Com a evolução da Internet e a facilidade de interação entre empresa e cliente, cada vez mais, o número de micro e pequenas empresas cresce e mostra sua representatividade no mercado brasileiro.

No entanto, a realidade revela que muitas empresas desse nicho não conseguem se organizar devido a dificuldades relacionadas à gestão empresarial e à saúde financeira.

Se você se identificou com esse contexto, acompanhe as dicas abaixo e entenda como o desenvolvimento da sua inteligência financeira pode ajudá-la.

Tenha foco

Priorizar o que é mais importante pode ser uma tarefa difícil no início, mas a poupará de muito trabalho no futuro.

Determine quais informações são realmente essenciais para o seu negócio, os principais impactos enfrentados por ele e quais são seus objetivos. Ater-se a um plano traçado inicialmente a impede de se distrair com coisas que podem ser deixadas de lado e que acabam atrapalhando sua organização.

Preze pela simplicidade

É fundamental que a gestão financeira seja baseada na simplicidade, visando ao melhor entendimento dos processos e da tomada de decisão.

A simplicidade economiza tempo e traz mais benefícios para a saúde financeira da empresa. De nada adianta ter tantas planilhas salvas se você não consegue cruzar os dados e aproveitar as informações que elas armazenam.

Controle os gastos

Um passo indispensável para garantir uma empresa saudável é o controle de gastos. Misturar despesas pessoais com as da empresa é um erro muito comum que pode comprometer as finanças de forma irreversível.

É importante conhecer os gastos reais do seu negócio e ter um controle de todo o dinheiro que entra, que sai ou que está comprometido.

Saber qual é o seu fluxo de caixa e como administrá-lo é uma das vantagens de quem tem inteligência financeira.

Tenha ferramentas tecnológicas como aliadas 

Muitos que passaram pela revolução digital ainda têm dificuldade em aproveitar tudo o que a tecnologia pode oferecerRotinas diárias da empresa podem ser facilitadas com o uso de softwares que organizam informações dos seus clientes e fornecedores, agendam pagamentos, mostram lembretes diários, controlam compromissos, dentre outras atividades.

Use isso a seu favor para que seu tempo seja investido da melhor forma possível.

Recorra à ajuda de especialistas

Assim como com qualquer assunto sobre o qual não temos pleno domínio, a ajuda de especialistas pode contribuir muito para o desenvolvimento da sua gestão e para a administração das finanças.

Pessoas que estão acostumadas a trabalhar com micro e pequenas empresas e têm conhecimento de melhores práticas para solução dos problemas proporcionarão mais agilidade e eficiência ao seu negócio. Procure profissionais que tenham um bom histórico e confie nas orientações passadas.

Com simplicidade e facilidade de utilização, ela oferece um software de controle financeiro, como o Flua para seus negócios fluírem! Por meio de um sistema de gestão online que permite que você trabalhe quando e de onde estiver, será possível acessar gráficos e relatórios que auxiliam as tomadas de decisão e permitem que sua inteligência financeira seja materializada em bons resultados.

Fonte: FLUA

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.