O que as empresas têm a aprender com cenários de crise impostos por imprevistos, tais como o Coronavírus? Parafraseando Darwin, não é o maior negócio que sobrevive, mas sim aquele que responde mais rápido às mudanças, ou seja, que se adapta ao meio com agilidade e fornece soluções para enfrentar complexidades. Essa é a verdadeira disrupção.

A necessidade de isolamento para conter a propagação do Covid-19, por exemplo, culminou no fechamento temporário de empresas no País todo. As organizações mais bem adaptadas a essa situação – com operações de e-commerce, aplicativos e sistemas de gestão em nuvem -- reorganizaram suas estruturas internas e transferiram suas operações para o digital, suavizando os impactos da crise.

Vemos também que muitos players de tecnologia, com o propósito de solidariedade, desenvolveram rapidamente soluções para conter o avanço do coronavírus. Por outro lado, não adiantaria ter um projeto deste formato para ser desenvolvido em meados de setembro, quando o ápice da crise já tiver passado. No mundo da inovação, é necessário responder com agilidade para atender às demandas que nascem a todo momento. São essas empresas, ágeis, que têm maiores chances de sobrevivência diante às crises.

Fica claro que a Transformação Digital não é uma buzzword. Ter processos on-line e ferramentas disruptivas que apoiam o negócio deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou uma necessidade para sobrevivência do negócio. E fazer a Transformação Digital com abordagens analógicas também não trará resultado, pois são necessárias medidas disruptivas, como a adoção do paradigma low-code, que melhora a produtividade e proporciona redução de custos devido a menor estrutura de desenvolvedores. É hora saber lidar com a imprevisibilidade! Você está preparado?

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Por Ricardo Recchi é country manager da Genexus Brasil, desenvolvedora global de produtos para software baseados em Inteligência Artificial

GeneXus é uma plataforma de desenvolvimento software multiplataforma líder há mais de 25 anos, que permite adotar novas tecnologias rapidamente.