Normas de Contabilidade: veja quais devem ser seguidas pelas empresas

0

As Normas Brasileiras de Contabilidade foram estabelecidas para regulamentar a profissão contábil no país. Elas foram criadas em 1976 e passaram por algumas alterações em 2006, levando em consideração a necessidade de serem estabelecidos padrões técnicos e éticos da profissão contábil.

Desta forma, também estão alinhadas alinhadas com as normas internacionais. Por isso, hoje vamos falar sobre a importância das normas e quais devem ser seguidas pelas empresas, a fim de garantir a sua regularidade.

Então, continue acompanhando esse artigo e veja as principais normas regulamentadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

‍Principais Normas 

Para que você entenda melhor, conheça a classificação das Normas Brasileiras de Contabilidade:

Normas profissionais: estabelecem as regras para a realização das atividades dos contadores, ficando da seguinte forma: 

  • NBC PG: são voltadas à contadores e profissionais da contabilidade, incluindo ainda quatro regras (NBC PG 100, NBC PG 200, NBC PG 300 e NBC PG 12-R3) que regulamentam a educação desses profissionais;
  • NBC PA: são regras que regulamentam as atividades praticadas por auditores independentes;
  • NBC PB: Trata- se de um conjunto de normas que regulamentam as atividades realizadas por peritos contábeis.

Normas técnicas: estão relacionadas às questões essenciais das atividades desenvolvidas pelos contadores, sendo assim, as normas técnicas são responsáveis por regulamentar situações da rotina contábil.

Dentre elas estão incluídos conceitos e procedimentos contábeis, como por exemplo:

  • Normas Completas: nelas constam as regras para relatórios, demonstrativos, contratos, dentre outras operações;
  • Normas simplificadas: são voltadas para as pequenas e médias empresas;
  • Normas específicas: regulamentam as atividades realizadas em entidades esportivas, setor público e cooperativo, dentre outras;
  • NBC TSP: são voltadas ao setor público e regulamenta contratos;
  • NBC TA: é utilizada para a regulamentação de auditoria contábil independente;
  • NBC TR: se referem às normas de informações contábeis históricas;
  • NBC TO: constituem normas que regulamentam informações não históricas;
  • NBC TSC: voltadas à serviços relacionados a contabilidade, como no caso dos demonstrativos; 
  • NBC TI: se trata de regras para organizar auditorias internas;
  • NBC TP: são conjuntos de normas que prevê o trabalho desenvolvido por peritos.
Contabilidade
Contadora

Normas Internacionais 

As Normas Brasileiras estão baseadas nas regras internacionais, para que fique padronizada a atividade contábil brasileiro. Desta forma, todos os profissionais podem compreender as informações contábeis das empresas, o que contribui para a expansão de corporações multinacionais.

Mas você deve estar se perguntando como essas regras contribuem para o desenvolvimento de sua empresa. 

Assim, ressaltamos que tais normas permitem que os negócios sejam operados com transparência, além de auxiliar na interpretação de qualquer profissional em qualquer país, o que pode influenciar diretamente quando existem investidores ao redor do mundo. 

CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia criada pelo Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946. Sua estrutura, organização e funcionamento são regulamentados pela Resolução CFC nº 1.370, de 8 de dezembro de 2011, e tem como objetivo normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil.

Isso é feito através dos Conselhos Regionais de Contabilidade. Atualmente, são 518.591 profissionais contábeis ativos no país, além de 74.507 organizações contábeis em todo o país.  

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Samara Arruda