Advogado, conheça 5 tendencias para 2022

De acordo com uma matéria veiculada em 2019 no site StartSe, até 2032 teremos mais de 2 milhões de advogados no Brasil. O que equivale a 15 estádios do Maracanã lotados.

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a cifra saltou de 1 milhão em 2016 para os atuais 1.237.932 milhões. Sendo que o número de advogadas superou o número de advogados. Na última atualização, o número de advogadas era de 610.369 e de advogados 610.207. Essa é a primeira vez na história que as mulheres representam a maioria dos profissionais da advocacia brasileira.

Diante desse cenário de mudanças, com o aumento de profissionais, surgimento de novos escritórios, isso proporciona um aumento significativo de possíveis concorrentes. 

Chegou a hora de repensar sua atuação e começar a se preparar para o futuro. Focando em se adequar às novas tendências, como também às mudanças de hábitos de consumo. 

O público mudou, suas exigências mudaram, as demandas jurídicas das pessoas físicas e jurídicas também mudaram. 

Não dá para continuar oferecendo mais do mesmo, pois as consequências são certas. Ou você vai entrar na briga de preço, ou vai ter que se reposicionar e encontrar um ponto de diferenciação diante da multidão, para conseguir atrair o seu público e sobreviver a esse oceano vermelho 100% competitivo.

O paradoxo da reinvenção no mercado jurídico

Todo mundo quer mudança, mas ninguém quer mudar. Os escritórios do passado, não serão os escritórios do presente. Assim como os profissionais do Direito do passado, não serão os profissionais do presente se não olharem para dentro e para as tendências e demandas do mercado. As mudanças são hoje e não no futuro.

O valor de um escritório ou de um profissional advogado, não está relacionado ao resultado futuro que ele é capaz de garantir aos seus clientes. Mas sim as atitudes presentes, que ele deve absorver para se posicionar e gerar valor.

Ego, Imponência, Ostentação, com escritórios em grande centros com mesas de mármores enormes, com salas isoladas para o grande feudo, usando ternos de grande grifes. Já faz parte do passado. 

Os clientes do presente, realizaram mudanças em suas percepções nas formas de contratação dos serviços jurídicos. Não existem mais fronteiras, o correspondente não é mais um atributo, o networking não é a única fonte de prospecção. O que vale hoje é encontrar um posicionamento que torna você único, destacando seus principais atributos. Não pode ser só a qualidade. Não dá mais para ofertar todos os serviços, ser bom em tudo. Você vai precisar se adaptar às exigências do mercado e entregar um serviço com uma experiência marcante.

A recomendação, portanto, é observar e seguir as demandas da nova economia e o perfil das empresas/clientes. São novas maneiras de trabalhar, novos formatos e processos, assim como a relação entre cliente e escritório.

Como diria Lewis Caroll em um trecho de Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.” Se planejar para essas mudanças, fazendo as adequações corretas e construir uma marca forte alinhada com os seus principais atributos, de forma que gere valor percebido para o seu público-alvo nos principais pontos de contato, vai ajudá-lo a se destacar.

Advocacia Digital e trabalho remoto

Realizar um trabalho sem a necessidade de estar presente. Isso se tornou via de regra para muitos depois que a pandemia de COVID-19 assolou o mundo. Portanto, deve se manter como uma tendência daqui para frente.

Cada vez mais profissionais de diversas áreas desempenham seu papel remotamente. Isso não será diferente no ramo do Direito. Inclusive proporcionando ferramentas que tanto o advogado quanto o cliente possam usar para ficar a par dos processos e trabalhos exercidos. O que pode gerar muita agilidade e redução de custos para ambos os lados.

Segurança de dados, cibercrimes

A maneira com que as pessoas usam as redes mudou, especialmente porque agora temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Podemos dizer então que uma das áreas que deve mais crescer no ramo jurídico e da advocacia é a segurança de dados e a dos cibercrimes. Que pode ser chamada também de Direito Digital. 

Podemos inclusive ver, em um futuro próximo, mais projetos de leis focados no assunto, levando em conta que essa é uma preocupação crescente (e um tanto sem controle ainda) no meio jurídico.

