Negócios: Escolha por alavancar a sua carreira profissional!

0

 Em determinado momento de nossa vida é normal que surjam dúvidas, que apareçam inseguranças, e podendo inclusive ser essas dúvidas ou inseguranças relacionadas à sua carreira profissional, ao escolher qual será a sua profissão ou mesmo, em que campo é o melhor para empreender com qualidade e responsabilidade.

Dúvidas e inseguranças são dois pontos naturais que ocorrem em qualquer momento da vida, basta fazer um exercício de memória e lembrar, por exemplo, de quando você era jovem e iniciava em seu primeiro emprego – tenha sido ele em sua área de atuação ou não, como acontece normalmente com muitos profissionais que nem sempre começam no primeiro emprego com o que realmente gostam e logo direcionam essa carreira –, com certeza a insegurança e as dúvidas o rodearam desde o primeiro momento nesse trabalho.

Que seja ao aprender a função desse seu primeiro emprego, ao conhecer os novos colegas de trabalho que com certeza já tinham mais experiência do que você e mesmo assim você tenha se sentido pressionado – por si próprio muitas vezes – para que as expectativas da vaga fossem logo alcançadas, enfim, diversos são os pontos no início da carreira profissional que podem gerar essas dúvidas ou inseguranças.

E é justamente o que ocorre mesmo depois de mais velho, mesmo no momento de sua vida no qual você já tenha até certa experiência na sua função ou mesmo em sua carreira com todos os anos atuando, podendo ser na mesma empresa ou mesmo em outras no qual você já tenha trabalhado juntando sempre mais conhecimento e bagagem no currículo.

Dúvidas e inseguranças devem ser encaradas e não mascaradas através de desculpas ou mesmo de pretextos como ocorre em casos diversos. E caso isso ocorra diante de sua carreira profissional, passando por aquele momento de sua vida no qual você não se sinta mais valorizado e muitas vezes até ultrapassado – o que ocorre muitas vezes apenas dentro de sua própria cabeça –, encarar essas dúvidas e inseguranças passa a ser um fator primordial para seu crescimento. 

E nesse momento que surge a oportunidade de alavancar a sua carreira profissional, de torná-la ainda mais preparada e capacitada para aí sim voltar a ter a sensação de orgulho e de segurança diante de sua imagem profissional.

Ou então, ao tomar a importante decisão de ser um empreendedor e dar o passo inicial para isso, entendendo a importância de se contar com os parceiros necessários para que haja esse sucesso, como por exemplo, uma contabilidade transparente e que trabalhe com alto nível de qualidade com seus profissionais, auxiliando no que seja necessário nesse passo importante de empreender.

Escolha por alavancar a sua carreira enfrentando as dúvidas e inseguranças, e para isso, alguns pontos são cruciais para que esse passo importante seja dado.

Especialize-se e adquira habilidades

Uma das formas de sempre estar agindo em prol de sua própria carreira e de seus próprios conhecimentos é justamente buscando especializações e adquirindo sempre novas habilidades.

Para isso, basta fazer uma análise de seu próprio desempenho, de seus ambientes e sua empresa e aí irá aparecer a necessidade de habilidades e qualidades que se você se atentar poderão ser trabalhadas pensando justamente nesse ponto de que você mesmo possa supri-las.

A sua área de atuação provavelmente se analisada, inúmeras vertentes e possibilidades de se especializar irão surgir. E é justamente nesses pontos que você deve investir, pois serão esses os pontos que lhe tornarão um diferencial dentro da função estabelecida. Cursos de especialização poderão ser procurados, workshops e seminários mesmo de curta duração, porém ricos em conteúdo, treinamentos em determinadas funções novas que surgem – afinal todas as áreas estão em aprimoramento –, e dia após dia uma nova habilidade pode ser adquirida lhe deixando ainda mais capacitado dentro de sua área profissional.

Nunca diga “nunca”

Pensar em nunca dizer “nunca” não necessariamente lhe tira da razão de negar determinadas situações. Porém, nunca dizer “nunca” cabe ao ponto de credibilidade, o ponto de achar que nunca irá alcançar determinada meta ou objetivo. Cabe a esse sentido o de nunca dizer “nunca”. De até mesmo não acreditar no seu próprio potencial.

