Muitas das dificuldades que são enfrentadas por muitos negócios, já foram vivenciadas por muitos profissionais e, alguns deles, com esse acúmulo de experiências prestam o que é conhecido como mentoria empresarial, um trabalho que ajuda os gestores a tomar as melhores decisões, a lidar com os momentos de crise que surgem, a enxergar oportunidades, ainda que em um cenário de adversidades.

Com minha experiência de mais de 35 anos na vida corporativa e à frente da MORCONE Consultoria Empresarial desde 2015, atuando também em mentoria empresarial online, hoje nesse artigo pretendo apresentar as vantagens desse tipo de serviço, ainda mais em um cenário complexo como esse que estamos vivenciando no Brasil e no mundo por conta da pandemia.

Para entender o que é mentoria empresarial, tome como exemplo a frase de Pedro Janot, primeiro presidente da Zara no Brasil e Conselheiro da Azul Linhas Aéreas: “Se eu soubesse o que sei hoje com 18 anos, amigo… Bill Gates ia ser pequeno para mim”. Segundo Janot, ter um mentor no início de carreira é como tomar um atalho do bem, o que não quer dizer que o empresário precise passar por absolutamente tudo o que o mentor passou, basta “pegar uma parte e aplicar”.

Mentoria empresarial online – alternativa principalmente em tempos de pandemia

O que gosto de frisar em relação à mentoria empresarial é que não se trata de um serviço de coach (que assume o papel de ajudar o empresário a chegar às próprias conclusões em si mesmo), o mentor lida com uma realidade em que precisa orientar o empresário com conselhos empresariais objetivos.

Outra diferença no serviço de mentoria empresarial para o coach é que durante o processo de mentoring, a ideia é que o empresário esteja disposto a ouvir sobre a experiência do mentor empresarial e que haja abertura para o aprendizado de tudo o que está sendo compartilhado.

Nesse momento que o Brasil e o mundo estão vivenciando devido à pandemia e o seu reflexo sobre a economia, muitas empresas já estão recorrendo a auxílio para conseguir lidar com a crise e sair dela, nesse cenário, a mentoria empresarial online é uma das alternativas mais recomendadas.

O atendimento é totalmente online (favorecendo nesse momento em que o isolamento é importante). O gestor apresenta o seu problema e o mentor empresarial atuará até a solução da questão, sem um prazo determinado, a mentoria termina quando o gestor acredita que o seu problema já teve o norte que ele precisava.

É um trabalho também diferente da consultoria empresarial, que apresenta uma proposta específica de um projeto como, por exemplo, o auxílio para melhorar os processos de produção e vendas. O mentorado discutirá principalmente sobre os desafios que está enfrentando e receberá por parte do mentor todo o suporte de que necessita, não apenas para o sucesso de sua empresa, mas também para o seu sucesso pessoal como profissional.

Esse, por exemplo, é um cenário em que muitos negócios estão enfrentando o medo e incertezas quanto ao futuro econômico e como poderão continuar no mercado. Muitas empresas não sabem o que fazer, se realmente precisarão demitir pessoas, se será indicado rever o processo de produção, renegociar com fornecedores, etc. E não se trata apenas das incertezas em relação ao futuro da empresa, mas esse também é um momento que acaba respingando sobre a autoestima do profissional, sobre a sua autoconfiança nesse cenário.

A mentoria empresarial online nesse cenário de pandemia, em que muitas empresas estão com medo em relação ao futuro do negócio, pode ser muito útil para apontar os caminhos que se deve tomar agora, antes que o problema econômico se agrave.

Esse contato do mentor empresarial também possui de certa forma, efeito terapêutico, em momentos difíceis que o empresário enfrenta profissionalmente e pessoalmente.

Muitas empresas infelizmente agravam a sua situação por esperarem o problema acontecer, quando na verdade, deveriam repensar as suas ações e tentar reverter a situação desfavorável antes que os reflexos sobre o negócio sejam irrefreáveis.

Contar com o apoio de um profissional experiente nesse momento pode ser decisivo para mudar a realidade de uma empresa, pode reverter um caso de fechamento de portas por não estar preparada para lidar com as incertezas da economia.

Esperar a crise se instaurar ou agir hoje para tentar mudar essa realidade? Tentar reverter o problema antes que se torne impossível é o melhor caminho a se tomar no momento. Tentar pegar um bote salva-vidas ou tocar o violino enquanto o navio naufraga?

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Por Carlos Moreira -- Há mais de 35 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria) e CCO (Diretor Comercial e de Marketing).