Motivos para contribuir com o INSS

0

Quando se torna segurado do INSS, o contribuinte passa a ter direito não apenas ao benefício de aposentadoria, mas também a outros benefícios.

Existem outros tipos de benefícios previdenciários, que o segurado passa a ter direito, e que pode vir a precisar receber, que são:

  • Auxílio doença: é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.
  • Aposentadoria por invalidez: devido ao cidadão incapaz de trabalhar e que não possa ser reabilitado em outra profissão.
  • Aposentadorias: devido ao segurado que preencha os requisitos seja na aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.
  • Pensão por Morte: pago aos dependentes do segurado que falecer.
  • Auxílio Acidente: benefício de natureza indenizatória pago em decorrência de acidente que reduza permanentemente a capacidade para o trabalho. – Auxílio Reclusão: pago apenas aos dependentes do segurado do INSS durante o período de reclusão ou detenção.
  • Salário Maternidade: pago no caso de nascimento de filho ou de adoção de criança.

O INSS é um seguro, portanto, você segurado paga sua contribuição, sem saber se vai usar, ou mesmo, quando vai precisar usar esse seguro.

Desta forma, para você segurado poder usar desse seguro, precisa contribuir com o INSS, não apenas pensando em uma futura aposentadoria, mas também pensando que também pode vir a precisar receber algum outro benefício diferente da aposentadoria, ou até mesmo seus dependentes após seu falecimento.

O INSS. precisa de uma contrapartida, para poder pagar o seu benefício, é como um seguro de carro, você pode receber o seguro do seu carro, caso aconteça danos materiais, mas se você não pagar o seguro, não terá o direito de receber, então esta situação serve como exemplo para a previdência.

Portanto, sempre mantenha a qualidade de segurado do INSS, para que seus direitos sejam resguardados, e quando precisar, possa estar assegurado pela previdência.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por: Franciele Greice de Azevedo, Advogada de Direito Previdenciário. OAB/PR nº 101.209.

Fonte: Brandelero Gehlen & Azevedo Advogados Associados