Nome negativado: entenda o que isso quer dizer e como resolver essa questão

Você já ouviu falar que alguém está negativado no SPC ou no Serasa? Pois bem, a pessoa negativada em algum órgão de proteção ao crédito encontra-se nessa situação pela falta de pagamento de alguma conta ou dívida.

Segundo o IBGE, 14,6 milhões de cidadãos estão desempregados, o número de inadimplentes tem crescido exponencialmente no país. 

Se você ainda não sabe o que é estar negativado e como isso acontece, continue a leitura e entenda agora mesmo o que esses termos do cotidiano querem dizer de fato. 

O que significa estar negativado com os órgãos de proteção ao crédito

O nome de alguma pessoa é inscrito no Serasa ou no SPC quando uma dívida deixou de ser paga e a data de vencimento já foi ultrapassada. 

Atrasar uma conta não implica necessariamente na inscrição do nome em um órgão de proteção ao crédito, isso costuma ocorrer quando o vencimento já passou a muito tempo. 

No Brasil mais de 60 milhões de pessoas estão negativas, infelizmente esse tipo de coisa dificulta e muito a vida do brasileiro. 

Quais são as consequências do nome negativado?

A negativação do nome implica que o consumidor não cumpre com suas pendências fiscais, dessa forma fica difícil conseguir usufruir de serviços financeiros como empréstimos, financiamentos e até mesmo o cartão de crédito pode acabar sendo limitado. 

A pessoa com o nome negativado não pode emitir talões de cheque, nem alugar algum imóvel, é quase impossível recorrer ao crediário principalmente quando ocorre a consulta do CPF. 

O que são os órgãos de proteção ao crédito?

O SPC, Serasa e o SCPC são algumas das empresas que atuam no Brasil na proteção do crédito, os serviços que elas prestam são bem similares, mas não querem dizer que são a mesma coisa. 

O Serasa, por exemplo, é composto por um banco de dados com o nome de pessoas com dívidas em aberto com instituições e entidades financeiras. 

Muitas dessas pessoas deixaram de efetuar o pagamento de cartões de crédito, empréstimos e cheque especial. 

Já o SPC e o SCPC tem como composição dos seus bancos de dados, os nomes de indivíduos que estão devendo lojas credenciadas. 

Quando alguém deixa de arcar com o pagamento de algum serviço ou bem disponibilizado por essas lojas credenciadas, acaba tendo o nome cadastrado em seus bancos de dados. 

Consulte seu CPF e salde suas dívidas

Descobrir se seu nome está negativado é bem fácil, basta fazer uma pesquisa pela internet, utilize o número do seu CPF para verificar nos sites das entidades protetoras de crédito. 

No caso onde foi consultado e existem dívidas em aberto, é preciso pagar as pendências para ter o nome retirado do banco de dados. 

Atualmente, o Serasa vem promovendo o feirão Serasa Limpa Nome, o evento acontece em parceria de várias instituições que concedem descontos únicos para que as dívidas sejam quitadas. 

O feirão vai até o dia 5 de setembro, mas ocorrem várias edições durante o ano. Basta ficar de olho no site do Serasa para aproveitar e renegociar as dívidas. 

Redator(a): Iana Filizola

Comentários estão fechados.