Quinta, 28 de Março de 2024
17°C 20°C
Uberlândia, MG

Meu INSS: Saiba como funciona e quais são os serviços disponíveis

Meu INSS: Saiba como funciona e quais são os serviços disponíveis

10/01/2020 às 08h30 Atualizada em 10/01/2020 às 11h30
Por: Ricardo
Compartilhe:
Fonte: Ingrácio Advocacia
Fonte: Ingrácio Advocacia

A central de serviços do Meu INSS foi criada para facilitar a vida do segurado. Com essa ferramenta podemos solicitar benefícios, serviços, realizar consultas além de outras possibilidades.

Continua após a publicidade

Ao todo, são mais de 20 serviços que podem ser agendados pela plataforma Digital do Instituto da Previdência Social.

Isso evita que você chegue na agência do INSS, após uma longa espera, e descubra que poderia ter resolvido seu problema pelo seu computador ou celular.

Essa situação é de arrancar os cabelos, né?

Foi pensando nisso que preparei esse Guia completo: os serviços do Meu INSS. Essas informações vão te ajudar a resolver problemas com apenas um clique de distância.

Continua após a publicidade

Login Meu INSS | Conhecendo a Plataforma

Para ter acesso a todos esses serviços é simples e rápido, basta procurar no seu computador ou celular, o site Meu INSS

Ao acessar o site, você vai visualizar a seguinte tela:

Como realizar o seu Login

Se você ainda não tem um acesso, não se preocupe, é bem simples de conseguir um! Basta clicar em “Entrar” no canto superior direito e depois em “Crie sua conta”.

Para facilitar seu cadastro, fique atento com essas informações abaixo, porque vai ser necessário preenchê-las para criar sua conta:

Continua após a publicidade
  • Nome completo
  • CPF
  • Data, local de nascimento e nome da mãe

Após preencher essas informações, o site vai gerar um código de acesso provisório, depois você deve fazer o login com esse código e criar sua própria senha. O site exige que sua senha seja alfanumérica, que nada mais é do que a junção de números com letras, exemplo: Brasil1.

Caso você não consiga criar seu acesso pelo site do Meu INSS, ele também pode ser feito no site das seguintes instituições financeiras: Banco do BrasilBanrisulBradescoCaixaItaúMercantil do BrasilSantanderSicoob e Sicredi.

E se mesmo assim, você não conseguir criar seu acesso, não se preocupe, você pode ligar para o número telefone 135 do INSS.

Agora com o acesso realizado, vamos encontrar no canto esquerdo todas as possibilidades de serviços disponíveis.

Os serviços do Meu INSS | Não fique mais na fila de espera

No total, temos 20 possibilidades diferentes que encontramos no site Meu INSS.

Aviso: sempre que você clicar em uma das opções de serviço, o INSS vai pedir para você atualizar seus dados, por isso, fique atento nas informações que você utilizou para criar seu acesso.

Aposentadoria Urbana | Meu INSS

Para começar temos a seção aposentadoria urbana, ao clicar nessa opção, você vai ter acesso a duas possibilidade, Aposentadoria por idade ou aposentadoria por tempo de contribuição.

Ao escolher a opção desejada, é feita uma busca no sistemas do INSS para saber se você já pode receber o benefício automaticamente, caso não seja possível, você pode acompanhar com o número do protocolo do requerimento o andamento do processo.

E deixa eu te dar uma dica: confira bem o motivo pelo qual o INSS não concedeu seu benefício e quais períodos foram considerados. Talvez um período legítimo de trabalho não tenha sido contabilizado e você pode conseguir seu benefício através da lei.

Como solicitar o Salário Maternidade | Via Internet

Em seguida temos o Salário Maternidade. Ao clicar nessa opção, uma tela vai aparecer com um botão escrito “Iniciar”. Se você possui a certidão de nascimento da criança, clique em “Iniciar” e prossiga com o passo a passo para realizar o requerimento.

Também existe a possibilidade de você continuar sem a certidão da criança, nesse caso siga as instruções que vão aparecer na tela do seu computador.

CNIS | Suas informações previdenciárias

Agora, tem algo muito legal que talvez você não saiba: é possível ter acesso e imprimir o extrato de suas contribuições, o famoso CNIS.

Basta clicar na opção “Extrato de contribuições” e em seguida em “Imprimir”.ronto, simples e rápido.

Simulações de contribuição | Entenda sua situação

Se você chegou aqui neste post e ainda está com a dúvida “falta quanto tempo para eu me aposentar?”, não se preocupe, basta clicar na opção “Simular Aposentadoria” e pronto, agora você tem a possibilidade conhecer de forma resumida o seu histórico de trabalho e recolhimento.

Temos a opção da aposentadoria por idade ou aposentadoria por tempo de contribuição, com essa simulação, temos acesso a informações como:

  • quanto tempo falta para você se aposentar;
  • o valor da sua renda inicial;
  • e se você já tem o direito a esse benefício ou não.

