suspenso

No primeiro momento, a suspensão determinada pelo INSS para quem não fez a prova de vida, não será definitiva. Assim, o beneficiário tem a oportunidade de regularizar sua situação. Então, saiba que apesar do susto o benefício suspenso pode ser reativado. 

Mas para isso, o segurado deverá recorrer novamente ao INSS e solicitar que o mesmo seja retomado. Para isso, é necessário acessar o site do instituto ou aplicativo Meu INSS, depois, selecione o ícone “Meus benefícios” para verificar o status, que pode ser ativo, cessado ou suspenso. 

Feito isso, clique em “reativar benefício” e  preencha o requerimento com os dados do segurado. Outra opção é entrar em contato através da Central de Atendimento do INSS através do número 135, sendo possível agendar atendimento presencial. O próximo passo, é acompanhar o pedido através da plataforma. 

Mas atenção: caso o segurado que teve seu benefício suspenso não realize a prova de vida ou peça a reativação do benefício, o INSS fará o cancelamento e o segurado precisará repetir todo o processo de solicitação do benefício ao INSS, além de passar por perícia e aguardar a nova análise. Por isso, destacamos que a melhor maneira de prevenir o corte do benefício é fazer a prova de vida. 

Calendário

Para não perder o prazo, esteja atento ao calendário estabelecido em maio pela Portaria 1.299, que determina a retomada dos bloqueios dos benefícios a partir deste mês. Em junho, por exemplo, a prova de vida está sendo exigida de quem deveria ter feito a comprovação entre os meses de março e abril de 2020. Veja como ficaram as próximas datas de exigência da prova de vida em 2021:

INSS / BENEFÍCIOS DO INSS 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Samara Arruda 

Sair da versão mobile