Chamadas
Aposentados e pensionistas vão receber o 14º salário do INSS este ano?

Com o fim dos pagamentos da antecipação do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), surge outro debate, sobre a renda dos segurados do instituto no final do ano, que, com a liberação e o apoio a economia e aos aposentados, pode refletir também, em um final de renda mais magro.
Nesse cenário surge o Projeto de Lei que está em avaliação pelo Senado Federal que institui o pagamento de um 14º salário emergencial aos aposentados e pensionistas do INSS. A medida é a mesma que está em debate desde o ano passado, de autoria do senado Paulo Paim (PT-RS) que ganhou forte apelo dos segurados, mas que devido à inércia de parlamentares não foi aprovada no ano passado.

Entenda o Projeto de Lei
O Projeto de Lei, institui na prática, uma espécie de benefício emergencial como um 14º salário aos segurados do INSS que recebem auxílio-doença, aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte.
No entanto, ainda não há previsão para que a medida possa ser apreciada no plenário.
14º salário pode ser liberado este ano?
O Governo Federal até o momento não levantou nenhuma informação sobre uma medida como está. Conforme declaração em outro momento por parte do Ministério da Economia, a liberação de uma medida como está poderia comprometer o Orçamento, tendo em vista que a título de comparação o 13º salário custou cerca de R$ 52 bilhões, logo um benefício como este teria valores próximos dos R$ 50 bi.
Além disso, sem o apoio de parlamentares que permanecem inertes quanto a medida, o 14º salário esperado pelos aposentados e pensionistas pode mais uma vez não acontecer.
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade2 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade3 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Reforma Tributária2 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.