Mulher na Contabilidade: Permite um compartilhamento ainda maior de conhecimento

0

O mercado de trabalho está em constante mudança, principalmente na área contábil, com novas tecnologias, o que impõe que cada vez mais os profissionais da contabilidade adquiram novas habilidades e competências.

As mulheres estão a cada dia ganhando espaço, já são maioria nos cursos de Ciências Contábeis, mas nas entidades de classe e nas organizações, ainda não. Porém, aos poucos, estão buscando e conquistando seu merecido espaço.

Atualmente no Brasil, são 517.382 profissionais da contabilidade – deste número, 57,20% são do gênero masculino e 42,79% são do gênero feminino.

Os números do Estado de São Paulo não são muito diferentes: dos 150.711 profissionais, 58,25% são homens e 41,75%, mulheres, sendo mais de 6.300 profissionais responsáveis por organizações contábeis no estado.

A Contabilidade é uma profissão apaixonante, que oferece muitas oportunidades no mercado de trabalho, e muitas profissionais conseguem desenvolver sua função de forma remota, com independência e no seu tempo, um modelo que facilita o dia a dia das mulheres que possuem uma carga de trabalho diferente.

As mulheres estão em todas as áreas da Contabilidade, em Perícia, Auditoria, como empresárias da contabilidade, porém, em sua maioria, ainda estão concentradas na contabilidade das organizações contábeis e das empresas.

São profissionais com um perfil de tomariniciativas, agir com resiliência, minuciosas, participativas, investem no autodesenvolvimento e focam em resultados, além demonstrar integridade e honestidade.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) contribui com as atividades do desenvolvimento profissional, também por meio da Comissão CRCSP Mulher, que visa, além do crescimento profissional, ao incentivo das mulheres buscarem seus objetivos, seu autoconhecimento e seu bem-estar, para que possam desenvolver a profissão de forma mais autônoma e positiva.

Continuamos a incentivar as mulheres a conquistar papeis de liderança, que as empresas deem mais oportunidades por meio de trabalhos conjuntos e, principalmente, mostrando resultados positivos através desta união de ideias e conhecimento.

Existem inúmeros exemplos de grandes companhias que mostraram resultados muito positivos quanto investiram na diversidade.

A importância do crescimento da mulher na Contabilidade permite um compartilhamento ainda maior de conhecimento, competências e ideias para que esta seja uma profissão cada vez mais justa e humana.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por José Donizete Valentina é presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).