13°C 27°C
Uberlândia, MG
Publicidade

Como usar a Inteligência Artificial para fidelizar clientes?

A IA torna possível a otimização de estratégias de fidelização e atendimento personalizado

23/05/2024 às 17h01 Atualizada em 23/05/2024 às 18h26
Por: Mariana Santos de Freitas Fonte: Por Everaldo Biselli
Compartilhe:
Como usar a Inteligência Artificial para fidelizar clientes?
Como usar a Inteligência Artificial para fidelizar clientes?

Gradualmente, a inteligência artificial (IA) deixa de ser ficção científica para se tornar uma realidade cotidiana nas empresas. Com a sua popularização, aplicações são adotadas pelas companhias e consumidores em suas mais diversas vertentes. A adoção do método para fidelização de clientes é a principal delas.
 

Continua após a publicidade

Uma das maiores vantagens da IA é a sua ampla aplicabilidade. A tecnologia oferece uma variedade de abordagens personalizadas para atender a diferentes necessidades e demandas. Isso viabiliza a otimização de estratégias voltadas para a fidelização e o atendimento personalizado.
 

É importante ressaltar que aumentar as vendas nem sempre tem relação direta com a aquisição de novos clientes. Uma empresa pode obter um faturamento recorrente por meio dos clientes já fidelizados. Um caminho eficaz para atingir esse objetivo é a implementação de soluções baseadas em inteligência artificial.
 

É possível atribuir uma experiência diferenciada e customizada para o cliente trabalhando de maneira muito mais eficiente os dados e informações internos e externos, tornando real compreender o mercado e o comportamento do público de forma coletiva e individual, estreitando assim o vínculo cliente-empresa desde o primeiro contato até o pós-venda.
 

Por que utilizar a IA nas estratégias de fidelização?

Continua após a publicidade

A resposta está na maior eficiência dessa tecnologia, pois é a única capaz de trabalhar com um grande volume de dados, seja automatizando uma série de tarefas, facilitando a operação dos processos internos ou até mesmo auxiliando na tomada de decisões e implementação de estratégias com maior índice de aceitabilidade e adaptabilidade às tendências de mercado.
 

Quando utilizamos soluções de IA para fidelizar clientes ampliamos cada vez mais o público atendido. Isso faz com que a empresa tenha uma previsibilidade maior de faturamento.
 

A inteligência artificial tem sido muito empregada no atendimento ao público, onde os consumidores encontram disponibilidade 24 horas por dia. O que aumenta a eficiência do suporte e reduz o tempo de espera.
 

A IA também ajuda a identificar oportunidades. Isso acontece pela análise de dados, que identifica padrões de comportamento e prevê comportamentos futuros, tornando possível antecipar ações para atender com prontidão as necessidades dos consumidores.
 

Continua após a publicidade

Quais são as melhores dicas para utilizar IA na fidelização de clientes?

Listei as três principais ideias que as empresas têm colocado em prática:
 

Coleta de dados

Um sistema baseado em IA é capaz de analisar dados valiosos e fazer a coleta, o armazenamento e tratamento deles, proporcionando um material rico e útil para trabalhar as melhores estratégias para a empresa.
 

Chatbot

É importante ressaltar que o chatbot é diferente do chat de atendimento. No segundo caso, temos um espaço em que o cliente navega por informações até encontrar o que busca, ou pode conversar com um atendente humano.
 

No chatbot, o atendimento se dá por meio da IA, que interage com o cliente de forma humanizada, compreendendo textos e mensagens de voz, identificando as necessidades do cliente, além de buscar a resposta mais adequada e trazer o melhor retorno e/ou solução para o consumidor, utilizando de uma linguagem natural.
 

Recomendação de soluções

Como citado anteriormente, um dos maiores benefícios do uso da inteligência artificial é a análise de big data. Se a empresa possui registro do histórico dos clientes, a ferramenta tornará possível a recomendação de soluções que se adequam as preferências de cada cliente.
 

Semelhante à abordagem adotada em serviços de streaming, essa tecnologia aprimora a experiência do cliente, aumentando sua satisfação e fidelidade ao se sentir compreendido e valorizado. A IA permite um atendimento personalizado e de maior valor agregado, contribuindo para que o cliente se sinta valorizado e retorne ao utilizar os serviços oferecidos pela empresa.
 

Acredito que recursos de processamento de linguagem natural (PLN) seja a principal inteligência artificial para fidelizar clientes, pois permite uma forma mais natural ao consumidor, compreendendo suas necessidades e entregando soluções apropriadas.
 

Outra estratégia interessante é a implementação de recursos machine learning, que permitem que o sistema se aprimore de maneira contínua, na intenção de realizar análises e previsões cada vez mais precisas e amplas.
 

Vale contar com o suporte de empresas que oferecem soluções de IA e a digitalização de seu negócio. Dessa forma, ficará ainda mais fácil identificar demandas e personalizar ferramentas de acordo com as necessidades da empresa e as características do público que será atendido.
 

O mais importante é saber que é possível fidelizar clientes com IA e que essa tecnologia não está fora de alcance. A ferramenta já é realidade em muitos negócios, que estão colhendo os benefícios ao adotar uma cultura de inovação, capaz de diferenciá-los em um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e hiperconectado.


 

(*) Everaldo Biselli é diretor de vendas da Scala, empresa do Grupo Stefanini com foco na implantação de abordagens tecnológicas que exigem alto grau de especialização em negócios, como Analytics, Inteligência Artificial, Hiperautomação,

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
25°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 27°

25° Sensação
6.69km/h Vento
38% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h43 Nascer do sol
05h43 Pôr do sol
Sex 28° 16°
Sáb 28° 15°
Dom 28° 15°
Seg 29° 15°
Ter 29° 15°
Atualizado às 15h07
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,37 -0,82%
Euro
R$ 5,76 -1,48%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,88%
Bitcoin
R$ 378,896,19 -2,31%
Ibovespa
119,567,53 pts -0.31%
Publicidade
Publicidade