Se ao verificar nessa simulação, que o INSS deixou de contar algum vínculo empregatício seu, pode ficar tranquilo…

Existe a possibilidade de você registrar um vínculo manualmente para ajustar seus períodos e obter um resultado mais preciso.

Por isso, meu conselho é que nunca confie cegamente na simulação do Meu INSS, principalmente se o seu caso for de contribuições em atrasos e tempo de atividades especiais.

Obs: esse serviço encontra-se indisponível no momento, devido à adequação do sistema às regras da reforma da previdência (Emenda Constitucional nº 103 de 12 de novembro de 2019).

Agendamentos e pedidos de aposentadorias

Se você ainda prefere resolver seus problemas olho no olho, clique na opção de “Agendamentos/Requerimentos”, isso vai facilitar sua vida, porque você consegue agendar pela internet um horário presencial.

Além disso, ao clicar nessa opção e digitar a palavra “aposentadoria”, vai aparecer uma lista com diversos tipos de aposentadoria e você pode escolher a melhor que se encaixa com seus requisitos.

Se você tem alguma dúvida sobre qual aposentadoria se encaixa melhor no seu caso, é possível verificar nosso post sobre as aposentadoria depois da Reforma da Previdência e acabar com suas dúvidas.

Meu conselho é que procure um advogado especialista em previdenciário para te acompanhar melhor, é ele que irá te apresentar os números da sua aposentadoria e quais são as opções ideais para você.

Extrato de pagamento do benefício | Como retirar o recibo

Para quem está buscando a comprovação de recebimento de o benefício do INSS, basta clicar no “Extrato de pagamento de benefício”, selecionar o período que deseja e consultar.

Essa opção vai te ajudar para fins legais como abertura de conta em bancos, empréstimo consignado, programas educacionais, entre outras finalidades.

Na opção “Carta de concessão de benefício”, você tem acesso àa forma de cálculo que o INSS usou para o seu benefício, além de informações sobre o banco que é responsável pelo pagamento.

Como solicitar sua Perícia através do Meu INSS

Uma novidade que poucos sabem, é que você pode solicitar a perícia médica do INSS no conforto da sua casa. Basta clicar na opção “perícia”.

Em seguida, escolha entre a perícia inicial ou a perícia de prorrogação, de acordo com seu caso e preencha os requisitos necessários.

Na próxima etapa temos a opção: “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”, ao clicarmos nesta opção, temos acesso ao documento onde consta se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho.

Lembrando que essa opção é destinada às pessoas que solicitaram o auxílio doença ou outro benefício por incapacidade e já passaram por perícia médica do INSS.

Como fazer a consulta do Empréstimo Consignado

Entre os serviços do Meu INSS, podemos retirar o extrato de empréstimo consignado, onde consta todo o histórico dos seus créditos, já com o desconto do benefício previdenciário e outras informações que são uma mão na roda, como o valor das parcelas e prazos para o pagamento.

Confira seu Extrato de Imposto de Renda

Para quem é beneficiário e precisa declarar o Imposto de Rendanão deixe de conferir esse serviço na opção “Extrato para Imposto de Renda (IR)” para ficar tranquilo com relação a isso.

Descubra se existe algum benefício no seu nome

Na opção “Declaração de Beneficiário do INSS”, temos a possibilidade de consultar a existência ou não de algum benefício no CPF. Essa é a conhecida declaração “Nada Consta” que alguns órgãos do governo exigem para diversas coisas.

Revisão de Benefício | Como consultar

Ao clicarmos na opção “Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29”, vamos ter acesso apenas aos dados do benefício e se temos o direito ou não da revisão. Essa consulta é feita na hora, pela internet mesmo!

A “Revisão do artigo 29” teve origem a partir de decisão judicial tomada na Ação Civil Pública (ACP) nº. 0002320-59.2012.4.03.6183/SP, que determinou que fosse recalculado o valor de determinados benefícios aplicando-se o percentual inicialmente fixado pela Lei nº 9.876/99, ou seja, 80% dos maiores salários de contribuição dentro do período básico de cálculo.

Segundo o próprio site do INSS, não serão revistos automaticamente os benefícios que não contenham os dados básicos para o cálculo (contribuição registrada no período básico de cálculo – PBC, coeficiente de cálculo, tempo de contribuição e renda mensal inicial – RMI), ou quando estes apresentarem inconsistências.

Lembrando que a revisão será automática e abrangerá incapacidade (auxílio-doença comum ou acidentário) e respectivas pensões por morte derivadas, desde que possuam data de início de benefício a partir de 17/4/2002 e com data de despacho do benefício até 29/10/2009, segundo consta no site do próprio INSS.

Como achar uma agência do INSS perto de você

O Encontre uma Agência é um dos serviços do Meu INSS e vai te ajudar a achar a agência aí pertinho da sua casa, assim como o horário de atendimento do respectivo local.

