Economia
Às vésperas de início da taxa, CACB alerta para efeito nas micro e pequenas empresas

Às vésperas de início do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, com previsão para vigorar em 1º de agosto, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) alerta para o impacto da medida nas micro e pequenas empresas exportadoras.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços mostram que 3,6 mil empreendimentos de micro e pequeno porte exportam para os Estados Unidos. O valor exportado por essas empresas soma 526 milhões de dólares.
“Se permanecer a tarifa de 50%, muitas micro e pequenas empresas que só têm como produto a exportação para os Estados Unidos vão desaparecer, porque não se consegue gerar mercado da noite para o dia”, destaca o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto.
Cotait lembra que essas empresas representam apenas 1,2% do volume total exportado pelo Brasil aos Estados Unidos, mas cumprem um papel essencial na geração de empregos e no desenvolvimento local. “O problema dos pequenos é muito mais a subsistência e a empregabilidade”, afirma.
Para o presidente da CACB, é necessário buscar canais de diálogos e incluir as reivindicações das micro e pequenas empresas na discussão. “O diálogo é o primeiro método para tentar encontrar um caminho e uma solução para esse problema”, adverte. Ele também citou o risco de desemprego. “As pequenas empresas respondem por mais de 65% da empregabilidade no país. Se esse tarifaço for permanente, muitas não vão mais conseguir subsistir”.
Fique Sabendo4 dias agoGoverno lança novas regras para o crédito do trabalhador com garantia do FGTS
Finanças Pessoais5 dias agoComo saber se o consórcio cabe no orçamento sem comprometer as finanças?
Investimentos5 dias agoPRIO3: veja o potencial de dividendos e o que analisar antes de investir na ação
Fique Sabendo4 dias agoAlerta para fraudes em consultorias tributárias e reforço nos limites da compensação de impostos
Fique Sabendo5 dias agoCNH aos 16 e fim de radares ocultos: veja as propostas para novo Código de Trânsito
MEI5 dias agoPronampe: como as empresas podem acessar a linha de crédito federal
Contabilidade4 dias agoMicroempresas assumem a liderança no ranking de conformidade do Fisco
Contabilidade4 dias agoProfissionais contábeis são convocados a moldar novo modelo nacional de controle interno


























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.