Normas Brasileiras de Contabilidade: Saiba absolutamente tudo sobre o assunto

icms

Para que todos os procedimentos contábeis sejam padronizados e os contadores se pautem pelas mesmas regras, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) regulamentou e classificou as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Continue a ler e entenda como funciona!

Classificação das Normas Brasileiras de Contabilidade

As Normas Brasileiras de Contabilidade estão baseadas na  Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1.328/11. Segundo o artigo 2º da Resolução, as Normas podem ser classificadas em dois grupos distintos:

1. Normas profissionais

Todas as regras e procedimentos gerais que precisam ser seguidas pelos profissionais da área contábil são determinados pelas normas profissionais durante o exercício da ofício.

2. Normas técnicas

As Normas técnicas, por sua vez, determinam as metodologias, os princípios e definições que devem ser observados e seguido para executar as funções do trabalho contábil.

Este conjunto de regras foi desenvolvido de modo a se aproximar o máximo possível às normas internacionais de contabilidade.

Continue a ler para conhecer as normas profissionais e técnicas mais profundamente.

 

Classificação das normas profissionais

Como mencionado, as normas profissionais determinam as regras gerais para o exercício da profissão. Podem ser classificadas da seguinte maneira:

Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) PG

NBC PG compreende todas as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas a todos os profissionais do segmento. A NBC PG é composta por:

  • NBC PG 100 – aplicação geral a todos profissionais da contabilidade (Código de Ética);
  • NBC PG 200 – aplicação aos contadores que prestam serviços (contadores externos);
  • NBC PG 300 – aplicação aos contadores internos (empregados);
  • NBCPG 12- R3 – aplicação à educação profissional continuada.

Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) PA – Auditor Independente

As disposições das Normas Brasileiras de Contabilidade PA são aplicadas ao segmento da auditoria independente e possuem cinco NBCs.

Este conjunto de NBCs está relacionado à autonomia, qualidade de trabalho, revisão externa da qualidade, especificações técnicas e etc.

  • NBC PA 01 – Refere-se ao Controle de Qualidade para Firmas (PJ ou PF) de Auditores Independentes.
  • NBC PA 290 R2 – Refere-se à independência nos trabalhos de Auditoria e Revisão.
  • NBC PA 291 R2 – Refere-se à independência em outros trabalhos de asseguração.
  • NBC PA 11 – Refere-se à revisão externa de qualidade pelos pares.
  • NBC PA 13 (R2) – Refere-se ao Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).

Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) PP – Perito Contábil

O conjunto de normas que devem ser aplicadas aos profissionais que atuam na área de perícia contábil estão determinadas na NBC PP.

Estas regras são classificadas em dois conjuntos:

  • NBC PP 01 – para peritos contábeis;
  • NBC PP 02 – refere-se ao exame de qualificação técnico para Perito Contábil.

Classificação das normas técnicas

Você viu acima que as normas profissionais apontam as formalidades do trabalho para os profissionais do segmento da contabilidade. Diferentemente, as normas técnicas referem-se às especificidades da execução das diversas funções dos contadores.

As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) TG compreendem:

 

Normas Internacionais de Contabilidade

Dissemos no início deste artigo que as Normas Brasileiras de Contabilidade foram baseadas nas Normas Internacionais de Contabilidade. Desse modo, vamos, agora, discorrer sobre elas.

As Normas Internacionais de Informação Financeira (IFRS, sigla em inglês que significa, International Financial Reporting Standards) formam o que conhecemos como Normas Internacionais de Contabilidade, cujo objetivo é a padronização dos procedimentos do segmento contábil entre os países.

A padronização dos processos é importante para que a interpretação dos dados financeiros se torne mais fácil entre os países (investidores ou gestores internacionais). No entanto, internamente, ao seguir os padrões internacionais de contabilidade, as empresas ganham maior confiabilidade em suas transações financeiras e em suas tomadas de decisões.

 

Como as Normas contribuem para o desenvolvimento da empresa

O primeiro fator que deve ser levado em consideração quando se constrói a relação entre as Normas Brasileiras de Contabilidade e o desenvolvimento de uma empresa, é que as regras permitem que as empresas operem em um nível de transparência excelente no que se refere às práticas de contabilidade.

Além disso, outro ponto que merece atenção é a possibilidade de interpretação das informações contábeis por todos os países. Esse fator é ainda mais relevante quando a empresa se expande internacionalmente e procura por investidores ao redor do mundo. A prática pode atrair capital estrangeiro.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original OITCHAU