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Negócios: Preparando declarações de contabilidade durante a crise

Designed by @snowing / freepik

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O que aconteceu ao longo das últimas semanas e o que acontecerá nos próximos meses foi inesperado e ainda não é completamente compreendido.

A crise da pandemia é em primeiro lugar uma tragédia humana, obviamente, mas ela também mexeu com cada aspecto do mundo moderno, inclusive causando perturbações sem precedentes aos negócios.

À medida em que os efeitos da pandemia continuam a se desenrolar, políticas de saúde, negócios e governamentais estão mudando rapidamente a fim de responder a estes efeitos, e isto está criando um campo minado para empresas quando se trata de preparar declarações financeiras.

Revisite, reconsidere, remodele

A maioria das organizações deve ter tudo pronto para fechar as contas de 2019, mas elas ainda devem avaliar o impacto da crise sobre seus negócios e pensar sobre quaisquer riscos ou incertezas, assim como quaisquer ações de mitigação que possam precisar ser incluídas em declarações.

As empresas devem considerar seguir os seguintes passos:

2020 é quando o maior impacto será sentido em termos de contabilidade, e as políticas precisarão ser reconsideradas devido a pandemia. Uma variedade de ações terão que ser tomadas. 

Planejamento robusto

A lista acima não é exaustiva, e será necessário tomar passos para prever estes e outros muitos problemas.

Se ainda não o fizeram, as empresas devem criar uma força-tarefa para identificar as áreas mais afetadas pela situação. Este time deve ser multidisciplinar, já que esta questão não tem a ver somente com políticas de contabilidade, mas incorpora também um elemento legal, envolvendo contratos e cláusulas.

Estas forças-tarefa devem continuar a monitorar as partes afetadas da organização e mapear suas descobertas em relação a políticas de contabilidade, que podem ser cruciais no planejamento de futuros eventos de ‘cisne negro’. Também é importante pensar sobre o acesso a documentos – qualquer empresa que não possua sistemas de gestão de documentos ou documentação eletrônica em todas as localizações onde opera deve considerar como lidará com isso.

A escala desta crise não tem precedentes, pelo menos em nosso tempo de vida, e o impacto completo e consequências continuam desconhecidos. No entanto, o planejamento robusto e estar atualizado com os desenvolvimentos dará a você a melhor chance de começar com o pé direito.

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Por Emine Constantin, Global Head of Accounting and Tax da TMF Group

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