Sem categoria
Governo Federal pode extinguir saque-aniversário do FGTS
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou no dia 27 de fevereiro, que irá apresentar ao Congresso Nacional uma proposta para extinguir o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O texto, segundo ele, deve ser apresentado em formato de Medida Provisória – com efeito, imediato.
O saque-aniversário do FGTS foi implementado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), em 2019, e permite ao trabalhador receber anualmente, opcionalmente, parte do saldo da conta no mês de aniversário.
Ao escolher retirar os recursos, o trabalhador perde o direito de sacar o valor total da conta em caso de demissão sem justa causa.
Leia também: https://www.jornalcontabil.com.br/busca/noticias/saque-anivers%C3%A1rio+do+FGTS+
Apesar de o saque-aniversário contar com mais de 29 milhões de cadastrados, Marinho critica a modalidade desde que assumiu o cargo no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ele alega que os resgates anuais podem prejudicar os trabalhadores em casos de demissão e desestimular investimentos, em especial o da aquisição da casa própria.
“Uma das funções do FGTS é trazer a proteção ao infortúnio do desemprego, o cidadão que aderiu ao saque aniversário, criado no governo anterior, não pode sacar o seu saldo, sendo que o FGTS foi pensado como uma poupança para protegê-lo do desemprego. Casado com isso, está habitação e infraestrutura”, disse Marinho.
Reforma Tributária4 dias agoConheça as opções de tributação que a Reforma trouxe para as empresas do Simples Nacional
Contabilidade4 dias agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
Contabilidade4 dias agoComo a inteligência artificial está redefinindo a profissão contábil
Contabilidade4 dias agoO que configura crime fiscal e como manter a regularidade na sua empresa
Imposto de Renda3 dias agoEvite multas: veja as regras e novidades da Declaração do ITR 2026
Contabilidade4 dias agoECF: publicado o manual do leiaute 12 com novas tabelas dinâmicas
Simples Nacional4 dias agoComo abrir seu CNPJ em 2026 sem erro ou dor de cabeça
Contabilidade3 dias agoFGTS Digital ficará indisponível para manutenção
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.