Sem categoria
EFD-Reinf: novas funcionalidades disponíveis no Portal Web

A EFD-Reinf é utilizada por pessoas jurídicas e físicas em complemento ao eSocial, e tem por objetivo a escrituração de rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda, Contribuição Social, entre outros.
Em 2024, algumas mudanças significativas entram em vigor, impactando diretamente as obrigações das empresas e exigindo atenção e preparo por parte dos profissionais contábeis.
Para auxiliar os usuários do e-CAC que utilizam o portal web da EFD-Reinf e que estejam com dificuldades em encontrar eventos que originaram determinado código de receita no totalizador enviado à DCTFWeb, principalmente os órgãos públicos que não necessariamente precisam ter a raiz do estabelecimento igual à do declarante, foi retirada a obrigatoriedade do campo “Estabelecimento” na funcionalidade “Listar eventos enviados ou em rascunho” em “Visualizar pagamentos/crédito” da opção de menu “Rendimento pagos/Creditados (Série R-4000)”.
Assim, deixando o campo em branco é possível identificar eventos que tenham sido enviados de forma equivocada para determinados estabelecimentos, e que o usuário eventualmente desconheça.
Foi disponibilizado também um relatório demonstrativo de fechamento que visa auxiliar na conferência dos eventos periódicos enviados ao sistema em determinado período de apuração. O relatório pode ser gerado após o fechamento do mês realizado exclusivamente pela aplicação WEB no eCAC, tanto da série R-2000 quanto da R-4000, e baixado acessando a tela do “Totalizador” e clicando em “Relatório do fechamento (PDF)”.
Por fim, assim como já havia para os eventos R-4010 e R-4020 na listagem do “Visualizar pagamentos/créditos”, os eventos R-4040 e R-4080 passam a contar também com a funcionalidade de copiar eventos, que pode ser utilizada para facilitar a inserção de eventos com informações repetidas ou que se assemelham alterando, por exemplo, o período de apuração ou a fonte pagadora.
Qual o prazo de entrega da EFD-Reinf?
A EFD-Reinf se refere a eventos mensais, sendo que esta obrigação deve ser entregue até o dia 15 (quinze) do mês subsequente aos que se refere à escrituração. Portanto, ocorrendo o evento no mês de abril , a empresa deverá entregar a EFD-Reinf até o dia 15 do mês de maio.
A IN n. 2.043/2021 concede prazo diferente para as entidades prestadoras de espetáculos desportivos, pois, neste caso, a entidade poderá enviar a EFD-Reinf no prazo de até 2 anos após a realização do espetáculo.
Fique Sabendo5 dias agoGoverno lança novas regras para o crédito do trabalhador com garantia do FGTS
Fique Sabendo5 dias agoAlerta para fraudes em consultorias tributárias e reforço nos limites da compensação de impostos
Contabilidade5 dias agoMicroempresas assumem a liderança no ranking de conformidade do Fisco
Contabilidade5 dias agoProfissionais contábeis são convocados a moldar novo modelo nacional de controle interno
CLT5 dias agoGoverno veta totalmente projeto do “Contrato do Primeiro Emprego”
Imposto de Renda5 dias agoReceita abre consulta ao 2º lote de restituição do IR na terça-feira (23)
MEI4 dias agoGoverno vai propor aumento do limite do MEI para até R$ 130 mil, mas descarta mexer no Simples Nacional
Fique Sabendo4 dias agoReforma do Código de Trânsito pode ser a maior mudança na legislação desde 1997. Votação está marcada para julho




























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.