E cabe também no sentido de aprendizado, de proatividade, de que ao pensar em cada vez mais em fazer com que o seu lado profissional seja o mais capacitado possível, viver dizendo “nunca” não será de fato favorável. Isso pode te impossibilitar de aprender novas funções dentro da Organização, ou mesmo de aprender algo que será levado por toda uma vida.

Portanto, abdique-se desse vício nocivo para o seu crescimento profissional, deixe essa prática de lado e nunca diga “nunca”.

Há aqueles perfis profissionais que sempre dizem que “nunca” vão fazer isso ou aquilo, que “nunca” vão aprender ou se voluntariar para uma nova tarefa ou função, ou mesmo que “nunca” vão conseguir uma promoção. Óbvio que se mantiver esse pensamento e essa doutrina do “nunca”, nunca irá mesmo evoluir profissionalmente.

Se prontificar a uma nova função, ao aprendizado de uma nova tarefa ou mesmo se voluntariar a determinados campos que surgem dentro da empresa – como cursos, palestras, entre outros exemplos – no qual não tenha nada a ver com a sua função não só irá lhe favorecer ao ponto de abrir a sua mente para um novo aprendizado, mas também lhe dará uma imagem de profissional que busca novos aprendizados, proativo e que está interessado em adquirir novos conhecimentos, o que nunca é demais. Portanto, nunca diga “nunca” profissionalmente.

Caia, e levante-se mais forte!

É praticamente impossível dizer que em toda a sua vida pessoal nunca houve sequer uma única queda. Praticamente impossível, é claro que para aqueles que são honestos consigo mesmo. E ao considerar a vida profissional não é diferente.

Pode ser que algo que você desejava como que parte de um reconhecimento – uma promoção, uma indicação para um prêmio de desempenho, ou mesmo um simples e sincero “Meus parabéns” – infelizmente não veio. Porém isso não pode lhe abalar, não mesmo. Você deve levantar dessa queda ainda mais forte, e essa é a realidade mesmo que metaforicamente falando.

Diz aquele velho e conhecido ditado que, “dentro de um buraco pode haver uma mola que irá o impulsionar mais pra cima ainda”. Devem ser assim encaradas as quedas na vida profissional – e em todos os sentidos da vida, sejam em família, ou diante de alguma amizade, e até frente a uma decepção amorosa – e pode apostar, o sucesso a seguir, quando a queda é vista como um aprendizado, como uma nova chance de fazer ainda melhor da próxima vez, o sucesso a seguir virá quase que naturalmente.

Portanto aprenda com a queda, aceite-a e volte ainda mais forte. Nenhum homem deve mascarar o fracasso, e sim encará-lo de frente e tirar lições e aprendizados desse fracasso para da próxima vez ao tentar, deleitar o seu sucesso. Caia e levante-se ainda mais forte!

Jamais tenha medo de errar

Coragem. Essa é a palavra que aqueles que alcançam o sucesso e a satisfação profissional sempre levam em sua história. Coragem, principalmente ao empreender, ter coragem é um passo crucial para quem deseja ser um empreendedor de sucesso, sempre com a contabilidade de sua empresa dentro dos padrões e alcançando altos lucros, no qual possibilite garantir esse sucesso profissional. 

Coragem de acreditar e apostar em si mesmo, de ter uma ideia e não ter medo de arriscar ou de mostrá-la ao mundo, coragem de encarar as dificuldades e as limitações sempre visando a melhora de desempenho a fim de alcançar a perfeição, ou o mais próximo dela. Coragem, essa palavra é fundamental para quem deseja alavancar a sua carreira profissional sem medo de errar e de falhar.

É preciso especializar-se e adquirir habilidades, aprender que o “nunca” não existe para quem deseja alcançar algo, entender que uma queda pode ser essencial para que seu retorno seja ainda mais forte, e que não ter medo de errar pode ser a chave para o sucesso. 

Portanto, a habilidade de nunca dizer “nunca” evitará sua queda por medo de arriscar. Arrisque-se e alavanque a sua carreira profissional, afinal, coragem é para os fortes!

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!