Basta você fornecer o seu CEP, que automaticamente a agência mais próxima vai aparecer na tela do seu computador.

Se você não sabe o CEP ou está longe de sua casa, não tem problema, basta clicar na opção “consultar por endereço” e preencher as informações. Em alguns minutos você já vai saber qual a agência mais próxima do local que você se encontra.

Contribuinte individual | Saiba como está sua situação

Na opção “Declaração para o Contribuinte Individual (DRSCI)”, temos a possibilidade de comprovar que o trabalhador autônomo, conhecido como contribuinte individual, está ou não com a situação regularizada na Previdência.

Ou seja, com sua situação cadastral regular e com os recolhimentos em dia, se alguma informação estiver divergente, você pode resolver pelo site Meu INSS ou ligar no telefone 135 e ser melhor orientado para seu problema específico.

GPS | Regularize suas contribuições

Se você está procurando calcular a GPS (Guia da previdência social), para quitar as suas contribuições, você deve clicar na opção “Emitir Guia de Pagamentos (GPS)”, e o site do INSS vai te redirecionar automaticamente para a página do SAL – Sistema de acréscimos legais da Receita Federal.

No site do SAL, você deverá escolher a categoria do seu pedido, colocar os seus dados como contribuinte e digitar uma palavrinha chave, confirmar e aguardar a finalização do processo.

Você pode fazer seu cadastro como segurado do INSS pelo site, basta clicar na opção “Inscrição como segurado do INSS”, e clicar em continuar, automaticamente você será redirecionado para a página do CNIS e dará sequência com o que você deseja.

Como realizar a Comunicação de Acidente de Trabalho

Para finalizar a lista de serviços disponíveis no Meu INSStemos a Comunicação de acidente de trabalho – CAT.

https://youtu.be/2yB-RqLQ4vk

Ao clicar nessa opção, você será redirecionado para uma página do INSS que contém todas as informações que você precisa saber para informar à Previdência Social sobre eventuais acidentes de trabalho.

Lembrando que esse comunicado serve para Acidentes de trabalho ou de trajeto, que são os acidentes que ocorreram no exercício da atividade profissional do segurado, tanto no deslocamento da residência ao trabalho, com lesão permanente ou temporária.

Também servem para os casos de Doença ocupacional, sendo aquela que é resultado do exercício da atividade peculiar

Para fazer o comunicado, é necessário o registro da CAT, basta clicar em Cadastrar CAT, nesse site para qual o INSS te redirecionou, que você poderá concluir seu comunicado na melhor maneira possível.

Mantenha seus dados atualizados

Por último e não menos importante, temos a opção “Alterar dados de Contato”. Ela sempre aparece quando você entra com algum requerimento ou revisão, por isso é bom que você confirme seus dados com uma maior frequência.

Nessa aba, você terá acesso a todos os seus dados que utilizou para criar sua conta no Meu INSS e poderá alterar alguma informação equivocada ou desatualizada.

Conclusão

Neste Guia completo sobre os serviços do Meu INSSvocê conferiu as 15 principais ferramentas que podem ser uma mão da roda.

Entre os serviços que você conheceu estão:

  1. Como solicitar o Salário Maternidade | Via Internet
  2. CNIS | Suas informações previdenciárias
  3. Revisão de Benefício | Como consultar
  4. Contribuinte individual | Saiba como está sua situação
  5. GPS | Regularize suas contribuições
  6. Como realizar a Comunicação de Acidente de Trabalho

Após todas essas informações, espero que você tenha encontrado o serviço certo para evitar todo o estresse e desconforto que é sair de casa só para ir até uma agência.

Dica extra Jornal Contábil: A APOSENTADORIA é uma das coisas mais importantes na sua Vida com a REFORMA DA PREVIDÊNCIA e suas inúmeras regras de transição e mudanças, nada mais importante neste momento do que se planejar e entender com todos os detalhes, e de maneira descomplicada, como será a sua aposentadoria.

É fundamental então fazer um Planejamento Previdenciário para saber quando e com que valor ($$$) você conseguirá se aposentar. Podendo também se planejar para se aposentar dentro daquela regra de transição que melhor atenda aos seus interesses.

Você receberá um relatório detalhado e muito preciso, com cálculos e simulações feitos exclusivamente para a sua situação, com base no seu histórico de contribuições para o INSS, tudo feito com rigor nos cálculos e com toda as explicações detalhadas, clique aqui para saber mais!

Conteúdo original Ingrácio Advocacia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
18°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 20°

18° Sensação
3.23km/h Vento
97% Umidade
100% (17.36mm) Chance de chuva
06h18 Nascer do sol
06h17 Pôr do sol
Sex 26° 18°
Sáb 26° 19°
Dom 28° 19°
Seg 27° 19°
Ter 27° 19°
Atualizado às 10h08
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,00 +0,22%
Euro
R$ 5,40 +0,03%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,46%
Bitcoin
R$ 375,714,85 +2,54%
Ibovespa
127,577,80 pts -0.09%