As redes sociais na contabilidade, cada vez mais, se tornam indispensáveis para o contador que deseja ter mais visibilidade, aumentar a sua carteira de clientes e, inclusive, que deseja se comunicar melhor com a sua audiência.
O mercado contábil é muito competitivo e o crescimento de um escritório envolve inúmeros desafios e, sem dúvidas, o principal deles é se destacar em meio à concorrência. Esse desafio parece ainda mais assustador quando o contador não entende muito bem ou não aplica as melhores estratégias de marketing dentro dos seus canais de comunicação.
Neste cenário, é muito comum se deparar com escritórios com mais experiência e orçamento que, por sua vez, estão muito à frente no mercado competitivo.
As redes sociais na contabilidade são como grandes vitrines de shopping. Ou seja, com milhões de usuários que estão à procura de entretenimento mas, também, de bons negócios. Por isso, é fundamental saber se posicionar bem nas redes, gerenciando a sua conta para conseguir tirar o melhor proveito do que as plataformas podem oferecer.
Além disso, também permitem uma rápida troca de informações, realizar pesquisas sobre serviços e produtos e acessar opiniões e experiências de outros clientes com determinada empresa, o que influencia ainda mais no uso dessas ferramentas pelos consumidores.
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Em qualquer canal digital utilizado para se comunicar com seus clientes, é importante ter uma conta que seja apenas da empresa.
Sendo assim, o primeiro passo para se beneficiar com o uso das redes sociais é separar a vida pessoal da profissional. Isso é necessário para mostrar profissionalismo, de forma que os clientes deem mais credibilidade para o seu negócio.
Além disso, é preciso compreender que sua página corporativa deverá conter apenas assuntos relacionados ao seu negócio. A impressão de uma empresa séria e profissional que presta um serviço de qualidade precisa ser passada nas postagens feitas. Isso faz com que seu escritório ganhe visibilidade e credibilidade.
Dica importante: No Instagram, acesse as configurações e escolha “alternar para o perfil comercial”.
De nada adianta estabelecer uma presença digital se o seu escritório não tem uma estratégia definida. Isso porque é preciso definir o que a empresa planeja ganhar com o uso das redes sociais, quais tipos de postagens ela fará para atingir esse objetivo e como ela avaliará o progresso.
Sendo assim, é importante estabelecer os objetivos e as metas que a empresa têm, de forma que tudo seja feito com base em um propósito, e não de forma aleatória.
É necessário entender que, apesar de muitas redes sociais terem uma característica despojada e informal, é preciso muita seriedade, conhecimento e tempo para utilizá-las da maneira correta. Por isso, considerar contratar uma empresa especializada em serviços de marketing digital pode ser o ideal para atingir os objetivos do seu negócio.
É necessário conhecer o seu público e quais as necessidades ele tem para que sua estratégia de marketing seja mais assertiva. Nas redes sociais, isso não é diferente.
Dessa forma, é possível produzir conteúdos que sejam relevantes e atrativos para os clientes, além de saber os horários certos para postar visando o maior engajamento do seu público-alvo. Isso é importante para que sua empresa obtenha maior visibilidade e credibilidade, já que os conteúdos produzidos são feitos exclusivamente para seu público.
Além disso, quanto mais assertivas forem as publicações, maiores serão as chances de conversão de novos clientes e seguidores.
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Ter um perfil nas redes sociais que não seja atualizado constantemente é a mesma coisa que não estar presente no mundo virtual.
Isso porque para garantir a visibilidade e a relevância, é preciso estar disponível para responder às demandas dos clientes. Mantendo a interação e o fluxo de informações de maneira constante. Engajamento e interação são fundamentais. Assim, atrai mais visibilidade para sua página e, consequentemente, pode ganhar clientes que se sentem valorizados.
Além disso, responder às dúvidas, sugestões e reclamações faz com que os usuários também sintam que a empresa se preocupa com a satisfação deles e buscam soluções para resolver seus problemas.
Uma tendência que tem se mostrado bastante efetiva na maneira de como captar clientes para contabilidade é a criação de um blog com assuntos de interesse de seus clientes.
Para que isso funcione adequadamente, é preciso que se usem ferramentas na internet. Que descubram quais as palavras-chave que seus clientes mais usam em buscas no Google e que estão relacionadas ao seu negócio. Depois, cria-se um artigo sobre esse assunto.
Uma estratégia com alta capacidade de gerar resultados positivos é a produção de vídeos. As redes sociais são cada vez mais compostas por vídeos, como Reels e TikTok, que são virais.
Para saber se sua estratégia está dando certo, é necessário olhar atentamente os resultados. Isso é importante para verificar os pontos de melhoria, além de identificar o que pode continuar sendo feito.
Nas redes sociais, avaliar qual está sendo o alcance de suas publicações e qual é a taxa de engajamento dos usuários é determinante para atingir os resultados que se deseja.
Além disso, as ferramentas de monitoramento ajudam a obter informações relevantes sobre seus clientes — como o tempo de uso das redes, localização, etc. Isso ajuda a produzir conteúdos cada vez mais relevantes e assertivos.
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