NIS: O que significa e como o trabalhador descobre qual é o seu?

A sigla NIS significa Número de Identificação Social. O documento está relacionado às pessoas que recebem ou não benefícios sociais do Governo Federal. 

Esse número também tem a função de assegurar os direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores.

Nesse artigo vamos explicar algumas características do registro.

Como podemos definir o NIS?

O NIS é um número de identificação dos cidadãos, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, composto por 11 dígitos. Com ele, as pessoas podem garantir benefícios sociais, trabalhistas e previdenciários.

Como esse número pode ser gerado?

Esse documento pode ser gerado de duas maneiras:  cadastramento das pessoas nos bancos de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS); no primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Como podemos diferenciar a inscrição no PIS e a inscrição no NIS?

A inscrição no NIS tem a função de identificar as pessoas que tenham ou possam ter direito aos benefícios sociais. Quando o cidadão passa a ter vínculo de emprego, o NIS é cadastrado no Programa de Integração Social, transformando-se em uma inscrição PIS. Portanto, uma inscrição no PIS é uma inscrição no NIS com dados sobre vínculo de emprego.

Quem é o responsável pelo cadastro do trabalhador no PIS?

É de responsabilidade do empregador fazer o cadastro do funcionário admitido, quando ele não possui inscrição no PIS ou tenha somente o NIS.

Como o trabalhador pode descobrir o número do NIS?

O NIS pode ser encontrado em documentos físicos e digitais. Confira a seguir:

Carteira Profissional de Trabalho 

O NIS pode ser encontrado na nova Carteira de Trabalho Digital pelo número do PIS/PASEP. 

Como ter acesso à Carteira de Trabalho Digital?

Ela pode ser acessada pela internet, basta baixar o aplicativo compatível com Android ou iOS.

Importante: Na Carteira de Trabalho antiga, esse dado normalmente era informado em um cartão da Caixa anexado ao documento.

Cartão Cidadão

O NIS/PIS também pode ser encontrado no Cartão Cidadão. 

É importante destacar, que a sequência numérica não inclui os números finais, separados por hífen.

Consulta do NIS pela internet

O NIS também  pode ser localizado pelos sites da Caixa Econômica Federal, Meu INSS e/ou aplicativo do CadÚnico. Confira a seguir.

Extrato do FGTS

Ele possibilita que o cidadão faça consultas do saldo e movimente a conta. Pode ser acessado pelo site da Caixa, ou pela plataforma FGTS. Dessa maneira, o trabalhador pode encontrar o NIS pelo CPF.

Como se encontra o NIS?

O NIS/PIS é uma das informações inseridas no extrato do FGTS, que traz o relatório de todo o montante recebido e referente ao mesmo titular.

Meu INSS

O NIS também pode ser consultado pelo CPF, através do Meu INSS, mas para que isso ocorra é necessário que o trabalhador seja cadastrado no Gov.br.

Como o trabalhador pode fazer esse cadastro?

Para fazer o cadastro é necessário clicar em “Entrar no gov.br” e selecionar um dos meios de identificação pessoal. Além do CFP existe o QR code.

Onde encontrar o NIS?

Depois de acessar o sitema, vários dados e serviços serão carregados. O NIS/NIT pode ser verificado ao clicar em “Meu cadastro”, no menu superior.

Importante: O Cadastro Nacional de Informações Sociais, também apresenta o NIS.

Como acessar o CNIS?

Para isso é preciso que a pessoa selecione “Extrato de Contribuição (CNIS)” e imprima o documento na versão completa. Em seguida o documento em PDF será baixado.

Meu CadÚnico

Os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal e usuários da plataforma Meu CadÚnico podem localizar o NIS pelo CPF.

Para isso é necessário que o usuário se identifique e selecione a opção “Consulta Cidadão”. Nele, as pessoas podem verificar os dados de suas famílias no CadÚnico.

Importante: O responsável pelo grupo familiar pode conferir o NIS dos outros integrantes

Comentários estão fechados.