17°C 28°C
Uberlândia, MG

Negócios: Consultoria para Marketing Digital: informações que sua empresa precisa saber

Negócios: Consultoria para Marketing Digital: informações que sua empresa precisa saber

09/04/2019 às 09h09 Atualizada em 09/04/2019 às 12h09
Por: Vanessa Marques
Compartilhe:

A consultoria para Marketing Digital vem crescendo cada vez mais no mercado e auxilia diferentes tipos de negócios desde:

Continua após a publicidade
  • montar uma estrutura interna de marketing;
  • criar, lançar, medir campanhas digitais;
  • auxiliar na contratação de agências especializadas;
  • no desenvolvimento de estratégias digitais;
  • na utilização das ferramentas digitais;
  • na auditoria, e mais.

Muitas empresas ainda ficam em dúvida de quando contratá-los e de que forma isso ajudará nos negócios. O que elas devem ter em mente, é o crescimento exponencial do mercado digital em todas as áreas do comércio.

Todavia, para descobrir mais sobre o seu papel na sociedade atual, é importante entender o que seria seu objetivo e como ele se aplica na prática.

Afinal, você sabe qual o papel fundamental da consultoria de marketing para o crescimento da sua empresa e a expansão do seu negócio online?

Fique tranquilo! Nós preparamos um artigo completo para você. Pronto para lhe tirar estas e todas as suas outras dúvidas. Confira:

Continua após a publicidade

Qual o momento ideal para uma empresa contratar uma consultoria de Marketing Digital?

Para crescer no ramo digital e obter sucesso na mesma, é de suma importância que sua empresa esteja disposta a investir no mercado digital.

À partir de um pequeno investimento já é possível obtermos sucesso. Como também, executarmos projetos focados na captação de cliente, gerando ótimos resultados à sua empresa.

Claro, todo o projeto bem feito precisa de um tempo de dedicação. Bem como, um profissional que conheça a fundo todas as possibilidades de crescimento nesta área.

Tudo depende de quanto sua empresa deseja investir.

Continua após a publicidade

Entre para o mundo digital.

Migrar para o marketing digital nunca será um gasto. Sempre será um investimento para o crescimento e para o sucesso de sua empresa.

Mesmo o investimento mínimo faz valer todo um esforço. Quando você começar a sentir os resultados, nunca mais irá querer parar de investir!

É muito gratificante quando vemos diversos clientes compartilhando e elogiando nosso produto sem nós nem termos mencionados diretamente à pessoa.

Isso cria uma fidelidade e também o seu público.

O que analisar ao contratar uma Consultoria de Marketing?

Todo mundo já está ciente que ninguém mais depende apenas de emissão à comunicados na imprensa e atualizações no site, não é mesmo?

Estas “táticas” digitais já caíram por terra há alguns anos, mas diversas empresas continuam cometendo este mesmo erro.

Todo e qualquer profissional do ramo digital deve ficar atento às tendências que virão ano após ano.

Pois, o modo como lidamos com o marketing digital hoje, pode ser muito diferente nos próximos anos, por exemplo.

Para sua empresa obter sucesso, você precisa se certificar que os profissionais contratados estejam por dentro de mídias sociais, conversões, análises e outros diversos procedimentos digitais.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para você escolher a consultoria perfeita e para que ela lhe entregue o que há de melhor no marketing digital.

Vamos lá:

Expertise em SEO: Search Engine Optimization

Não adianta nada você produzir ótimos conteúdos para seus canais digitais e não conhecer as ferramentas necessárias para colocá-las a vista do seu público-alvo. Vamos lhe explicar o porquê:

O ideal é que a agência de marketing digital possa avaliar o seu site e mídias sociais.

Dessa forma, ela irá dar um parecer com recomendações significativas sobre como melhorá-los.

Este é o caso, por exemplo, de recomendar um conjunto de técnicas para o crescimento do seu site.

O que envolve desde a arquitetura, conteúdo, até usabilidade e palavras-chaves relevantes para o seu negócio que sustentem o posicionamento da empresa.

A partir dessas técnicas, o site pode ter um crescimento significativo e ainda trazer novos clientes para a marca!

