Não tem segredo para aprender como se cadastrar no gov.br – o site do governo: você faz tudo por computador ou aplicativo de celular em alguns minutos e pode usar o mesmo login para acessar várias ferramentas públicas, inclusive para conferir detalhes do seu Imposto de Renda.
O gov.br é uma plataforma digital que centraliza as informações dos cidadãos e deixa vários daqueles processos burocráticos ligados à Receita, ao INSS e até a programas estudantis mais fáceis de resolver.
Se você não quer perder tempo com filas e prefere resolver tudo online, sem sair de casa, ou se precisa de ajuda da tecnologia para diminuir as dores de cabeça buscando a solução para alguma questão importante, continue lendo este artigo!
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Seja bem-vindo(a) ao seu guia completo de registro no gov.br.
A sua conta no gov.br vai ser a maneira de acessar vários serviços públicos por meio digital – ligados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à Receita Federal, principalmente detalhes do seu Imposto de Renda, por exemplo –, e documentos, como a carteira de trabalho e a carta de motorista.
Em vez de ir presencialmente a agências, preencher cadastros e levar documentos para provar que você é você mesmo(a), com uma conta na plataforma oficial do governo brasileiro dá para fazer quase tudo por computador ou por aplicativo de celular.
Os únicos requisitos para fazer cadastro no gov.br são ter um endereço de e-mail que você consiga acessar ou um telefone celular em funcionamento, além de fornecer seus principais dados pessoais, como número do RG e do CPF.
Siga para o próximo tópico e aprenda como funciona todo o processo.
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Para fazer o seu cadastro, entre no portal do site gov.br, busque pelo botão para se cadastrar e siga as instruções, preenchendo seus dados com bastante atenção.
O passo a passo detalhado está no próximo tópico.
A depender das opções que você escolher durante o processo, sua conta terá um nível diferente de segurança – bronze, prata ou ouro –, mas esse é um assunto a ser tratado um pouco mais adiante.
Acompanhe as etapas a seguir e você terá seu cadastro concluído da melhor forma ao terminar!
Uma vez tendo o cadastro concluído, sinta-se à vontade para usar a plataforma para verificar, dentre outras coisas, sua situação como contribuinte – e para receber sua restituição do Imposto de Renda.
Siga os mesmos passos informados para cadastro no gov.br para receber restituição: entre no site e clique em “Entrar com Gov.br”. Quando você informar o seu CPF, o sistema já vai entender que existe um cadastro em seu nome e pedirá a senha.
Uma vez tendo acessado o seu perfil na plataforma, vá até a opção do menu, na barra lateral esquerda, que indica “Meu Imposto de Renda”, e confira a situação das suas últimas declarações. |
Saiba que a restituição vai automaticamente para a conta bancária que você registrou na entrega da declaração, sempre de acordo com as datas dos diferentes lotes definidos pela própria Receita Federal.
Quando isso não acontece, a dica é buscar ajuda junto ao Banco do Brasil no mesmo ano de envio da declaração ou junto ao Fisco se já tiver passado mais de um ano de quando depósito deveria ter entrado – para receber restituição de anos anteriores ou não resgatada da rede bancária.
O processo para cadastrar o acesso pelo aplicativo meu gov.br é praticamente o mesmo, mas você precisa baixar o app na loja do seu celular.
E todo mundo que já possui uma conta na plataforma ou no app, mas necessita mudar de telefone, endereço ou e-mail, precisa manter os dados atualizados.
Após fazer seu login no site, você pode acessar a opção “Dados Pessoais” no menu principal para mudar algumas informações do seu cadastro. Faça o login e clique no botão contendo sua foto ou uma imagem padrão simulando uma foto, que vai estar no canto superior direito da tela.
Um menu suspenso vai aparecer e a opção de “Dados pessoais” estará dentro dele. Clique nela. Se o site pedir autorização para ver suas informações, aceite e clique em “Continuar”.
