Ainda sem uma data cravada, o Ministério da Cidadania já anunciou que o crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil começará a ser disponibilizado neste mês de setembro.
No entanto, sem muitas informações precisas de quanto será possível pegar com o empréstimo, ou ainda quais serão as condições, ou bancos que vão liberar o novo crédito, muitas dúvidas acabam surgindo.
Dentre as principais dúvidas, a que os beneficiários interessados no empréstimo mais querem saber é até quanto será o valor máximo do empréstimo que será possível contratar.
É importante esclarecer não haver uma definição de qual será o valor que os beneficiários do Auxílio Brasil vão poder contratar com o empréstimo consignado.
Isso porque a lei não estabelece um valor máximo que os beneficiários podem contratar, mas sim o limite da margem de empréstimo consignado atrelado às taxas de juros e prazos para pagar.
Nesse sentido, quando as famílias forem contratar o empréstimo consignado, deverão se atentar nestes pontos em questão:
Isso porque, quanto maior a taxa de juros, maior será o valor a pagar e menor será o valor que as famílias poderão pegar.
Além disso, será preciso que as famílias identifiquem quantos por cento do valor do Auxílio Brasil elas vão querer comprometer com a contratação do empréstimo, limitados a 40% do valor que recebem mensalmente.
Vale lembrar que, mesmo limitado em até 40%, as famílias não são obrigadas necessariamente a comprometerem os 40%, podem comprometer, 10%, 15%, 20% e assim por diante da maneira que acharem melhor, e conforme as condições do crédito contratado.
Mín. 18° Máx. 32°