MVP: Saiba o que é e entenda qual a sua a importância para seu negócio

MVP é uma etapa presente em processos de abertura de uma empresa ou no desenvolvimento de produtos.

Na verdade, esta é uma das primeiras etapas, já que nela se observa os clientes e coleta seus dados.

Dessa forma, se constrói situações para analisar o que agrada e o que pode ser feito pelo público alvo, sejam questões de preços, funcionalidades e etc.

Entenda um pouco mais sobre este assunto no texto a seguir e saiba como desenvolver um MVP.

MVP: O que é e qual sua Importância

MVP é a sigla de ‘Minimum Viable Product’, que em português significa ‘Produto Mínimo Viável’.

Ele é uma das primeiras etapas no processo empreendedor, isto é, é um ciclo de testes.

O MVP permite que o empreendedor tenha uma visão de todo o projeto no início, podendo dessa forma, testar diversas hipóteses dentro dele.

O produto é levado a um grupo de clientes selecionado para experimentações e teste práticos, porém, não é o produto final.

A ideia por trás do MVP é de realmente testar o projeto, com o mínimo de recursos e investimento possível.

O mesmo deve ter suas funcionalidades, para que possa ser verificado se soluciona o problema do consumidor.

Com ele é possível identificar possíveis falhas e problemas por trás do projeto antes de um lançamento concreto.

Por isso o MVP é muito útil para StartUps, pois com o contato do projeto com o público, é possível encontrar melhores soluções para as funcionalidades do mesmo.

Portanto, para definir o MVP, pode-se dizer que ele é uma forma de protótipo, para se fazer melhorias em um produto e saber se o público se interessa por ele.

Sua importância se dá justamente por testar ideias antes de um investimento financeiro em algo que pode não ser um sucesso.

Passos para criar um MVP

Agora que está claro o que é MVP, é hora de saber como criar um e assim colocá-lo em prática. Confira:

Defina uma proposta de valor

O primeiro passo é entender porque seu público precisa deste produto ou serviço.

Ou seja, entender quais as soluções que ele oferece, o valor que agrega, porque o público escolheria, etc.

Escolha o público correto para o teste

Escolher as pessoas certas para fazerem parte do teste do projeto é um passo muito importante.

Além disso, devem ter as mesmas características de seu público alvo, para que os resultados sejam concretos e próximos da realidade.

Analise como é a resposta do mercado com o projeto

Depois de um tempo de teste determinado, analise e entenda como o mercado recebe seu produto e/ou serviço.

É muito importante saber se o público aprova ou não a solução que você está oferecendo.

Interprete os feedbacks recebidos

Recolha o feedback de todas as pessoas e interprete-os para entender se o projeto está pronto para o mercado ou não.

Ou seja, entenda o que o público gostou e o que não se encaixa e veja como pode ser melhorado e modificado.

Faça as alterações no projeto

Agora é o momento de aplicar as modificações e alterações no projeto.

Caso sejam muitas alterações, o MVP pode ser aplicado novamente, mas atente-se a não estender demais o processo e perder o timing do lançamento do produto no mercado.

Erros que precisam ser evitados no MVP

  • Trabalhar com um público de teste muito extenso (grande);
  • Não ouvir o feedback do público e deixar de aplicar as mudanças no projeto;
  • Colocar um período de testes muito grande e extenso.

Exemplo de MVP

Facebook

Facebook hoje é uma das redes sociais mais acessadas no mundo, e antes de ser lançada mundialmente, o MVP foi aplicado.

Ela foi testada dentro da faculdade de Harvard para atingir os universitários, já que Mark Zuckerberg queria atingir o público jovem.

Quando passado o período de testes e com as mudanças aplicadas na rede social, a mesma foi apresentada no mercado ao grande público e hoje é um sucesso.

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Ao iniciar uma empresa, é preciso que todos os pontos estejam organizados e bem controlados.

Por isso, é preciso estar atento às ferramentas mais atualizadas do mercado e que ofereçam vantagens aos negócios e sua rotina.

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São elas: emissão fiscalcontrole de estoquevendas e gerenciamento financeiro, além de implantação, treinamento e suporte técnico ilimitados para cada cliente.

Fonte: Soften Sistemas