NFC-e e NF-e: Atualização para correção de problemas é publicada

Foi publicada uma atualização da NT 2020.005 (Versão 1.21) para correção de alguns problemas na NFC-e e na NF-e.

Notas fiscais são uma parte fundamental da vida dos empreendedores brasileiros, com elas se pode comprovar a prestação de um serviço, venda de produtos, e muitos outros tipos de operações.

As notas fiscais são uma parte importante de qualquer negócio, com o tempo e com o avanço da tecnologia surgiram as notas fiscais eletrônicas, cada uma cumpre com um objetivo diferente. Porém, como são notas eletrônicas, às vezes essas notas fiscais passam por uma atualização.

E é sobre isso que nós vamos te informar hoje, sobre a publicação da atualização da NT 2020.005 (Versão 1.21) que tem o objetivo de corrigir alguns problemas que estavam aparecendo na NFC-e e na NF-e.

Leias os próximos tópicos e se informe!

O que é a NFC-e

A Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) como NF-e, faz parte do SPED Fiscal e foi criada com objetivo de substituir a nota fiscal de venda ao consumidor (que era feita de maneira manual) e os cupons fiscais emitidos pelo Emissor de Cupom Fiscal (ECF).

A NFC-e deve ser emitida em cada operação realizada junto ao consumidor final, a NFC-e é um documento que geralmente é utilizado para operações no varejo.

O que é a NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) tem o objetivo de registrar as operações que envolvem a circulação de mercadorias, normalmente ela é emitida em transações entre pessoas jurídicas.

A NF-e veio para substituir a NF comum de papel, antes cada empresa tinha que ter um formulário aprovado pela SEFAZ e pré-impresso em uma gráfica, mas isso mudou com a Nota Fiscal Eletrônica.

Ou seja, ela armazena eletronicamente a circulação de mercadorias para a tributação e o que torna válido juridicamente a NFC-e é uma assinatura digital de quem a emite e da recepção pelo Fisco.

Atualização da NT 2020.005 (Versão 1.21)

A publicação da atualização da NT 2020.005 (Versão 1.21) teve o objetivo de corrigir alguns problemas que estavam aparecendo na NFC-e e na NF-e.

Com essa atualização foram corrigidos os seguintes problemas:

  • A descrição do campo N17c, vFCP foi corrigida;
  • A descrição da rejeição da regra 1C17-50 foi corrigida;
  • As regras NA15-10 e NA17-10 foram corrigidas para que não se apliquem a Notas Fiscais de Entrada;
  • Alterada a regra N17c-10 para não considerar CST 51.

Segundo o cronograma de Implantação o teste será feito no dia  20 de outubro deste ano e a produção será no dia 25 de outubro.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.