Na próxima página, você poderá alterar e-mail, celular, endereço e cadastrar uma foto.
Para mudar sua senha, vá até “Segurança da Conta” no mesmo menu, área na qual você também consegue habilitar a famosa “verificação em duas etapas” – mais uma garantia de segurança –, checar o nível da sua conta e todos os dispositivos conectados a ela.
Não está conseguindo acessar? Calma que tem jeito! A seguir, aprenda a recuperar sua senha de quatro maneiras diferentes.
Você pode recuperar sua senha fazendo reconhecimento facial no aplicativo do gov.br para celular, pelo seu banco, por e-mail ou por SMS, nessa ordem de prioridades. A plataforma exige que você tente a recuperação de maneiras mais seguras antes de chegar às menos seguras e mais simples.
E não vá pelo caminho mais fácil sem pensar bem antes: dependendo da escolha, sua conta pode ser rebaixada de nível e isso acaba impedindo o acesso a alguns dos serviços.
Depois de fazer uma nova senha ainda vai ser possível aumentar o nível da conta, a dica acima é só para você evitar ter que executar um novo processo! Se quiser garantir o “ouro” sem complicações, experimente recuperar a senha fazendo o reconhecimento facial, que é a maneira mais segura.
O reconhecimento facial usa a câmera do seu celular para verificar se é você mesmo(a) tentando recuperar sua senha no gov.br. Para fazê-lo acontecer, siga exatamente o que está descrito abaixo.
Assim que sua identidade for verificada, é só voltar para o computador e criar uma nova senha. Outra opção é fazer a recuperação usando seu internet banking, assim como acontece no cadastro inicial.
Caso você não consiga realizar o reconhecimento facial, clique em “Recuperar senha de outra forma”, e o site vai oferecer a você a opção de fazer o processo usando sua conta bancária.
Não encontrou o seu banco na lista? Esqueça essa alternativa e siga por e-mail ou SMS.
Depois de recusar a recuperação por reconhecimento facial e internet banking no site do gov.br, clique em “Recuperar de outra forma” (a opção estará na tela em que aparecem todos os bancos através dos quais dá para fazer a recuperação por internet banking). Você vai tentar executar o processo por e-mail.
Ainda nada? Tente por SMS.
A última maneira – e menos segura – de recuperar sua senha no gov.br vai ser recebendo um código de SMS pelo seu celular. Verifique se você tem sinal antes de continuar, para receber a mensagem sem problemas.
O formato é bem parecido com a recuperação por e-mail: informe os dados, espere receber um código – dessa vez, por SMS – transfira o código para o campo que deve ser preenchido no site e crie uma nova senha.
Como as duas últimas opções não são tão seguras, já que alguém pode ter acesso ao seu e-mail ou celular sem que você saiba, não custa reforçar o alerta de que é possível que sua conta do gov.br volte para um nível menor de segurança.
Caso isso aconteça, você vai precisar revalidar seu reconhecimento facial e/ou sua biometria, procurando por “Aumentar o nível” na primeira tela do aplicativo ou na página inicial da sua conta no site.
E você já leu algumas vezes sobre esse negócio de nível no decorrer deste artigo, não foi? Finalmente, entenda o que ele quer dizer e qual a importância de ser bronze, prata ou ouro para a segurança da sua conta.
Uma conta no gov.br pode ser classificada por um dos três níveis: bronze, prata ou ouro. Eles representam a segurança dos dados do cidadão cadastrado, e, quanto mais alto o nível, mais serviços ficam disponíveis para essa pessoa.
A tabela abaixo explica melhor cada um.