É preciso lembrar que o Google trabalha com estratégias – e só o conhecimento em SEO pode proporcionar o conhecimento delas.

Pedir exemplos de outros clientes cujos resultados de SEO subiram sob a orientação do consultor de marketing digital também é um bom caminho para não errar na escolha.

Habilidades de pesquisa

Como falamos acima, uma consultoria para marketing digital deve apresentar exemplos de trabalhos que deram certo e também levar para o cliente, boas práticas em marketing digital.

Por exemplo, a consultoria pode auxiliar em estratégias que tragam bons resultados de ranqueamento orgânico nos mecanismos de busca.

Como é o caso de consultar as palavras que estão ranqueadas no Google e como sua marca pode aproveitá-las para obter melhores resultados.

Entretanto, acima disso, um bom consultor deve oferecer-lhe exemplos recentes do que está funcionando no mercado, concorrentes, e palavras-chave, além de experiência com ferramentas modernas de teste e análise.

Uma boa pergunta em uma entrevista com um potencial parceiro de marketing digital é:

“o que você pode me dizer sobre os meus concorrentes que eu não conheço?”

Conhecimento em marketing estratégico

Esse ponto precisa ser bem estudado ao contratar uma agência de marketing digital.

Muitas pessoas costumam analisar apenas, amostras de modelos de blogs, conteúdo em mídias sociais, e-mails e whitepapers. No entanto, o marketing estratégico não agrega apenas isso.

Segundo Kotler, professor de marketing internacional, o Planejamento Estratégico de Marketing é um plano que agrega diversas decisões específicas ao marketing. De modo a criar uma vantagem competitiva para a empresa que a adota frente às outras empresas.

Ou seja, é uma análise, planejamento, implementação e o controle de projetos formulados para propiciar trocas voluntárias de valores com o mercado-alvo, com o propósito de atingir objetivos operacionais concretos.

É preciso avaliar se a agência vai entregar seus serviços considerando o marketing estratégico, e não somente o plano operacional.

Conhecimento do negócio do cliente

Ao contratar um profissional para fazer o marketing digital da sua empresa, obviamente você vai procurar alguém que tenha conhecimento no assunto, certo?

Com uma agência de consultoria de marketing digital não é muito diferente.

Vamos explicar o porquê:

Se a agência já possui clientes do segmento do cliente, é um sinal que já tem um conhecimento do negócio ou se a metodologia de trabalho utilizada pela agência prevê imersões e entrevistas com os stakeholder internos e externos (executivos da empresa, parceiros e clientes da empresa).

Existem, também, muitas agências de consultoria de marketing digital que até não são especializadas na área. Entretanto, possuem profissionais altamente capacitados e valores rígidos quanto a se aprofundar no assunto do cliente e apresentar o diferencial do mercado.

Por isso, o ideal é verificar se a agência tem conhecimento do negócio do cliente ou então que possa mostrar, de forma contundente, como obterá esse conhecimento.

Posicionamento estratégico

Quantas empresas você vê por aí prestando apenas o serviço que lhes é proposto, mas sem estar envolvida com o crescimento do cliente?

Isso, infelizmente, é uma prática comum – mas que pode ser observado logo de cara!

Poucas pessoas fazem isso, mas analisar o posicionamento estratégico da agência pode garantir o sucesso da sua marca.

Isso porque poder contar com alguém que está preocupado com o crescimento da sua empresa e em implementar ações que estejam alinhadas com o atingimentos das metas do cliente é uma forma de elevar o padrão da sua marca e ter certeza que vai sempre se manter competitivo no mercado.

Afinal, não se trata apenas de entregar sites, conteúdos ou outras peças, mas de acompanhar e analisar todo o caminho que a empresa percorreu e para onde ela precisa ir.

Requisitos importantes

Além desta lista básica de habilidades, há outros requisitos menos tangíveis, e também importantes.

Por exemplo, quão acessível será o seu consultor? Você pode alcançá-lo rapidamente se houver uma emergência?

A agência de consultoria de marketing digital pode apresentar-lhe indicadores de ROI claros que medirão o nível de sucesso da sua marca?

O plano é flexível para ajustes caso seja necessário? Quanta transparência de informações sua empresa terá no processo?

