Nome negativado: Descubra como resolver nome negativado indevidamente

Você sabia que o nome de uma pessoa pode ser negativado indevidamente? Esse tipo de erro é comum e pode causar muitos problemas para o azarado da vez.

A boa notícia é que existe solução para erros como este. É possível retirar do sistema a negativação feita de maneira indevida, mas antes de explicar como se livrar desse problema entenda o porquê disso acontecer e quais são as implicações do nome sujo

O que significa negativação indevida?

Ela ocorre quando o nome de uma pessoa é inscrito erroneamente em um dos órgãos de proteção ao crédito. 

Chama-se negativação indevida quando o indivíduo não possui dívidas ou pendências em aberto para que seu nome tenha sido negativado. 

Sendo assim, a pessoa tem o nome negativado de maneira injusta, sem ter cometido algum ato que justificasse a inscrição do nome. Normalmente, não há inadimplência, por isso, a pessoa que teve o nome inscrito injustamente poderá receber uma indenização. 

Apesar de poucos saberem, esse tipo de erro é bastante comum. Muitas pessoas acabam tendo seus nomes inscritos no Serasa ou no SPC por um erro da empresa que buscava inscrever a dívida nos órgãos de proteção ao crédito. 

A negativação indevida pode ocorrer também nos casos onde a pendência já foi saldada, ou quando ocorreu a renegociação da dívida e esta já foi paga. 

O nome pode ser negativado quando um serviço que foi cancelado continua registrando cobranças ou quando uma pessoa sofre um golpe como a clonagem do cartão de crédito

O nome negativado pode fazer com que uma pessoa tenha acesso restringido a serviços bancários como financiamentos e empréstimos, o mesmo pode ocorrer quando for realizada alguma análise de crédito.

Em alguns casos a pessoa pode ser impedida de assumir cargos públicos devido a negativação do nome. Isso costuma ocorrer para carreiras bancárias que mexem com finanças.

Como regularizar a situação?

Pode ocorrer de uma pessoa ter o nome negativo e nem ao menos ser notificada. Esse tipo de situação pode ser caracterizada como ilegal, a falta de comunicação ou notificação pode prejudicar a vítima da negativação indevida. 

É possível realizar a consulta do nome através das plataformas dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa ou o SPC. 

Caso for identificada a negativação indevida a vítima poderá entrar com uma ação judicial, a Justiça brasileira entende essa situação como danos morais. 

A negativação do nome pode criar situações constrangedoras e problemáticas para a vítima que pretende adquirir imóveis ou assumir cargos públicos. 

Para solicitar a indenização é necessário comprovar a negativação indevida, isso pode ser feito através da consulta nos sites dos órgãos de proteção ao crédito. 

Comprovantes de pagamento, boletos e recibos podem ser utilizados como provas para corroborar a solicitação de indenização por dano moral. 

Comentários estão fechados.