Neste domingo (26) de março, quase 12 mil prestarão exame para atuar como contador no Estado de São Paulo

EXAME DE SUFICIÊNCIA É OBRIGATÓRIO PARA EXERCER A CONTABILIDADE; NO BRASIL, SÃO MAIS DE 53 MIL CANDIDATOS



Neste domingo (23/3), das 9h30 às 13h30 (horário oficial de Brasília), mais de 53 mil bacharéis do curso de Ciências Contábeis de todo o país prestarão o 1º Exame de Suficiência de 2017. No Estado de São Paulo serão 11.757 bacharéis.



A aprovação no exame é o principal requisito para obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade e exercer livremente a profissão. No Brasil, somente os cursos de Contabilidade e Direito utilizam esse recurso para nivelar o mercado e para obtenção do registro profissional.



As provas serão realizadas em 14 cidades paulistas: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo (capital).



Os locais de prova estão disponíveis nos sites da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC – www.fbc.org.br), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC – www.cfc.org.br) e do CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – www.crcsp.org.br).



Serão exigidos dos candidatos os seguintes conteúdos: Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Princípios de Contabilidade e
Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil e Língua Portuguesa. Para ser aprovado, o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% da prova.
A relação dos aprovados será publicada no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO e divulgada nos mesmos sites em até 60 dias a partir da data de aplicação das provas.



PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE EM NÚMEROS
Atualmente, o Brasil possui 530.357 profissionais da contabilidade, incluindo contadores e técnicos em contabilidade. No Estado de São Paulo, este número é de 150.436.



SOBRE O EXAME
O Exame de Suficiência é estabelecido pela Lei n.º 12.249/2010 e regulamentado pela Resolução CFC n.º 1.373/2011. As provas são aplicadas pela Fundação Brasileira de Contabilidade.



SOBRE O CRCSP
O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) faz parte do sistema de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil. Também é prerrogativa da entidade o desenvolvimento dos profissionais. O Conselho existe desde 1946, em consonância com o Decreto-Lei n.º 9.295, que criou o Conselho Federal
de Contabilidade, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e normatizou a profissão contábil. Atualmente, o CRCSP tem mais de 150 mil profissionais registrados. Sua capilaridade em todo o estado está representada em suas 146 delegacias instaladas em cidades paulistas.

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Anúncios

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.