Nascidos em janeiro a agosto já podem ter acesso aos R$ 1.045 do FGTS emergencial

0

O FGTS emergencial inciou os pagamentos no mês de junho para os nascidos em janeiro. Recentemente foi pago para os nascidos em agosto, sendo assim, quem nasceu em janeiro a agosto já teve seu pagamento depositado na conta Poupança Social Digital da Caixa Econômica Federal.

Entretanto os saques e transferências só poderão ser realizados pelos nascidos em janeiro, fevereiro e março.

Na segunda-feira, 24 de agosto, a Caixa realizou o pagamento na Poupança Social para os aniversariantes de agosto. Essas pessoas só poderão sacar ou fazer transferência desse valor a partir do dia 17 de outubro.

Quem nasceu em setembro receberá o FGTS emergencial no dia 31 de agosto. O benefício vai até setembro, finalizando com os nascidos em dezembro, já o saque se estende até novembro.

Quando o dinheiro é depositado na Conta Poupança Social Digital, o beneficiário conseguirá movimentar o valor para realizar pagamento de contas, boleto ou compras através do cartão de débito virtual no aplicativo Caixa Tem.

O beneficiário que não usar o dinheiro na conta poupança digital, o valor voltará para a conta ativa ou para conta inativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os beneficiários que nãos quiserem usar esse dinheiro podem fazer o desfazimento, sendo o dinheiro retorna à conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço sem nenhum prejuízo.

O valor do FGTS emergencial pode ser recebido tanto pelas contas ativas ou inativas. Sendo que será possivel sacar um salário mínimo (R$ 1.045), não será possível sacar valor acima do salário mínimo.

Calendário de pagamento do FGTS emergencial

FGTS


Os pagamentos levam em conta o mês de nascimento. Para que não houvesse aglomeração nas agências da Caixa Econômica Federal foi criado um calendário que separa as ações (depósito digital, saque ou transferência bancária) com datas diferentes.

Mês de nascimentoCrédito em contaSaque ou transferência
Janeiro29 de junho25 de julho
Fevereiro6 de julho8 de agosto
Março13 de julho22 de agosto
Abril20 de julho5 de setembro
Maio27 de julho19 de setembro
Junho3 de agosto3 de outubro
Julho10 de agosto17 de outubro
Agosto24 de agosto17 de outubro
Setembro31 de agosto31 de outubro
Outubro8 de setembro31 de outubro
Novembro14 de setembro14 de novembro
Dezembro21 de setembro14 de novembro
Fonte Caixa

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil