Sem categoria
CAE aprova isenção de PIS/Pasep e Cofins para farelo e óleo de milho
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (9) a isenção de tributos para a venda de farelo e óleo de milho, benefício já concedido à soja. Os senadores acolheram o substitutivo (texto alternativo) da Câmara dos Deputados ao projeto de lei (PL) 1.548/2022 , que recebeu relatório favorável da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e segue para o Plenário em regime de urgência.
A matéria altera a Lei 12.865, de 2013 . A norma suspendeu a incidência da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre as receitas da venda de soja.
O PL 1.548/2022 é um texto alternativo proposto pelos deputados ao projeto de lei do Senado (PLS) 117/2018 , apresentado originalmente pelo então senador Cidinho Santos (MT). O texto estendeu o mesmo benefício ao farelo e ao óleo de milho.
O projeto original também concedia isenção ao grão de milho. Mas a medida foi retirada do texto. A Câmara dos Deputados incluiu no texto a renúncia fiscal de PIS/Pasep e Cofins na venda de borras e desperdícios de cervejarias e destilarias.
Para a senadora Tereza Cristina, “a perda tributária deve ser compensada pelos ganhos econômicos e geração de emprego e renda”.
— Não haveria qualquer justificativa plausível para que se diferenciassem os complexos soja e milho, que contribuem efetivamente de forma equivalente tanto no incremento do emprego de mão de obra direta ou indireta quanto na produção de alimentos para o consumo humano e de insumos para outras cadeias do agronegócio, como farelos de soja e de milho para o consumo animal — avaliou a relatora.
Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o setor de etanol de milho, responsável pela produção do farelo e do óleo, cresceu 804% nos últimos cinco anos. A Consultoria de Orçamentos do Senado (Conorf) estima que, em 2024, a arrecadação tributária proveniente da produção do biocombustível aumentará em R$ 360 milhões, enquanto a isenção tributária proposta geraria renúncia de R$ 43 milhões.
MEI4 dias agoGoverno lança Desenrola MEI com desconto de até 70% em dívidas
Receita Federal4 dias agoReceita alerta: 500 mil pessoas podem ficar sem restituição por causa da chave Pix
INSS3 dias agoPrêmio ou salário? Receita explica quando há isenção de contribuição ao INSS
Contabilidade5 dias agoInforme Técnico atualiza classificação fiscal da NF-e e estabelece novas regras
Fique Sabendo3 dias agoO que muda na renovação da CNH para quem tem mais de 50 anos em 2026
Fique Sabendo5 dias agoReceita Federal cria monitoramento contínuo para empresas com benefícios fiscais
INSS5 dias agoAberto prazo para parcelamento histórico de dívidas previdenciárias
Contabilidade5 dias agoBrasil unifica emissão de notas de serviço e transforma a rotina contábil
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.