Em 2022, empresas deverão disponibilizar o PPP em formato digital. O documento é obrigatório no pedido da aposentadoria especial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Diante disso, o referido benefício poderá ser solicitado diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS. A plataforma, hoje, já conta com mais de 90 serviços referentes ao órgão.
O Perfil Profissiográfico Previdenciário, ou apenas, PPP, diz respeito a um relatório em que contém informações completas referentes ao ambiente de trabalho. O documento constitui todo o histórico laboral do trabalhador durante o período de atuação em uma determinada empresa.
Diante da digitalização do PPP, o pedido da aposentadoria especial ficará mais fácil, dado que os segurados poderão consultar e apresentar o documento através da plataforma Meu INSS.
Como brevemente introduzido, caberá aos empregadores disponibilizar o documento na forma digital. O prazo para a implementação desta regra, irá variar conforme a categoria da empresa.
Conforme o Ministério do Trabalho e Previdência até 2 de janeiro de 2022, cerca de 13 mil grandes empresas deverão digitalizar o PPP. Confira as datas limites estipuladas para outros tipos de empregadores.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Mín. 18° Máx. 32°