Contratar uma agência de consultoria de marketing digital deve seguir requisitos rigorosos e a seleção feita com cuidado.

Afinal, à medida que a tecnologia alimenta a indústria, novas abordagens de marketing continuarão a ser desenvolvidas.

Embora seja importante saber como aproveitar oportunidades específicas, contar com uma empresa de consultoria para marketing digital que possua as habilidades específicas que podem ser aplicadas para ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos, ainda pode ser o melhor caminho!

Objetivos de uma consultoria de Marketing Digital

A Consultoria tem o objetivo para com a empresa de orientar quais os melhores investimentos a serem feitos no ambiente virtual.

Bem como, de detectar os problemas, aumentar o número de vendas, analisar as variações de gráficos e números que são encontrados nas mídias sociais. Para que possa transformá-las em informações úteis para futuras decisões.

Auxiliar a todos na sua empresa, os melhores caminhos a serem utilizados nas mídias online ou publicidade online.

Mas muita calma! Sua função não fica restrita apenas a isso, ela também irá analisar o concorrente e assim comparar certos aspectos.

A Consultoria irá ver também, o que pode ser melhorado. Supervisionando a contratação de um agência digital e/ou fornecedores individuais de serviços onlines para o projetos de marketing da empresa. Bem como, melhorando o posicionamento da empresa na internet, ajudando a evitar o desperdício de tempo e de dinheiro.  

Não podemos deixar passar que esse ramo exige profissionais qualificados e que conheçam o funcionamento da área, pois isso influencia diretamente no desempenho da empresa.

Essa habilidade não é adquirida rapidamente e por qualquer um que do dia para  noite resolva seguir essa área.

É necessário que a Consultoria reúna habilidades nas diversas áreas do Marketing Digital e aprenda a como exercer no dia a dia, para melhor guiar uma empresa.

A Consultoria também tem habilidade no suporte na área de negócio online, como:

Com todas essas informações captadas e o entendimento dos valores, missões, visões, objetivos e as indicações especificadas das mudanças a serem feitas na empresa. A consultoria montará um planejamento estratégico junto a todas as suas competências na área de Marketing Digital.

Lembrando que ela carrega consigo uma bagagem significativa, por não ficar preso a uma única empresa, o que facilita na criação de novas ideias e agiliza o processo.

Conhecimento em Marketing Digital

As mídias mais frequentes utilizadas pelo público atualmente são: Blog, Facebook, Linkedin, Instagram e Youtube.

Nesses meios, não é difícil que a sua empresa ingresse e realize alguns dos processos sozinha. Entretanto, a consultoria entra em cena quando a sua empresa tem a necessidade de atrair mais desse público das plataformas online.

Lembra quando foi dito que a consultoria faz análise do concorrente?

É exatamente isso o que ela vai fazer na plataforma.

Analisar o comportamento do concorrente, para ver seus pontos fortes e fracos, e qual mídia é a mais indicada pelo público da sua empresa.

O que chamamos de pesquisa de mercado.

Após fazer a pesquisa de mercado, a consultoria irá em busca do engajamento da página da empresa, mas como isso acontece?

Pode ocorrer de duas formas: paga ou orgânica.

A forma paga é quando se paga um valor específico para sua publicação alcançar um determinado número de pessoas.

Esses valores variam conforme o número de pessoas que você deseja alcançar. O famoso botão de promover que é encontrado em qualquer mídia. Entretanto, o canal de comunicação não irá enviar sua publicação para qualquer pessoa.

Por exemplo, o facebook conta com um algoritmo que analisa as postagens que cada usuário mais acessa e os seus interesses para mostrar no seu feed assuntos semelhantes.

Tráfego orgânico (SEO – search engine optimization)

  • Escrever conteúdo de qualidade e com frequência.
  • Ter conhecimento das boas práticas de otimização on-page e 0ff-page para que seu site tenha mais visibilidade no Google e atraia visitantes qualificados.
  • Saber gerenciar o conteúdo e o site. Geralmente saber trabalhar com um CMS como o WordPress por exemplo ajuda bastante.

Tráfego pago (PPC – pay per click)

  • Criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads, Instagram, Youtube, Linkedin, Waze ou qualquer outra plataforma que seja relevante para o seu negócio.
  • Analisar e otimizar campanhas em andamento.

