18°C 28°C
Uberlândia, MG

Nota Fria: Saiba como evitar e quais as penalidades

Nota Fria: Saiba como evitar e quais as penalidades

16/03/2021 às 11h14 Atualizada em 16/03/2021 às 14h14
Por: Wesley Carrijo
Compartilhe:

A maioria das pessoas tem dificuldade em reconhecer quando uma nota fria é emitida, e isso é um grande problema, pois podem afetar diretamente sua empresa e te gerar bastante problemas.

Continua após a publicidade

Elas são geradas no momento em que se declara a prestação de algum serviço ou a venda de algum produto que nunca aconteceu.

É um ato bastante comum e geralmente ocorre quando se tem o objetivo de sonegar impostos, lavar dinheiro ou se proteger em esquemas de roubo.

Em nosso artigo, vamos falar  sobre o que é a nota fria e quais problemas e prejuízos podem trazer para você e sua empresa e como evitar esse tipo de problema.

A nota fria

Nada mais é que um crime onde a pessoa emite uma nota fiscal falsa. Geralmente se declara a prestação de algum serviço ou a venda de algum produto que nunca ocorreu.

Continua após a publicidade

Além da nota fria ser totalmente fraudulenta, outra modalidade deste mesmo crime é a nota calçada, que é basicamente a diferença entre a via do vendedor quanto a do comprador, seja em relação ao preço, descrição do produto, etc.

Com o uso da NF-e (Nota Fiscal eletrônica), esse tipo de crime ficou muito mais difícil de se aplicar, pois a certificação é certificada pela SEFAZ de sua cidade.

A nota fria também é usada para outros esquemas como repasse de propina para empresas de consultoria ou empreiteiras, que atuam de fachada utilizando os “laranjas” para emitir essas notas, assim justificando o envio de dinheiro, que na verdade é suborno.

Elas também são usadas para acompanhar esquemas de roubo, tipo, a empresa A envia a mercadoria para a empresa B, mas emite a nota em nome da empresa C e caso a empresa C não aja de forma rápida, vai acabar pagando multa e prestando contas à Receita, mesmo não participando desse esquema.

Continua após a publicidade

Também, caso a NF-e seja emitida com os itens errados, como por exemplo, a empresa pode ter inconsistência na conferência entre Notas x Estoque.

Caso chegue em sua empresa uma quantidade de produtos diferente do que está descrito na NF-e, pode acabar acarretando o fechamento errado.

Lembrando também que caso ocorra fiscalização do Governo em sua empresa e ele exija o XML da Nota e sua empresa não a possua, ela chegará terá que pagar multa por XML perdido.

Como descobrir se a nota fiscal é fria?

É feito através de checagens constantes das NF-es emitidas através do Portal da Nota Fiscal Eletrônica ou no site da SEFAZ de sua cidade e com isso o gestor consegue verificar se a nota emitida contra sua empresa está correta, assim informando ao FISCO sobre a ciência da operação, sua confirmação e também o registro das operações não realizadas e também o desconhecimento da mesma.

Uma maneira de se prevenir da nota fiscal fria é a empresa utilizar o desconhecimento da operação, assim sinalizando ao FISCO que algo está errado, se eximindo da responsabilidade em relação à transação constante da NF-e.

Mas lembre-se, o processo de checagem é bastante demorado, tomando muito tempo do setor fiscal de sua empresa, pois a consulta na SEFAZ é realizada nota por nota.

Que providência tomar quando descobrir a nota fria

O ideal é entender o que deve ser feito caso você encontre alguma NF-e emitida de forma indevida contra a sua empresa.

O ideal é verificar o nome do emitente em seu CNPJ, inscrição estadual, na descrição dos serviços e produtos, também a quantidade e valores envolvidos, de modo a ter certeza se isto fica de acordo com o que foi acordado.

É necessário também rejeitar a nota fiscal no SEFAZ por meio do Manifesto do Destinatário (MD-e).

Ele é um aplicativo online da Secretaria da Fazenda, utilizado para realizar manifestações sobre uma NF-e que foi emitida contra sua empresa.

Através deste sistema é possível registrar as seguintes ocorrências:

  • Ciência da emissão;
  • Confirmação de operação;
  • Desconhecimento da operação;
  • Operação não realizada.

O ideal é você colocar a ocorrência indicada é a “Desconhecimento da operação”, onde você informa aos órgãos fiscalizadores que não reconhece como verdadeira a operação descrita na NF-e.

Também tenha em mente que as outras empresas que você faz negócios e parceiros, sejam considerados empresas ativas, ou seja, um empreendimento que opera normalmente e que esteja de forma regular, seguindo as legislações tributárias e fiscais brasileiras.

Como evitar a nota fria?

O principal é você se lembrar que sua empresa deve estar com seus processos fiscais em dia.

A consulta e o monitoramento de suas notas é fundamental para se prevenir contra fraudes.