Níveis de conta no gov.br | |
Bronze | Classificação: mais básico Permite: login em outros sites que exijam cadastro no gov.br e realização de prova de vida do INSS Como alcançar: através do cadastro online no gov.br usando apenas dados básicos ou pelo cadastro presencial em agência do INSS |
Prata | Classificação: intermediário Permite: visualizar carteira de documentos digitais, utilizar serviço gratuito de assinatura eletrônica, habilitar verificação da conta em duas etapas Como alcançar: validando a conta através do reconhecimento facial, tendo biometria já registrada e carteira de motorista recém-feita ou atualizada, utilizando dados bancários para o cadastro no gov.br |
Ouro | Classificação: mais segura Permite: acessar todos os serviços disponíveis para cidadãos, tanto no site quanto no app gov.br Como alcançar: fazendo cadastro com validação biométrica no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou utilizando certificado digital |
O fato de você ter uma conta ouro não significa que os seus dados estarão sempre 100% protegidos, assim como o fato de uma conta estar no nível mais básico, o bronze, não quer dizer que não tenha nada que possa ser feito para aumentar a proteção das informações nela contidas.
Evite problemas seguindo as próximas (e últimas) dicas!
A maioria dos problemas com contas online acontecem porque a pessoa responsável por elas não segue as regras mais básicas de segurança, como guardar a senha em um lugar seguro, verificar se está no site correto antes de fornecer as informações, habilitar a verificação de duas etapas e encerrar as sessões de login depois de fazer o que precisava.
Evite problemas seguindo estas orientações!
O problema mais comum de quem usa o gov.br com pouca frequência é esquecer a senha e, como o próprio sistema exige que ela tenha letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais para ser mais forte, geralmente fica difícil escolher uma fácil de lembrar.
Anote a sua e guarde-a em lugar seguro, que pode ser um aplicativo específico para isso, um caderno ou uma agenda aos quais só você tenha acesso.
Evite enviar senhas por e-mail, anotar em arquivos do computador ou no bloco de notas do celular. Do contrário, caso você seja furtado(a) ou hackeado(a), vai dar, de bandeja, todas essas informações aos criminosos.
Antes de digitar qualquer informação, independentemente do site que você estiver acessando, verifique se ele é seguro, evitando cair em um golpe muito comum, chamado de “phishing”, aplicado por quem quer roubar contas na internet.
Nessa tática, o golpista cria um site falso e idêntico (ou quase) ao oficial. A pessoa acessa a página e, sem se certificar de estar mesmo onde gostaria, digita suas informações para fazer o login, enviando-as diretamente para quem planejou roubá-las.
Quer fugir da possibilidade de ser vítima de “phishing”?
Sempre clique no cadeado ao lado do endereço do site no seu navegador e verifique se a conexão é segura ou digite exatamente o endereço que você quer acessar direto na barra de navegação.
A verificação em duas etapas já é utilizada por vários aplicativos para dar mais segurança ao usuário, inclusive na página e no app do governo, e o princípio dela é bem simples: sempre que um cidadão tentar fazer login no gov.br, um código vai ser mandado para o seu celular, e-mail ou outro meio escolhido e deverá ser informado para haver liberação do acesso.
Habilite o recurso para que, mesmo que alguém tenha a sua senha, não consiga acessar a conta sem que tenha, também, o seu celular em mãos. Faça login, vá até o menu, selecione a opção “Segurança de Conta”, depois “Verificação em duas etapas” e, por último, clique em “Habilitar verificação de duas etapas".
Outra maneira simples de tornar seus acessos mais seguros é finalizar corretamente cada sessão sempre que terminar de utilizar o site ou aplicativo, principalmente se você estiver neles em um computador de uso coletivo, como os de um escritório, de uma faculdade ou de uma lan house.
Para encerrar as sessões:
Chegou até aqui, conseguiu fazer tudo o que precisava e ainda conferiu detalhes da sua restituição? Maravilha! Quer evitar depender de um dinheiro que demora a cair no ano que vem? Adiante-se e conte com uma plataforma de antecipação de restituição online para garantir o recebimento de um jeito fácil, rápido e seguro.
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