Chamadas
Câmara rejeita PL que cobraria Imposto de Importação em plataformas digitais do exterior
A Câmara dos Deputados retirou da pauta o Projeto de Lei 718/22, do deputado federal Alexandre Frota, que impõe a cobrança do Imposto de Importação em todas as operações financeiras em plataformas digitais. A intenção do PL é que todas as compras sejam taxadas igualmente no momento da compra, e não apenas quando os produtos chegam na alfândega do Brasil. Para o advogado tributarista Marcio Miranda Maia, o problema do texto está na palavra ‘igualmente’, pois a alíquota seria a mesma para todos os produtos. “Isso ocorreria independentemente do valor do bem, com a taxação diretamente na fonte de qualquer importação realizada por pessoa física, o que é altamente questionável”, diz.
O texto do PL mantém, no entanto, a possibilidade de benefícios tributários ou isenções para a aquisição, em plataformas digitais, de produtos médico-hospitalares e farmacêuticos. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
Os empresários brasileiros alegam haver uma concorrência desleal com os marketplaces do exterior, que não pagam o mesmo percentual de imposto cobrado das plataformas nacionais.
Reforma Tributária4 dias agoConheça as opções de tributação que a Reforma trouxe para as empresas do Simples Nacional
Contabilidade4 dias agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
Contabilidade4 dias agoComo a inteligência artificial está redefinindo a profissão contábil
Contabilidade4 dias agoO que configura crime fiscal e como manter a regularidade na sua empresa
INSS5 dias agoBolso cheio: INSS divulga as datas de pagamento do mês de julho
Simples Nacional4 dias agoComo abrir seu CNPJ em 2026 sem erro ou dor de cabeça
Contabilidade3 dias agoECF: publicado o manual do leiaute 12 com novas tabelas dinâmicas
Fique Sabendo4 dias agoSenado aprova pagamento de pensão alimentícia via Pix































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.