Soluções criativas e customizadas

Basicamente, o Legal Design é uma outra tendência para advogados em 2022. Esta é uma forma de atuação baseada no Design Thinking. Ou seja, um método focado no cliente, que tem como foco oferecer soluções personalizadas e criativas.

São práticas que vão além do comum na hora de elaborar e formular processos. Permite uma relação mais próxima com os clientes – de uma forma até mais interativa e transparente, para que ele possa ter informação clara sobre o andamento do processo e facilitar a tomada de decisões.

Tornar os serviços jurídicos mais humanos e eficientes é o caminho. Por esse motivo, será essencial utilizar métodos que acompanham essas exigências do mercado. O Legal Design, tem como objetivo colocar o homem no centro de tudo e inseri-lo ao universo do direito, de forma que os problemas possam ser solucionados com criatividade e muita inovação. Uma mudança de mindset e a união de novos softskills, podem quebrar muitos paradigmas na área jurídica. Usar a colaboração e a empatia, poderá ser o futuro para esse mercado jurídico.

Especialização em Criptomoedas

De acordo com uma pesquisa da Hashdex, a partir de dados da B3 e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o aumento de investidores em criptomoedas em 2021 foi de 938%. Ou seja, uma explosão de novos clientes para o setor.

A especialização em criptomoedas, como o Bitcoin e outras centenas de moedas digitais, pode ser um caminho interessante a seguir nos próximos anos. Especialmente porque os investidores precisam ter conhecimento sobre o assunto, proteger seus investimentos, e se livrarem de riscos de fraudes. Além de também ter a capacidade de analisar contratos e participar de negociações que envolvam ativos digitais.

*Artigo escrito por Helio Moreira, CEO da NEWGROWING. A NewGrowing Eleva conversas e cria experiências de marca enriquecedoras para pequenos e médios negócios que desejam alcançar o sucesso.

Wanessa

Notícias recentes

CNU 2025 deve ter 3 mil vagas, edital será divulgado em breve!

As inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 devem começar em junho deste ano…

23 de abril de 2025

Recuperação Judicial da Voepass: Especialista orienta passageiros sobre seus direitos

A paralisação das operações da Voepass impacta diferentes perfis de consumidores, exigindo estratégias específicas. Quem…

23 de abril de 2025

Pé-de-Meia: pagamentos de abril começam nesta quarta-feira (23)

O Pé-de-Meia começa a realizar os pagamentos nesta quarta-feira (23/04) para milhões de estudantes inscritos…

23 de abril de 2025

Enamed: Conheça a prova obrigatória para estudantes de medicina

O Enamed é um exame obrigatório para os estudantes do último ano do curso de…

23 de abril de 2025

BPO Financeiro: O Que É, Como Utilizar e Os Benefícios Para Sua Empresa

O BPO Financeiro permite a terceirização eficiente da gestão financeira, com redução de custos e…

23 de abril de 2025

Fim da Espera? Governo Lança Programa Inédito para Desafogar Filas do INSS e Perícias

Governo federal lança programa de 12 meses para acelerar análise de benefícios do INSS e…

23 de abril de 2025

Encceja 2025: inscrições já começaram e vão até o dia 2 de maio

Confira todos os detalhes sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e…

23 de abril de 2025

Investimentos em criptoativos precisam ser declarados no Imposto de Renda: veja como fazer

Deve declarar quem possui cripto com valor de aquisição igual ou superior a R$ 5…

23 de abril de 2025

Rich Miner lança solução de mineração em nuvem conveniente para entusiastas de criptomoedas

A Rich Miner fornece soluções de serviços de mineração em nuvem seguras e de alto…

23 de abril de 2025

Harvard aponta o grande problema de trabalhar sozinho – e não é falta de dinheiro

Trabalhar sozinho pode parecer tentador para ter mais foco e tranquilidade, mas a realidade pode…

23 de abril de 2025

Papa criou novo “modelo econômico” e poucos sabem; 20 países apoiam

"Se o Papa é um posto tão influente, por que ele não muda os rumos…

23 de abril de 2025

O melhor investimento de todos? Veja o ativo que só valoriza há muito tempo

fazer um investimento te assusta ainda? Especialistas indicam uma possibilidade como sento a mais confiável…

23 de abril de 2025

Este site utiliza cookies