A transparência nos processos fiscais é o principal ponto que sua empresa precisa ter:

  • Consultas frequentes das NF-es: Para se prevenir de fraudes, você pode consultá-las para ter um acompanhamento detalhado das notas que são emitidas contra o seu CNPJ. Geralmente os softwares de emissão permitem essa busca detalhada por lotes, assim evitando a enrolação de trabalhos manuais. Também é possível realizar essa busca pela SEFAZ de sua cidade, só que é mais complicado.
  • Download do XML: Uma forma de prevenir esse problema na sua empresa é quando você tem os XMLs baixados automaticamente de todas as NF-es que foram emitidas contra sua empresa.
Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Quais são as penalidades da Nota Fria?

Ela pode ser enquadrada em diferentes tipos penais, dependendo da forma de como sua emissão é organizada.

De acordo com o Código Penal, o artigo 172 diz que é crime a emissão de fatura, duplicata de venda que não corresponda à mercadoria vendida ou de serviço prestado, tendo pena de 2 a 4 anos de prisão e multa.

Entretanto, geralmente o esquema de emissão de nota fria é acompanhado de criminosos sofisticados.

Muitos desses esquemas são projetados para transferir créditos ilegais de ICMS, assim como sonegar tributos federais.

Além da pena por crime, a sua empresa ainda pode sofrer sanções como:

  • Baixa ou inaptidão do CNPJ de ofício pela Receita Federal;
  • Cancelamento da inscrição Estadual;
  • Impossibilidade de participar de licitações;
  • Multas de 150% sobre o valor do tributo.

Com isso, dá pra se perceber que essa fraude não atinge só as grandes empresas, contanto que tenha CNPJ, tanto pequenos, quanto médios e grandes empresários podem ter problemas com a falta de atenção na organização fiscal.

Os prejuízos das notas frias

Não se sabe ao certo, pois sua contabilidade não é confiável devido a operarem na clandestinidade, sendo um motivo óbvio.

Como exemplo, em maio de 2018, a Receita Federal havia instalado 298 procedimentos fiscais contra as empresas que colaboraram com acionistas do Grupo J&F (dono da JBS). 

A empresa Rico Táxi Aéreo, por exemplo, foi citada como tendo emitido R$ 6 milhões em notas frias usadas para repassar propina.

Ou seja, o valor que circula em notas frias anualmente no país, atinge tranquilamente a casa dos bilhões de reais.

Transferindo a titularidade da nota fiscal

Como já falado, a nota fiscal fria ou emitida em nome de outra pessoa é considerada crime, sendo que quando esta nota é fiscal é autorizada pela SEFAZ, ela não poderá sofrer qualquer alteração ou modificação em seu conteúdo, pois vai invalidar a sua assinatura digital.

No entanto, algumas saídas são possíveis:

  • Algumas condições permitem o cancelamento da NF-e, através da geração de arquivo XML específico para esse meio. Da mesma maneira que a emissão de uma NF-e de circulação de mercadorias, o pedido de cancelamento de NF-e também deverá ser autorizada pelo SEFAZ.
  • Dependendo da ocasião, você também pode emitir NF-e complementar ou NF-e de ajuste, dependendo do caso.
  • Corrigir erros em campos específicos da NF-e através da CC-e (Carta de Correção Eletrônica), transmitida para a SEFAZ. Lembre-se que nesta modalidade, a emissão foi implantada na maioria dos estados e é obrigatória a partir de 01/07/2012, não sendo permitido o uso da Carta de Correção em papel que era normatizada no Ajuste SINIEF 01/07.

Software a seu favor

As notas fiscais falsas merecem atenção total em sua empresa, pois devido a minúcias e detalhes a gestão fiscal é um assunto complicado, então é fundamental saber como lidar com a situação para não ter problemas.

A emissão de Notas Frias podem ocasionar diversos problemas para sua empresa, podendo levar até para a cadeia, também causando graves prejuízos a sua empresa, levando a perdas irreparáveis.

Caso sua empresa receba notas frias, ela também pode ser penalizada pelo FISCO conforme a apuração de créditos tributários.

É extremamente importante que seu controle fiscal seja aprimorado a fim de prevenir e evitar esse tipo de fraude.

Conte conosco do Emitte, para estar protegido contra notas fiscais frias. com um investimento que cabe em seu bolso, tenha o melhor e mais completo emissor de notas do mercado.

Além de ser o emissor mais completo do mercado, com o Emitte você só paga pelo que usar, sem burocracia, basta inserir seu certificado digital e começar a emitir suas notas fiscais de uma forma simples e prática.

Layout intuitivo

Nosso layout é intuitivo. Basta você colocar as informações necessárias, lembrando de verificar se não esqueceu de colocar alguma informação essencial, assim garantindo 100% de acerto na hora da emissão.

Emita suas notas de onde estiver através do app Emitte para Android e iOS, além de contar com a opção de utilizar uma impressora bluetooth.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Fonte: Emitte

https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2021/02/emite.jpg
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

19° Sensação
2.31km/h Vento
93% Umidade
75% (0.69mm) Chance de chuva
06h24 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Sáb 28° 19°
Dom 27° 20°
Seg 28° 20°
Ter 29° 21°
Qua 29° 18°
Atualizado às 03h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,24 -0,03%
Euro
R$ 5,58 -0,07%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,43%
Bitcoin
R$ 359,806,12 +2,03%
Ibovespa
124,196,18 pts 0.02%