Chamadas
1 em cada 10 mulheres brasileiras são acometidas com a endometriose
Em 2021, mais de 26 mil atendimentos e 8 mil internações relacionadas à endometriose foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A doença, que ocorre quando fragmentos do endométrio – tecido que reveste a parte interna do útero- saem da região uterina, já atinge cerca de 8 milhões de mulheres no Brasil com sintomas que podem ser confundidos com cólicas mais fortes. Especialistas reforçam que dores e sangramentos mais intensos devem ser avaliados, além da prevenção anual.
O endométrio, ao se movimentar para além do corpo uterino, pode chegar aos ovários, intestino e até bexiga. A coordenadora do curso de Enfermagem do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Teresina, Mauryane Lopes, explica que a presença dessa mucosa fora das paredes do útero é confirmada por exames de imagem, como o ultrassom pélvico. “Essa ocorrência é bem mais frequente do que imaginamos. Muitas mulheres queixam-se de cólicas menstruais mais intensas, desconforto durante o sexo, dificuldade para engravidar e até alteração intestinal. Sentir dor não é normal, assim como sangramentos excessivos. Qualquer sintoma deve ser avaliado por um profissional especializado”, alerta a professora.
Ainda que não tenha cura, o diagnóstico tardio da endometriose torna-se um problema para a redução dos impactos da doença. A enfermeira reforça que, em razão dos sintomas serem confundidos com cólicas menstruais um pouco mais fortes, e pelos exames preventivos habituais também não serem específicos para o reconhecimento das lesões, as pacientes descobrem a enfermidade em estágios mais avançados. “Imaginem só, uma em cada 10 mulheres no Brasil ter a endometriose. E essas são as que iniciaram algum tratamento. Esse número pode se tornar maior e, quanto mais se demorar o conhecimento de um diagnóstico, mais a doença vai se espalhando pela região abdominal, podendo causar a infertilidade e obstrução das trompas, relacionados à questão anatômica prejudicada pelo endométrio. Então, é extremamente importante a consulta regular com um ginecologista ou profissional especializado na saúde da mulher. Assim, teremos grande possibilidade de detecção e o tratamento precoce”, finaliza Mauryane Lopes
Embora não haja cura, a endometriose pode ser descoberta precocemente e tratada para que não interfira nas atividades rotineiras da paciente. Já os tratamentos podem variar de situação para situação, levando em conta os sintomas, duração das dores e a idade da mulher.
Contabilidade4 dias agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
Reforma Tributária4 dias agoConheça as opções de tributação que a Reforma trouxe para as empresas do Simples Nacional
INSS5 dias agoBolso cheio: INSS divulga as datas de pagamento do mês de julho
Contabilidade4 dias agoComo a inteligência artificial está redefinindo a profissão contábil
Contabilidade4 dias agoO que configura crime fiscal e como manter a regularidade na sua empresa
Simples Nacional4 dias agoComo abrir seu CNPJ em 2026 sem erro ou dor de cabeça
Fique Sabendo4 dias agoSenado aprova pagamento de pensão alimentícia via Pix
Contabilidade3 dias agoECF: publicado o manual do leiaute 12 com novas tabelas dinâmicas


























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.