Marketing de email

  • Criar campanhas de e-mail marketing.
  • Saber analisar os resultados de envios e propor melhorias.
  • Gerar relatórios que possam contribuir com a estratégia.
  • Dominar ferramentas de envio de e-mails.

Inbound Marketing

  • Conhecer e aplicar estratégias de inbound marketing.
  • Saber definir personas e criar conteúdos relevantes.
  • Criar fluxos de nutrição.
  • Criar landing pages.
  • Ter domínio de plataformas de automação (RD Station, Hubspot, Infusiosoft, SharpSpring, etc).

Redes sociais

  • Gerenciar diversos canais em redes sociais distintas (Facebook, Twitter, Linkedin, YouTube, Instagram, etc).
  • Produzir conteúdos que engajem e convertam.
  • Saber gerar e avaliar relatórios de desempenho em cada rede.

Web Analytics

  • Definir metas e KPI´s.
  • Elaborar relatórios para monitoramento.
  • Avaliar desempenho e mudar /ajustar estratégias quando necessário.
  • Ter domínio do Google Analytics.

Planejamento Estratégico:

A Consultoria utiliza do Planejamento Estratégico para avaliar alguns funcionamentos da sua empresa como:

  • Divulgação de produtos;
  • Modificar ou agregar novas ideias de marketing.

Muitas vezes até se descobre que um produto que estava tendo muito foco no marketing, não tem retorno muito bom ao contrário daquele outro que passaria despercebido.

Inclusive, descobre-se até que sua forma de divulgação estaria focando em uma parte do produto que não fosse muito atraente.

A famosa matriz BCG, que analisa todos os produtos da empresa que estão no mercado, serão lançados, estão estagnados ou serão retirados por não ter um bom retorno.

O planejamento também serve para separar e identificar os objetivos e planos de curto, médio e longo prazo a serem realizados.

Todavia, vale lembrar também que a consultoria é a responsável pelo planejamento estratégico, mas não é ela que executa as ações, para isso.

A Consultoria conta com uma extensa lista de sugestões de profissionais especializados em cada área que será necessária atuar e que estejam dentro do orçamento da empresa.

Ou seja, ela irá analisar e acompanhar os resultados do planejamento através dos resultados.

Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento, é o planejamento que cria aproximação da empresa com o cliente e potenciais clientes através de benefícios e comunicação.

Sendo assim, é Ideal que a empresa adquira um atendimento cativante para conquistá-los e seja criativa na elaboração dos benefícios para gerar fidelidade.

Para que o Marketing de Relacionamento gere resultados, ele precisa seguir algumas etapas, sendo elas:

  • Identificação dos clientes que fazem compras com certa regularidade;
  • Quais os que possuem relevância para o faturamento da empresa;
  • Construir banco de dados dos clientes (Obs.: esses bancos de dado sempre devem permanecer atualizados);
  • Através do banco de dados, a empresa produz campanhas e investimentos para criar a fidelização com os clientes;
  • Atendimento ao cliente de qualidade;
  • Pesquisas de satisfação do cliente;
  • Desenvolvimento de um programa de fidelidade e ações que incentivem o retorno;
  • Bonificação por planos de fidelidade;
  • Contato do cliente para transmitir informações como:
  • – ofertas
  • – lembrança de data de aniversário;  
  • Interações em redes sociais.

Resumindo, o plano de Marketing de Relacionamento está vinculado diretamente com a forma que a empresa está ligada com seus clientes.

Dessa forma, é possível conseguir um feedback, sobre quais as ações dos clientes na empresa, quais produtos estão fazendo mais sucesso e quais não estão dando retorno bom.

O sucesso do Marketing de Relacionamento só ocorre quando os clientes passam a falar positivamente dos produtos e serviços da empresa para outras pessoas, se tornando uma forma de propaganda.

Fonte: Alex Gallego


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
17°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

17° Sensação
1.55km/h Vento
68% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Qua 29° 18°
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 20°
Dom 29° 21°
Atualizado às 06h09
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,04%
Euro
R$ 5,51 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,43%
Bitcoin
R$ 361,807,70 -0,70%
Ibovespa
125,573,16 pts 0.36%