News Yahoo
Aposentados e pensionistas devem realizar a prova de vida no Piauí
A prova de vida pode ser realizada pelo aplicativo Meu RPPS. Basta baixar o aplicativo em seu celular ou tablet, visitar a base do estado do Piauí, seguir as orientações do aplicativo e realizar a prova de vida, enviando foto de um documento oficial e fazendo uma selfie.
O sistema realiza a identificação por meio da biometria facial e confere os dados com a base cadastral da Fundação Piauí Previdência (PiauiPrev).
A realização da prova de vida é uma necessidade obrigatória, legal, e deve ser realizada anualmente.
Um total de 44.112 segurados terão que executar digitalmente sua prova de vida até 2022. O calendário segue a ordem de nascimento.
Portanto, as pessoas nascidas em janeiro devem realizar a sua prova de vida em janeiro, os nascidos em fevereiro realizam a sua no mês de fevereiro e assim por diante.
A PiauiPrev irá proceder o bloqueio dos benefícios e pagamentos, daqueles que não realizaram sua prova de vida 60 dias após o fim do mês de nascimento dos segurados.
Ricardo Pontes, presidente da PiauiPrev, alerta que até agora apenas 1.434 segurados realizaram sua prova de vida, de um total de 3.951 previsto para o mês de janeiro, ou seja, pouco mais de 36%.
“O bloqueio dos pagamentos, para aqueles que não realizaram a prova de vida em janeiro, deve ocorre no mês de abril”.
Ricardo Pontes informou ainda que, em 2021, 42.811 segurados realizaram sua prova de vida, representando 97,33% do total. E 1.157 segurados tiveram seus benefícios bloqueados.
Com isso, o fundo de previdência economiza R$ 4 milhões por mês.
Simples Nacional4 dias agoReforma Tributária cria novo desafio para empresas do Simples Nacional
Contabilidade3 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Imposto de Renda3 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
Contabilidade3 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
INSS3 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
CLT4 dias agoA partir de terça, trabalhador pode usar o FGTS para quitar dívida no Desenrola 2.0
Contabilidade3 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Imposto de Renda3 dias agoFim da Dirf e transição para o eSocial geram falhas no Imposto de Renda

































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.