Chamadas
Bolsonaro assina MP que muda regras do trabalho remoto
O trabalho remoto passou a fazer parte da vida do brasileiro em 2020, quando o país foi atingido pela pandemia do novo coronavírus, e as pessoas se viram obrigadas a ficar em casa. Com isso, as empresas optaram pelo home office, assim seus funcionários não estariam trabalhando presencialmente mas continuariam exercendo suas atividades de forma virtual. Devido esse advento, o governo decidiu mudar as regras do teletrabalho.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou nesta sexta-feira (25) a segunda parte de medidas ligadas ao Programa Renda e Oportunidade. A Medida Provisória da modernização do trabalho remoto e auxílio-alimentação.
A medida traz inovações no trabalho remoto permitindo a adoção do modelo híbrido (que alterna home office e trabalho presencial) e a contratação com controle de jornada ou por produção, segundo informou o Ministério do Trabalho e Previdência.
Veja as mudanças
No que diz respeito a jornada de trabalho home office: haverá controle de horários pelo empregador, o que viabiliza pagamento de benefícios como horas extras ou adicional noturno;
Também o trabalho remoto poderá ser feito por produção, neste caso, não haverá definição de horários, o que dará liberdade para o trabalhador exercer as tarefas quando desejar;
No que diz respeito ao trabalho híbrido: quando houver a divisão entre presencial e remoto, terá regras mais claras para o trabalhador;
Para o trabalhador em home office que morar fora da cidade onde fica a empresa que o contratou, é possível haver acordos individuais;
Quando o trabalhador remoto ter a necessidade de ir presencialmente à empresa para realizar tarefas específicas, siga regido pelas regras do teletrabalho;
Que as pessoas com deficiência ou com filhos até quatro anos na seleção de empregados para o trabalho remoto tenha prioridade;
Prevê que aprendizes e estagiários possam cumprir a jornada à distância.
Estado de calamidade
O presidente também assinou nesta sexta-feira, outra Medida Provisória para proteger os trabalhadores e familiares em casos em que for decretado estado de calamidade pública (casos de desastres naturais).
Neste caso, será facilitado ao trabalhador começar o trabalho home office de forma mais rápida, ter a antecipação de férias e de feriados, e o saque adiantado de benefícios.
O Planalto também lançou o programa Caminho Digital, que pretende oferecer 40 cursos gratuitos de capacitação e teste de carreira para trabalhadores.
Estas medidas fazem parte do programa Renda e Oportunidade, que segundo o governo, vai aumentar a oferta de empregos e também estimular a economia.
Medidas Provisórias têm força de lei e, assim que publicadas no Diário Oficial da União (DOU), passam a valer. Porém, precisam de aprovação do Congresso em até 120 dias para não perderem a validade.
Contabilidade4 dias agoReceita reduz pela metade prazo para empresas confirmarem notas fiscais
Imposto de Renda5 dias agoReceita notifica quase 1 milhão de contribuintes por dívidas no IR
Contabilidade5 dias agoGabarito preliminar do Exame de Suficiência 1/2026 é divulgado
Fique Sabendo4 dias agoCNJ reduz prazo de bloqueio judicial para 2 horas e fecha brecha usada por devedores
MEI5 dias agoAlerta! Golpes contra MEIs disparam neste período do Imposto de Renda
Saúde5 dias agoNova regra entra em vigor hoje e muda a gestão da saúde mental nas empresas
Fique Sabendo5 dias agoDesenrola 2.0 permite uso do FGTS para quitar dívidas. Veja como funciona
Fique Sabendo3 dias agoGoverno libera saldo residual do FGTS para 10,5 milhões de trabalhadores































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.