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Ofereça uma boa experiência para o cliente B2B

Ofereça uma boa experiência para o cliente B2B

27/11/2023 às 15h32 Atualizada em 27/11/2023 às 18h32
Por: Leonardo Grandchamp
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Imagem por @maks_lab / freepik
Imagem por @maks_lab / freepik

Muitas empresas e indústrias conseguiam ter uma atividade rentável “à moda antiga” até meados de 2019. Trabalhavam apenas com vendas físicas, fazendo a maior parte das negociações por telefone, por exemplo. Com a pandemia, houve a aceleração da transformação digital e a tendência é de que o processo avance ainda mais.

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Desse modo, as empresas passaram a adotar o modelo omnichannel – um dos pilares do e-commerce B2B e uma condição do mercado atual. De acordo com um levantamento do The Gartner Future Of Sales, até 2025, 80% das vendas de empresas para empresas serão feitas por meio digital.

Leia também: B2B: Um Ponto Cego No Mundo Do Marketing

Diante dessa realidade, oferecer uma boa experiência para o cliente B2B é ainda mais desafiador do que para o cliente B2C. Em sua jornada de compra on-line, esse público irá esperar maior flexibilidade, conveniência e segurança, de acordo com sua vivência como consumidor final.

Para auxiliar os negócios, listo algumas sugestões que podem proporcionar uma jornada de compra excelente.

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Leia também: Futuro Das Vendas B2B Vai Ser Híbrido!

Invista numa plataforma segura e estável

Existem muitas tecnologias que favorecem a compra de produtos on-line. Para negócios maiores, como é o caso das transações B2B, a Salesforce Commerce Cloud é muito indicada. A plataforma é desenvolvida no maior CRM do mundo. Assim, é possível adaptar as experiências de comércio para os compradores, além de maximizar as conversões.

Variedade de métodos de pagamento

Imagine a seguinte situação: o cliente fez uma compra expressiva em sua indústria e o valor total ficou tão alto que ele não conseguiu fazer o pagamento por meio do cartão de crédito. Hoje, as organizações já podem e devem oferecer aos clientes variedade de métodos de pagamento, o que contribui para o aumento das vendas digitais.

Além disso, é interessante que a empresa ofereça meios populares no B2C que possam ser usados para compras específicas. Um bom exemplo é o Pix, um dos métodos mais utilizados no e-commerce brasileiro.

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Atenção ao atendimento on-line

O digital permite modernizar as relações com os clientes, deixando a interação mais agilizada. Contudo, não significa que seu e-commerce vai disponibilizar um robô no atendimento, com frases prontas, sem nenhuma humanização. Por isso, proporcione a melhor experiência digital para o público B2B, com soluções robustas e personalizadas para cada modelo de negócio.

Por Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país, que ocupa 65% de market share no Brasil, com mais de 800 mil entregas feitas por ano

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